Antes de falarmos de um evento, precisamos falar de outro… Trata-se da CCXP (Comic Con Experience), um festival de cultura pop que reúne fãs de filmes, séries, quadrinhos, games, animes, música e cosplay. É considerado o maior evento do gênero na América Latina. E foi lá na edição de 2023 que veio um grande anúncio: vem aí a Gamescom LATAM.
Um Pouco de História
A origem do evento foi na Alemanha. Por lá, entre 2002 e 2008, ocorria um evento na cidade de Leipzig conhecido como Games Convention. Não era um evento tão pequeno, pois logo na primeira edição, houve uma audiência de 80 mil visitantes. Com o passar dos anos, o evento foi crescendo e logo perceberam que a cidade de Leipzig não comportaria este crescimento continuamente, principalmente por conta da estrutura hoteleira e também pelas opções limitadas de transporte.

Então, os organizadores decidiram mover o evento para a cidade de Cologne a partir de 2009. Claro que a cidade Leipizg não gostou da mudança. E por conta disso, houve uma cisão, onde a Games Convention continuaria em Leipzig e um novo evento seria realizado em Cologne. Sem permissão para uso do nome, os organizadores resolveram adotar simplesmente a alcunha GamesCom.
O novo evento foi um sucesso, enquanto que a Games Convention original foi descontinuada após o ano de 2010. A GamesCom rivalizava em números com outro evento gigante: a E3 que foi descontinuada em 2023. E com isso, a GamesCom acabou por tornar-se o maior evento do tipo no mundo.
Da Alemanha para o mundo
Em 2021, os organizadores criaram uma edição na Asia que ganhou o sugestivo nome de GamesCom Asia. E por lá, o evento também é realizado com grande sucesso e relevância. Por aqui, temos uma base muito relevante de jogadores. E pensando no B2B, também temos um mercado bastante promissor.
Parecia natural então trazer um evento como esse para cá. Tudo bem que por aqui já temos a Brasil Game Show, mas cá entre nós, quanto mais melhor, não é mesmo?
A GamesCom Latam
O evento foi anunciado durante a CCXP Unlock, que é o pré-evento da Comic Con Experience (CCXP). Por aqui, a organização correrá por conta do grupo Omelete, que já responde pela CCXP. O consumo de jogos eletrônicos no Brasil está amplamente disseminado. E de acordo com a pesquisa Game Brasil, que contou com cerca de 14 mil entrevistados, 70,1% destes disseram que jogam algum tipo de jogo eletrônico.

A iniciativa conta com o apoio tanto do governo do estado de São Paulo, como da prefeitura da cidade. E por conta disso, contará inclusive com incentivos financeiros por meio de programas oficiais mantidos pelo governo. Um deles é o CreativeSP, que por sinal marcou presença na GamesCom da Alemanha.
A previsão é que o evento seja realizado entre os dias 26 e 30 de junho em lugar ainda a ser divulgado.
Com informações da CNN, Omelete e Mundo Conectado