Desde que foi campeã do mundo em 2010, a Espanha tem sofrido para avançar na copa. Em 2014 foi eliminada precocemente na fase de grupos. Em 2018 foi eliminada nas oitavas-de-final pelos anfitriões russos nos pênaltis e em 2022 quis escolher o adversário e foi justamente eliminada pelo Marrocos, que faria história naquele mundial. Ao que parece, desta vez a Espanha supera o trauma do mata-mata e avança para a próxima fase.
A gente conta esta história pra você.
A História de Espanha x Áustria
Com uma atuação impecável, a Espanha derrotou a Áustria por 3 a 0 no SoFi Stadium. Mikel Oyarzabal brilhou com dois gols, enquanto Pedro Porro completou o placar elástico. Assim, a Fúria garantiu sua vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo 2026.

Domínio absoluto no primeiro tempo
Desde os primeiros minutos, a seleção espanhola tomou a iniciativa do jogo. Lamine Yamal comandou as ações ofensivas pela ponta direita e infernizou a defesa adversária. Por outro lado, o goleiro austríaco Alexander Schlager fez intervenções milagrosas para manter a igualdade.
Posteriormente, aos 28 minutos, Cucurella chegou a balançar as redes no rebote de um escanteio. Contudo, a arbitragem anulou o lance marcando uma falta questionável no goleiro. Sem desanimar, a equipe manteve o ritmo acelerado no campo de ataque.
Consequentemente, a pressão resultou no primeiro gol da partida aos 36 minutos. Cucurella recebeu passe de Pedri e cruzou na medida para Oyarzabal desviar para o fundo das redes.
Tranquilidade e recorde na etapa final
Durante a segunda etapa, o cenário do confronto permaneceu inalterado. A Espanha administrou a posse de bola e continuou criando boas oportunidades. Enquanto isso, o goleiro Unai Simón alcançou uma marca histórica ao bater o recorde de invencibilidade no torneio.
Aos 20 minutos, o segundo gol espanhol saiu após bonita trama coletiva. Baena encontrou Pedro Porro livre, e o lateral subiu para cabecear firme. A Áustria tentou reagir em saídas rápidas, mas não levou perigo real.

Finalmente, aos 43 minutos, Oyarzabal apareceu novamente para decretar a vitória. O atacante da Real Sociedad aproveitou novo passe de Cucurella e finalizou de primeira. Com o resultado, a Espanha quebrou o jejum em mata-matas que durava desde 2010.
Ficha Técnica: Espanha 3 x 0 Áustria
- Espanha: Unai Simón; Pedro Porro, Cubarsí, Laporte (Pubill) e Cucurella; Rodri, Pedri (Fabián Ruiz) e Baena (Ferran Torres); Oyarzabal, Lamine Yamal (Gavi) e Dani Olmo (Merino). Técnico: Luis de la Fuente.
- Áustria: Alexander Schlager; Posch (Prass), Danso, Alaba e Laimer; Seiwald (Chukwuemeka), Xaver Schlager (Grillitsch), Schmid (Kalajdzic), Wanner e Sabitzer; Gregoritsch (Arnautovic). Técnico: Ralf Rangnick.
- Gols: Oyarzabal (36′ 1T e 43′ 2T) e Pedro Porro (20′ 2T)
- Árbitro: Glenn Nyberg (Suécia)
- Cartão amarelo: Posch (Áustria)
- Decisões Críticas do VAR: Gol anulado da Espanha (28′ 1T) quando o VAR confirmou a decisão de campo do árbitro, que assinalou falta de Cubarsí sobre o goleiro Alexander Schlager antes do chute de Cucurella.
- Local: SoFi Stadium, Inglewood (EUA)
- Público: 70.492 presentes