Sem dúvidas é o maior evento gamer da América Latina. Mas o seu início foi bastante tímido. Em 2009, uma exposição em uma quadra esportiva que durava um único dia foi o pontapé inicial para algo muito maior. Chegando em sua 15ª edição, os números cresceram, o evento cresceu e é referência mundial. Estivemos por lá e agora você confere todas as nossas impressões sobre a Brasil Game Show 2024.
A evolução da BGS
Como eu contei lá no início, a BGS surgiu timidamente em 2009. Realizada na cidade do Rio de Janeiro, foram cerca de 4 mil visitantes e o evento ainda era conhecido como Rio Game Show. Em 2010, surgiu a marca BGS e o evento registrou um crescimento exponencial, pulando para 30 mil visitantes. E em 2011 a BGS dobrou o seu público, chegando aos 60 mil visitantes. Para os anos seguintes, a promessa de que o evento seria realizado alternadamente entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Foi nesta mesma época que o evento chegou ao patamar de 100 mil visitantes. Em 2013 a BGS veio definitivamente para São Paulo, sendo sua casa o Expo Center Norte desde então.
No ano de 2015 a BGS atinigiu o patamar de 300 mil visitantes e se tornou assim o maior evento gamer da América Latina. Em sua última edição, o recorde alcançado foi de 328 mil visitantes. E é bom lembrar que o evento não foi realizado nos anos de 2020 e 2021 em razão da pandemia.
O UBQ na BGS
O evento chamou nossa atenção lá no distante ano de 2015. Foi a primeira vez que buscamos participar mais ativamente do evento na condição de veículo de imprensa. Mas na primeira tentativa de credenciamento, o UBQ não conseguiu participar. Restou o consolo de participar na condição de visitante. E como visitante, a experiência é totalmente diferente.
Nos anos seguintes, fizemos uma cobertura tímida. As negativas para participação frustravam um pouco, mas entendíamos que isto fazia parte do processo. Tudo mudou em 2023, quando pela primeira vez conseguimos nosso credenciamento. Publicamos um texto apresentando aquela edição e ficava a esperança de poder participar da festa. E não é que conseguimos? Isto foi motivo de muita alegria, que inclusive abordamos em um editorial.
Naquele primeiro ano, é necessário admitir que a cobertura foi bastante pessoal e menos profissional. Afinal de contas era o primeiro evento do UBQ! Mas ainda assim, conseguimos publicar nossas impressões sobre o evento. Além da nossa resenha em texto, uma live em nosso podcast e é claro, muitas fotos lá no Instagram do UBQ.
E agora em 2024, nós mais uma vez estivemos no evento. E vamos contar tudo o que vimos por lá.
A BGS 2024
Mais uma vez, o palco da festa foi o Expo Center Norte. Entre os dias 09 e 13 de outubro o evento abrigou cerca de 400 estandes de grandes marcas, campeonatos de e-Sports, shows musicais, palestras, debates e entrevistas com convidados nacionais e internacionais, apresentação de novos games, além de teste de jogos, curiosidades, atividades de patrocinadores e ativações exclusivas.
Os expositores
Os grandes nomes do setor estavam por lá, ou com seus estandes próprios (caso da Nintendo, Sega, Ubisoft, Warner, Samsung… entre outros) ou então em parcerias com lojas como Kabum e Pichau. Alguns games ganharam destaque nos estandes das produtoras: Blizzard, Griding Gear, CD Projekt Red, Hoyoverse, PUBG Studios, entre outras.

Fabricantes como Dell (com sua linha gamer Alienware), Redragon, JBL, AMD, Intel, NVidia, LG, Logitech, Cougar, Lexar, JBL, HP, além de outros grandes players. Chamou a atenção a ausência de estandes próprios da Microsoft e da Sony, mas mesmo assim seus consoles marcaram presença por lá. Fica um destaque para a SNK que debutou nesta edição da BGS.
Outro ponto de atenção é que algumas marcas optaram por estandes compartilhados. Talvez um reflexo da crise econômica. Alguns estandes reduziram deu tamanho em relação ao ano anterior (caso da Redragon), e parecia que havia menos expositores. Houve uma grande atenção ao mercado indie e alguns estandes pareciam deslocados por lá. Foi o caso do estande do requeijão Catupiry que era basicamente voltado para ativações com o público. Provavelmente, alguém do setor de marketing achou que seria uma boa ideia marcar presença ali.

Os jogos
Ok… não tivemos grandes anúncios de novos jogos. Na verdade, é raro o Brasil servir de palco para grandes lançamentos. Talvez o Mario Party Jamboree seja uma honrosa exceção. Mas ainda assim, pudemos ver os jogos mais badalados… Duna Awakening, EA FC25, PUBG, Path of Exile, Mario Kart 8, Zelda, Super Mario Brothers Wonder, Fatal Fury, Cyberpunk 2077, Sonic Shadow Generations, Metaphor e até mesmo o Gunbound… sim Gunbound!

Agora uma tendência bastante interessante que observei é o aumento do interesse, não só dos desenvolvedores, mas também do público pelos jogos mobile. Os consoles e mesmo o PC gamer ainda têm seus lugares no coração dos jogadores, mas cada vez, os smartphones conquistam um lugar no coração peludo até dos jogadores mais raiz.
E é claro que havia muitos consoles, muitos PC’s e muitos smartphones/tablets para o pessoal aproveitar e se divertir com os games que estavam ali.
Meet and Greet
Os encontros deste tipo são uma oportunidade para os fãs conhecerem seus ídolos, ou então personalidades que deram vida aos jogos ou universos que derivaram em jogos. Criadores, personagens, programadores, pioneiros, muita gente interessante passou por lá. Ikumi Nakamura (desenvolvedora de jogos), Shota Nakama (com o perdão do cacófato, criador da Video Game Orchestra), Shawn Fonteno e Ned Luke (atores e dubladores dos personagens Frank e Michael do GTA V), Roger Clark (Ator e dublador do personagem Arthur Morgan de Red Dead Redemption 2). E isso só para falarmos das atrações internacionais. Muita gente passou por lá!

