Menu fechado

UBQ Tech News – Março/2024

Olá e bem vindos ao UBQ Tech News! Eis a nossa resenha mensal de notícias de tecnologia. Um resumo dos principais fatos do mundo tecnológico para você ficar bem informado! E nesta edição, as principais notícias de março de 2024.

Meta é processada no Brasil para mudar seu nome por aqui

O final do mês de fevereiro trouxe uma dor de cabeça para a empresa de Mark Zuckerberg no Brasil. A Meta é a empresa controladora do Facebook, Instagram e Whatsapp, entre outros produtos e serviços. Criada em 2021 por Mark Zuckerberg para substituir a Facebook Company de modo a refletir o foco da empresa na construção de um metaverso, ela é hoje uma das cinco maiores empresas de tecnologia, junto com Microsoft, Amazon, Apple e Google.

Facebook não contava que já existia uma empresa Meta no Brasil

A empresa é conhecida em todo o mundo, mas no Brasil, uma briga pela propriedade intelectual da marca Meta está criando uma dor de cabeça para a empresa. Por aqui, o nome “Meta” foi registrado em 2008 no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) pela empresa Meta Serviços, com sede em Barueri/SP. A empresa nacional também atua no ramo da tecnologia, mas não tem nada a ver com o Facebook. O problema é que com a confusão dos nomes, muitas vezes a empresa acaba sendo incluída de forma indevida em ações judiciais, causando problemas para sua gestão.

De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo, após a decisão proferida pela 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial, a empresa tem 30 dias para mudar seu nome no Brasil sob pena de multa diária de R$ 100 mil. A empresa de Zuckerberg também teve problemas com disputas de marcas em outras regiões do mundo, incluindo os EUA. Apesar da decisão, ainda cabe recurso até decisão final.

Acabou… fim do DOC no Brasil

Usado como ferramenta para transferência de valores desde 1985, chegou ao fim o uso do Documento de Ordem de Crédito, ou DOC, como ficou mais conhecido no Brasil. O anúncio já havia sido feito anteriormente, mas havia um prazo máximo para o dia 29 de fevereiro em razão dos DOC’s agendados previamente. O serviço TEC (Transferência Especial de Crédito), também será descontinuado na mesma data.

Agora é definitivo: DOC e TEC oficialmente encerrados

O “culpado” pela morte do DOC é o PIX. Com a possibilidade de valores ajustáveis e pagamentos instantâneos, além da praticidade na operação, o DOC foi preterido pela ferramenta mais moderna e deixa de ser uma opção para transferência de valores. Apesar do impacto na notícia, o DOC já não tinha grande relevância para transações bancárias, pois cerca de 0,05% do total de transações aconteceu pela modalidade. Já o PIX movimento mais de R$ 15 trilhões em 2023 e já é mais usado que boletos e cartões pelo país.

Apesar da morte do DOC, outro método de transferência famoso, o TED (Transferência Eletrônica Digital) segue em funcionamento e ainda tem grande movimentação no mercado financeiro. Resta saber por quanto tempo.

União Europeia regulará Inteligência Artificial

Não tem jeito… a Inteligência Artificial tem sido o assunto mais recorrente nos últimos tempos. Desta vez, a notícia é que o parlamento da União Europeia aprovou em 13 de março uma lei que visa a regulação das inteligências artificiais no velho continente. De acordo com o parlamento, a medida visa “proteger os direitos fundamentais, a democracia, o Estado de direito e a sustentabilidade ambiental da IA de alto risco”.

União Europeia passará a regular as Inteligências Artificiais operando por lá

Muitos consideram como a primeira legislação abrangente de IA no mundo. Em linhas gerais, a lei pretende que os sistemas de IA usados na UE sejam seguros, transparentes, rastreáveis, não discriminatórios e respeitosos com o meio ambiente. Além de categorizar os sistemas de IA em quatro grupos de risco, a lei também estabeleceu a criação de um Comitê Europeu de Inteligência Artificial, responsável por supervisionar a implementação da lei e auxiliar na definição de normas técnicas.

A Lei da Inteligência Artificial da União Europeia é um marco importante na regulamentação dessa tecnologia. A lei busca garantir que a IA seja usada de forma segura, ética e responsável, promovendo a inovação e protegendo os direitos dos cidadãos. No entanto, a implementação da lei apresenta desafios que precisarão ser superados para que seus objetivos sejam plenamente alcançados.

Falando em IA, Gemini não responderá mais perguntas sobre eleições

Tem muita gente boa alertando para os perigos das IA’s, em especial na criação de notícias falsas nas eleições, não só por aqui, mas no mundo de forma geral. Pensando nisso, a Google mudou as diretrizes de seu Chatbot Gemini para falar de eleições.

“Dave… isso é um grande erro”, diria o HAL 9000

De modo geral, o serviço recebeu uma série de restrições que afetam suas respostas sobre eleições em 2024. Nas palavras da empresa, “Assumimos com seriedade a nossa responsabilidade de fornecer informações de alta qualidade para esses tipos de consultas e trabalhamos continuamente para melhorar nossas proteções”. Um teste simples mostra como a IA da Google está lidando com o tema: ao perguntar a razão do serviço não responder mais perguntas sobre eleições no Brasil, o sistema simplesmente retorna “Eu ainda estou aprendendo sobre como responder a essa pergunta. Enquanto isso, tente o Buscador do Google”.

