Menu fechado

Imagine a possibilidade de você poder publicar conteúdo sob demanda que pode ser acessado de um dispositivo como um celular, um tablet ou um computador. Em alguns casos, é possível acessar até mesmo de TV’s inteligentes ou ainda dispositivos de gerenciamento digital, como o Google Nest ou Amazon Echo.

Imagine ainda que você pode assinar este conteúdo e ouvir no momento mais conveniente para você: no trânsito para o trabalho ou faculdade, durante uma atividade esportiva, na cama antes de dormir…

E tudo isso que só o charme da rádio trazia para você. Isso é – em nossa visão – a estrutura do Podcast: um conteúdo em áudio (ou audiovisual) que é distribuído por meios digitais e que pode ser acessado sob demanda.

A história dos podcasts remonta ao ano de 2004 quando surgiam os primeiros agregadores de conteúdos. Aqui no Brasil a podosfera deu seus primeiros passos em 21 de outubro de 2004 com o lançamento do “Digital Minds”. E desde 2010 somos consumidores ávidos deste conteúdo.

Mas foi só em 2016 que a Podosfera começou a ganhar espaço aqui no UBQ. Primeiro com nossa participação no podcast “Podástico”, produzido pelo jornalista Carlos Aros, o crítico de cinema Miguel Forlin e o nosso editor do UBQ, Ricardo Marques.

O Podástico teve vida relativamente curta… foram 23 episódios. E deixou muita saudade. Posteriormente, surgiu em Outubro de 2017 o podcast “Um Papo Qualquer”, a voz do UBQ na podosfera. E contou com a participação de grandes nomes, sejam como convidados, ou como apresentadores.

Tempos depois, foi a vez do nosso editor Luiz Filipe Mattos Pereira lançar o podcast de story telling “Diário de Guerra” que conta a história de combatentes em guerra contra uma grande ameaça invisível. E qualquer semelhança com a pandemia de Covid-19 de 2020 pode não ser mera coincidência.

Assim, com sua proposta de estar presente em todas as mídias digitais, o UBQ também está muito bem representado na podosfera.

Podcast Um Papo Qualquer

Criação: 2017 por Ricardo Marques
Gênero: Cultura Digital
Apresentação: Ricardo Marques, Luiz Filipe MP, Michel Vieira
Hospedagem: PodBean
Disponibilidade: Apple Podcasts, Breaker, Google Podcasts, RadioPublic, Spotify ou RSS em seu agregador favorito.

Podcast Diário de Guerra

Criação: 2020 por Luiz Filipe Mattos Pereira
Gênero: Story Telling
Apresentação: Luiz Filipe MP
Hospedagem: Anchor.FM
Disponibilidade: Apple Podcasts, Breaker, Google Podcasts, RadioPublic, Spotify, CastBox, PocketCasts ou RSS em seu agregador favorito.