Em um processo natural de renovação de sua linha de smartphones, a Motorola apresentou ao mercado o Motorola Edge 60. Seguindo a tendência que a empresa adotou na linha Edge, temos um aparelho voltado para o segmento premium. E ele traz algumas mudanças pontuais em relação ao antecessor, o Edge 50.
Nota do Editor
No mesmo evento que a Motorola apresentou o Edge 60, vimos outros equipamentos da marca. O destaque foi para a linha Razr, com o Razr 60 Ultra e o Razr 60. Além disso, a Motorola apresentou também o Edge 60 Pro. No entanto, neste momento apenas o Edge 60 já está à venda no Brasil. Os outros aparelhos têm a promessa de lançamento para 15 de maio.
Desta forma, optamos por apresentar os outros aparelhos apenas na ocasião do seu lançamento no mercado brasileiro. E assim, neste texto trataremos tão somente do Edge 60.
Visual Parecido… Melhorias Pontuais
A linha Edge fez bastante sucesso por aqui em 2024. O antecessor Edge 50 Pro trouxe uma ótima relação custo x benefício. Foi uma pena que a Motorola o retirou tão precocemente do mercado. O Edge 60 é a versão mais enxuta da linha, juntamente com o Edge 60 Fusion. Falamos dele por aqui, quando foi a empresa o apresentou ao mercado brasileiro no início do mês.

Ao compararmos a ficha técnica destes modelos, chama a atenção que as diferenças são bem pontuais, já que as características são praticamente as mesmas. No geral, temos um incremento de memória e um sistema mais refinado de câmeras em favor do Edge 60.
Sobre o Edge 60
Estamos falando de um aparelho com uma tela pOLED de 6,7″. Assim como o Edge 60 Fusion, a resolução é Super HD (1220x2712p) e a taxa de atualização é de 120 Hz, além de uma promessa de brilho de até 4500 nits. Ele também tem a validação Pantone para garantir cores e tons de pele (Skin Tone) bem precisos. As proteções incluem certificações IP68 e IP69, uma tela resistente com Corning Gorilla Glass 7i e resistência militar, com a certificação MIL-STD-810H. O corpo é leve, com cerca de 179 gramas.
Por dentro, o Edge 60 vem com o processador MediaTek Dimensity 7300. É o mesmo do Edge Fusion, mas ele vem com mais memória, oferecendo 12 GB de RAM e até 512 GB de armazenamento interno. E se isso não for suficiente, você ainda pode usar um cartão microSD para expandir até 1 TB. Tem bastante espaço para seus apps e arquivos. A bateria de 5200 mAh é carregada por um Turbo Power de 68W. Segundo a empresa, garante até 40 horas de autonomia e recargas rápidas para o dia a dia.
Quanto ao sistema de câmeras, ele é bem completo. A câmera traseira conta com um sensor principal de 50 MP (Sony LYTIA™ 700C) com abertura f/1,88 com estabilização óptica, recursos de IA e Estabilização Inteligente. Tem também uma teleobjetiva de 10 MP que oferece zoom óptico de 3x e zoom digital de até 30x. E, por último, uma lente ultra-wide/macro de 50 MP com abertura f/2,0. Esse sistema permite gravações em 4K (30 fps) e Full HD (60 fps). A câmera frontal tem 50 MP com abertura f/2,0, garantindo vídeos em até 4K 30 fps.
Outras Características
O Edge 60 traz o Android 15, mas curiosamente não encontramos informações sobre atualizações. Provavelmente, deverá seguir o mesmo que o Edge 60 Fusion… três anos de atualização Android e até cinco anos de atualizações de segurança. O aparelho traz a experiência do Moto AI, a inteligência artificial generativa da Motorola, além dos recursos Moto Secure, Smart Connect. Também encontramos aqui o Magic Canvas (geração de imagens via texto) e também um assistente para anotações rápidas.
Preço e Disponibilidade
O aparelho já está disponível para venda e pode ser encontrado na loja oficial da marca a partir de R$ 3.499. Há um desconto que R$ 300 à vista e está disponível nas cores Azul Marinho e Verde (com certificação Pantone) e acabamento em couro vegano. A caixa do produto traz o aparelho, manuais, cabo USB-C/USB-C, carregador de 68W e a ferramenta de remoção do chip.
Na prática, ele deverá apresentar um desempenho muito próximo do Edge 60 Fusion. Resta saber se uma câmera mais parruda, uma capacidade de armazenamento maior e um sistema de câmeras um pouco mais robusto serão suficientes para justificar a diferença de preço entre os modelos Edge 60 e Edge 60 Fusion.