Menu fechado

State of The Union, edição 2024

Após um breve recesso, um novo ano se inicia e para o UBQ isso significa o retorno aos trabalhos por aqui. E como já é uma tradição, a abertura dos trabalhos se inicia justamente com nossa prestação de contas e nossa carta de intenções para o novo ano. É o nosso State of The Union, inspirado nos grandes discursos oficiais de estado.

O ano de 2024 representa o décimo quinto ano de atividade do UBQ. E ao mesmo tempo que se trata de um ano de comemorações, é um ano que nos obriga a refletir e repensar nosso futuro. Nascemos, crescemos; e com o crescimento vieram novos planos, projetos e novos colaboradores, erramos, acertamos e no processo geral, aprendemos.

Entre as mudanças e novidades, algumas não eram esperadas. Pela tradição, caberia ao editor executivo a criação e publicação deste editorial. Mas paralamente às nossas contribuições aqui no UBQ, temos nossas vidas e as responsabilidades que vêm com elas. Então, quando as responsabilidades de nossas vidas nos impõem barreiras e obstáculos nem sempre transponíveis, resta ao UBQ manter-se nas mãos de seu idealizador. E ao que parece assim será pelo ano de 2024.

Mas apesar do UBQ neste momento permanecer vivo tão somente pelo seu “exército de um homem só”. Isso não significa que não teremos colaborações e conteúdos oferecidos por algumas pessoas que generosamente emprestam parte de seu talento ao UBQ. Assim, para 2024, apresentamos nosso planejamento:

Os textos e a identidade visual

Em termos de imagem, o UBQ permanecerá praticamente o mesmo. Ocorrerão pequenas alterações estéticas nas vitrines dos textos e nas publicações em nossas redes sociais, e talvez a inclusão de alguma referência aos 15 anos do site. Já no conteúdo, os pilares de “Informação”, “Opinião” e “Entretenimento” estão mantidos.

Pretendemos garantir a periodicidade que finalmente alcançamos em 2023. Toda semana publicamos algo novo. Isso será mantido para 2024, com a garantia de que teremos um conteúdo novo em texto toda semana por aqui. Também daremos continuidade ao resgate dos texto de nosso site antigo. Traremos as crônicas e as resenhas opinativas mais importantes, republicando e claro, dando a devida publicidade à isso em nossas redes sociais.

O canal de vídeos no YouTube e no Twitch

Em algum momento houve uma confusão quanto aos objetivos de nossos canais de vídeos. Que não haja engano: eles funcionam como meios de divulgação do trabalho do UBQ. Poderão ser publicadas por ali as lives que poderão dar origem a algumas edições do podcast, ou conteúdos que podem ser melhor aproveitados naquele formato. Lives com gameplays também poderão aparecer por ali, mas é bom deixar claro que o vídeo não será o foco principal de nossa produção de conteúdo.

O podcast Um Papo Qualquer

Em 2023 tivemos uma experiência bastante gratificante com a produção de lives em formato de videocast. A ideia era transformar aqueles encontros semanais em edições do nosso podcast. Mantivemos uma produção constante e tivemos mais de 25 edições neste formato. Conquistamos novos ouvintes e criamos uma nova linguagem diferenciada. Com uma linguagem leve e divertida, tratamos de temas variados, o que vai de encontro com nossa premissa de ser “um papo qualquer”. Não um “qualquer” vulgar, mas sim, expressando nosso desejo de tratar de assuntos variados, alguns mais sérios, outros mais divertidos, mas sempre criando em nós e em nossos ouvintes o desejo de reflexão sobre uma ideia ou tema.

Funcionou? Claro que sim! E ficamos felizes com os resultados e nos planos para 2024 a ideia era manter o formato para este ano. Mas, como dissemos lá no início, esbarramos na questão da disponibilidade de tempo e recursos. Então, repensamos e resgatamos nossa essência. O podcast em áudio será o principal produto e eventualmente teremos algumas lives e alguns convidados.

Inclusive existe um projeto que pretendemos incluir… trata-se do projeto “Nossa terra… Brasis!”. Nesse projeto teremos a companhia de Michel Vieira que participará das lives. A ideia é trazer pessoas de regiões do Brasil para falar justamente destas regiões… seus maneirismos, costumes, cultura, trazer um pouco de cada Brasil que temos por aí, quer forma o nosso país. E por conta desta diversidade tão grande, acaba sendo não somente um Brasil, mas vários “Brasis” dentro de um único Brasil.

Também estão nos planos trazer outros convidados pontuais. E temos também o objetivo de trazer o podcast novamente para uma hospedagem paga, o que nos dará uma maior liberdade editorial e autoral.

O resumo

Além deste nosso tradicional discurso de abertura, fizemos também um podcast onde com mais tempo e espaço explicamos melhor as iniciativas que apresentamos de forma resumida por aqui. Esta edição do podcast resgata nosso processo de produção tradicional e assim esperamos manter nosso conteúdo.

Apesar do longo tempo de estrada, o UBQ busca mais uma vez pela sua reinvenção e por pessoas que queiram contribuir ou oferecer seu talento como um colaborador ativo. Seja para produção de textos, vídeo e também no podcast, por que não? O ano começa e o UBQ recomeça sua busca pela qualidade que sempre prezou. Neste momento, temos a missão de garantir que o UBQ continue a trazer informação, opinião e entretenimento. Que ele funcione como um espaço onde você encontre muita coisa bacana para o seu dia-a-dia.

Torcemos para um 2024 com muitas alegrias e contaremos muito com seu apoio e companhia.

Publicado em:Editorial

Conheça também...