Após assistir alguns jogos desta copa e de lembrar de outros momentos de copas anteriores, cheguei a uma conclusão: A Copa do Mundo não é uma competição onde a melhor equipe chega ao título. Deixando claro que não sou nenhuma autoridade no tema e que minha opinião é baseada apenas em observações de resultados, sou obrigado a admitir que poucas vezes a melhor equipe faturou o caneco.
Sou suspeito para falar das copas de 1930, 1934 e 1938 pois realmente as informações que tenho daquelas copas são de um documentário feito pela Philco-Hitachi que incluiu o programa em um fita VHS promocional em seus videocassetes.

Na copa de 1930 faturou o Uruguai que era campeão olímpico (possivelmente a melhor seleção da época, apesar da melhor campanha da Argentina). Em 1934 deu Itália. Mas era uma época em que política e futebol se misturavam muito. A Inglaterra se achava muito superior e por isto mesmo não disputava o mundial. Já o Uruguai – campeão da edição anterior – não participou em retaliação aos times europeus que não participaram da edição anterior. A Tchecoslováquia e Hungria tinham times fortes, mas o regime fascista ao que parece tomou as precauções para que sua seleção fosse campeã. E em 1938 deu Itália novamente. Novamente a Hungria que tinha o melhor futebol perdeu o jogo final.
Em 1950 rege a lenda que o Brasil tinha um time sensacional. Fez partidas memoráveis contra grandes equipes da época (Espanha, Iugoslávia e Suécia). Massacrou todos os adversários. E precisava apenas de um empate diante do Uruguai para sagrar-se campeão. Perdeu (de virada). Em 1954, a Hungria era considerada uma máquina. Mas foi derrotada pela Alemanha Ocidental na final. Em 1958, talvez o melhor tenha vencido. Dizem que o Brasil foi excepcional e ganhou merecidamente o título. E na minha opinião esta foi a primeira copa que o melhor venceu.
Em 1962 tudo é bastante nebuloso para mim. Ganhou o Brasil novamente. Dizem que Tchecoslováquia e União Soviética tinham grandes seleções na época. Em 1966 ganhou a Inglaterra. Uma copa manipulada e feita sobre medida para que os inventores do futebol fossem os campeões. Até mesmo um gol irregular na final (contra a Alemanha Ocidental) existiu.
Em 1970 deu Brasil. Merecidamente. Indiscutivelmente a única copa do mundo em que COM CERTEZA ganhou a melhor seleção (e perdoem meu pachequismo). Em 1974 a Holanda tinha o famoso carrossel. Um time sensacional. Deu Alemanha Ocidental. Em 1978 a Holanda novamente mostrava-se como uma seleção sensacional. Deu Argentina (graças a uma nebulosa goleada sobre o Peru, resultado que desclassificou o Brasil).
Em 1982, quem viu sabe do que estou falando. Foi a primeira copa que eu acompanhei. O Brasil tinha um timaço. Uma equipe genial. E a Itália faturou o caneco. Em 1986, a Alemanha tinha uma seleção fortíssima. A Argentina, uma seleção vibrante. Deu Argentina. Talvez merecidamente. Em 1990, finalmente a Alemanha ganhou o título. A Itália tinha o melhor time. Mas caiu na semi-final contra a Argentina nos pênaltis.
Em 1994, deu Brasil. Mas com um futebol tosco. Retrancado e contra uma Itália que foi somente a terceira de seu grupo (classificou-se no saldo de gols). Bons times como Holanda, Bulgária (surpreendente) e Romênia caíram ao longo da competição. O fato é que naquele ano não existia um time claramente favorito. Em 1998, deu França. Ganhou com méritos mas a Holanda também tinha um grande time (foi eliminada nos pênaltis pelo Brasil na semifinal em um dos melhores jogos que já vi). E em 2002 o Brasil ganhou. Jogou bem e venceu de modo convincente a Alemanha na final. De novo, não existiu um time claramente melhor do que os outros.
Em 2006 deu Itália. Alemanha e Portugal foram bons times. Em termos de resultados, a Alemanha estava melhor que a Itália. Mas caiu na semifinal. Assim, temos 18 copas (até 2006). Destas, apenas em duas (1958 e 1970) a melhor seleção levou o caneco.
Como eu disse em um texto anterior, torço pela Jabulani (a bola) que está dando um baile nos jogadores. Mas eu gostaria de ver uma seleção como a da Holanda campeã neste ano. Jogou bem e bonito. Merece o caneco. Em uma competição onde o melhor não ganha, talvez não dê Alemanha. Então que ganhe a do futebol mais bonito.