Cosplayers
Uma atração à parte foi a galera que se apresentou por lá com fantasias temáticas. Algumas realmente fantásticas (encontrei um Master Chief perfeito por lá!). E quem se caracterizou levou muito à sério. Foi bem bacana observar que o pessoal caprichou muito nos costumes.

Outras atrações
Além de todas as atrações a BGS 2024 contou com muitas áreas para jogar. Um setor destinado ao B2B e também uma área para compras de action figures, games, livros temáticos e toda sorte de souvenirs. Alguns estandes também contavam com área de vendas (Ah… aquela cadeira da Cougar era fantástica!) e as praças de alimentação também eram bastante generosas em espaço e opções de alimentação. Tinha até mesmo um Mc Donald’s por lá.
Em alguns pontos do pavilhão existiam áreas de convivência para a galera se enturmar. Também havia uma “GameStation Arcade” com jogos para o pessoal brincar e se divertir. Um outro setor trazia estandes de instituições de ensino, ONG’s e negócios relacionados ao universo geek e gamer. Os torneios de e-Sports também marcaram presença. Uma arena especial foi montada para isso. E muitos estandes também promoviam seus próprios mini-torneios para o público em geral.

O palco principal foi reservado para palestras, mesas redondas e debates. E por fim, ao final do evento a apresentação da Sonic Symphony. Um show fantástico e imersivo que conferiu um ambiente épico ao final do evento.
Se você está disposto a visitar todos os setores da BGS, fica o conselho: um único dia não será suficiente.
Minha experiência pessoal
Até aqui eu contei a experiência jornalística e a participação do UBQ no evento. Mas é claro que para o UBQ estar lá, eu também tive que estar. E em muitos momentos, a experiência pessoal valeu muito. E é claro que preciso contar um pouco sobre como foi estar na BGS 2024.
Eu pude visitar a BGS por três dias diferentes. Fui na quarta-feira no dia 09 de outubro que é o dia reservado à imprensa e posteriormente na quinta-feira, dia 10 de outubro. Ainda estive lá mais uma vez no sábado, dia 12 de outubro. E cada dia foi uma experiência distinta.

No dia da imprensa o evento estava mais vazio, o que é natural. Muitos convidados VIP, palestrantes, cosplayer e é claro, a imprensa. É o dia mais tranquilo para entender o que os expositores estão apresentando e também conversar com as assessorias das empresas. Também dá para se divertir um pouquinho.
O segundo dia
No dia seguinte eu fui acompanhado da minha esposa e minhas filhas. Para elas foi a primeira experiência neste tipo de evento. Nesse contexto, busquei participar das ativações e atrações oferecidas para o público geral. Mas aí a experiência é bem diferente.. muitas filas e não dá para participar de tudo nun único dia. Então escolhemos aquilo que parecia ser mais divertido para as crianças.
E é claro também pude encontrar amigos que este tipo de evento me permite fazer. Na BGS 2023 tive a honra de conhecer pessoalmente o pessoal do Adrenaline: Diego Kerber, Jacson Boeing, Cassiano Presoto e também o Luiz “Bladee” Gabriel. O curioso é que foi um encontro bastante inusitado numa situação muito… muito inesperada. Conversamos sobre tecnologia, trocamos contatos e ainda vou trazer o Kerber para um papo no podcast. Nesta BGS deu tudo certo e pude encontrá-lo (junto com o Bladee) e registramos o momento por lá.

Mais um dia
Meu último dia na BGS foi no sábado, dia 12 de outubro. E estava simplesmente lotado. Para quem foi lá se divertir e aproveitar o evento estava bacana… muitos games, palestras, torneios, ativações. Mas para quem pretendia (como eu) buscar mais conteúdo informativo foi complicado. Aproveitei então para capturar imagens do evento e gravar trechos de vídeos.
Valeu?
Valeu sim… e muito! O evento é bastante concorrido e divertido como sempre e quem quiser participar de todas as atrações precisará estar lá mais de um dia. Outro ponto é custo… não é exatamente um programa barato. Quem pretende estar lá em 2025 pode pensar em comprar os ingressos na oferta dos primeiros lotes, com valores bem mais em conta. Apesar da grande variedade nas praças de alimentação, os preços são bastante salgados. E se você pretende ir de carro, o estacionamento também cobra seu preço… na prática, prevalece a máxima “evento cobra o preço de evento”, então vá com o bolso preparado. Mas os valores são compatíveis com um evento deste porte.
E é claro, no final do evento o convite para a próxima edição… a BGS 2025 ainda está no papel, mas você já pode ir se preparando e curtindo as imagens dos eventos anteriores e ficar de olho no site oficial, bem como nas redes sociais.

E por enquanto é isso… esperamos estar novamente na BGS em 2025. Se você gostou da nossa análise, deixe seu comentário e ajude na divulgação dos nossos conteúdos. Até lá!
Serviço
- Evento: Brasil Game Show – Edição 2024
- Data: Dias 09, 10, 11, 12 e 13 de outubro
- Local: Expo Center Norte