Entramos nas quartas-de-final nesta copa do mundo e definitivamente não é uma copa onde surgiu uma seleção claramente favorita. Mas vamos com calma…
A Fase de Grupos
Após a fase de grupos, somente Holanda e Argentina confirmaram seu favoritismo ganhando as três partidas. França e Itália deram vexame. As duas eliminadas ainda na primeira fase. A Itália ainda mostrou algum futebol na tentativa de buscar o jogo. A França, nem isso.
Considerando aqueles que foram inicialmente considerados favoritos, restaram Brasil, Inglaterra, Argentina, Holanda, Espanha e Alemanha. Portugal, passou, mas em minha opinião, não entra como favorito. Uruguai, Chile, Paraguai e Estados Unidos surpreenderam com um futebol muito bonito. Japão, México, Eslováquia, Gana e Coréia do Sul vieram como coadjuvantes.
Oitavas-de-Final
As oitavas-de-final mostraram que alguns times estão prontos para disputar o caneco: Holanda, Argentina e Alemanha mostraram um futebol muito competente. No caso da Alemanha, aliás, finalmente eles foram à forra pela derrota de 1966. Na ocasião, a Inglaterra (anfitriã da copa) teve um gol ilegítimo validado. Desta vez, o gol legítimo foi invalidado. Bobeira do árbitro… que não viu (!!!) a bola entrar no gol.
O Brasil mostrou contra o Chile um futebol sem sal e sem açúcar. Apenas o suficiente para vencer o jogo, mesmo assim, em jogadas de bola parada. Foi uma pena ver os EUA eliminados para Gana. Mereciam ir um pouco mais adiante. Uruguai provavelmente chegará as semifinais, favorecida pelo chaveamento. O Paraguai ganhou nos pênaltis. E pelo que eu vi até agora, acho que no final de tudo isso, vencerá a Holanda.
A razão para mim, é simples… eles têm um futebol prático, um time bem organizado que sabe defender e atacar. É ofensivo e criativo. A Alemanha está tropeçando nos pés e não inspira segurança (mas sempre é a Alemanha). A Argentina, pelo contrário, mostra um entusiasmo contagiante, e por isso mesmo, preocupa. Podem não ter o melhor time, mas quem sabe, se usarem o entusiasmo e o espírito de equipe, podem chegar às finais.
A Espanha mostra-se insegura, mas vai caminhando. Não sou bom em palpites, mas acho que pode morrer na praia de novo. Mas seria legal vê-la campeã. Seria bom alguém diferente ganhar para variar. E esse tal de Tiki-Taka… as vezes é chato, mas pode funcionar.
E o Brasil?
Bom… não acho que tenha futebol para bater a Holanda. Se passar pelo time laranja, acredito que chega na final pois faz chaveamento com o Uruguai. E se chegar na final, que pelo menos seja com a Argentina. Assim teríamos pelo menos o motivo de vencer os Hermanos para assistir ao jogo.
Ok… moro no Brasil, nasci no Brasil… Eu deveria torcer para o Brasil, não é mesmo? Pois bem, que vença a Holanda!