No Brasil, o TSE já estabeleceu diretrizes sobr eo uso de IA nas eleições. Entre estas diretrizes está a proibição do uso de “deepfakes” com áudios e vídeos adulterados digitalmente. Além disso, qualquer conteúdo criado por IA deverá ser identificado como tal. Será que os candidatos e suas campanhas respeitarão isso? Vamos conferir…

TikTok fora dos EUA? Ainda não… mas pode acontecer

O TikTok é uma empresa chinesa. Uma plataforma de vídeos curtos que funciona como rede social. Ela é bastante popular entre jovens e adultos até 30 anos, mas sua popularidade também cresce em outras faixas etárias. Como toda rede social, ela tem seu lado tóxico também. Mas ao que parece, o congresso norte-americano vê a plataforma como um risco à segurança nacional.

TikTok pode ser banido dos EUA

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou a “Lei de Proteção dos Americanos contra Solicitações Controladas por Rivais Estrangeiros“. A medida – caso seja aprovada no Senado e posteriormente promulgada pelo presidente Joe Biden -força a empresa ByteDance (proprietária do TikTok) a vender para donos não chineses em até seis meses. Caso isso não aconteça, o TikTok será banido dos EUA. Por lá, o aplicativo conta com cerca de 170 milhões de usuários.

A empresa tentou mobilizar seus usuários contra a medida, mas não obteve êxito. De um lado, pesa a segurança dos dados dos usuários, a possível influência estrangeira na opinião pública e possível desinformação. Por outro lado, alguns querem defender a liberdade de expressão e alegam que o banimento pode ser prejudicial à economia americana e por fim, dizem que não há provas de que o aplicativo é usado contra os EUA. O aplicativo já é banido na Índia e Paquistão e a União Europeia está investigando o TikTok e suas práticas.

Ok… Meta continua sendo Meta no Brasil

O UBQ Tech News é contruído ao longo do mês, conforme as notícias vão surgindo. E lá no começo do mês, tivemos a notícia da Meta perdendo o direito ao uso do nome “Meta” no Brasil. E como dissemos, da decisão ainda cabia recurso. E o recurso veio lá pelo meio do mês.

Meta continuará sendo Meta aqui no Brasil

A empresa argumentou que a retirada do nome poderia causar indisponibilidade temporária de vários produtos e serviços no país. Os advogados também informaram que o INPI concedeu à empresa 12 registro com esse nome o que na visão da empresa confirma que o nome já está validado não só para os consumidores, mas também em instituições oficiais.

Os argumentos foram aceitos pela justiça que suspendeu o processo que corria no TJSP. O caso agora não tem um prazo final e ainda será apreciado pela justiça. Então, por enquanto – e conhecendo a morosidade da justiça brasileira – parece que a Meta Inc. e a Meta Produtos e Serviços Ltda. terão que coexistir por aqui.

Bloco de Notas ganhará corretor ortográfico no Windows 11

Nascido como MS-DOS Edit em 1983, o Bloco de Notas é um editor de texto simples que foi introduzido no Windows ainda em sua versão 1.0 lá no distante ano de 1985. Com um design extremamente espartano, o aplicativo notabilizou-se pela sua simplicidade e praticidade na digitação de textos simples que não requer formatação.

Corretor Ortográfico em breve no Bloco de Notas do Windows 11

Ao longo dos anos, ele sempre sofreu atualizações bem discretas no melhor estilo “não se mexe em time que está ganhando”. Então tudo se restringia a correção de bugs e eventuais adição de recursos práticos como aplicação de zoom no texto e a opção de salvar arquivos em Unicode.

Agora, em sua versão presente no Windows 11, o aplicativo está prestes a ganhar um novo recurso: o corretor ortográfico. De acordo com os responsáveis, a ideia é melhorar a experiência do usuário durante a edição de textos. A novidade virá incialmente para os usuários participantes do programa Windows Insider que terão a opção de ativar o o corretor nas configurações do aplicativo.

E por falar em Windows… recurso do SO não é atualizado há 30 anos

Eis outro bom exemplo de como os recursos do Windows muitas vezes são mantidos sem grandes novidades por anos. Criado para ser algo temporário, o recurso de formatação de disco permanece até hoje no sistema, mas não sofre atualizações desde 1994, ano que foi incorporado ao sistema operacional.

Utilitário de formatação do Windows… o mesmo desde 1995

O programador Dave Plummer contou em seu perfil de uma rede social que ele escreveu o código do recurso numa terça-feira chuvosa no fim de 1994. Em suas palavras, “Nós estávamos fazendo o port de zilhões de códigos da interface do usuário do Windows 95 para o NT e o Formatar era uma dessas áreas onde o NT era bem diferente do Windows 95, então tivemos que criar uma UI customizada“.

Na ocasião, a Microsoft estava prestes a apresentar ao mundo o Windows 95. O recurso foi criado de modo provisório pelo programador até a interface oficial do sistema chegar. No entanto, mesmo com a nova interface e com as novas versões, o utilitário permaneceu exatamente o mesmo. Em time que está ganhando, não se mexe, não é mesmo?

Lançamentos

Ficamos por aqui. Deixe suas opiniões na seção de comentário. O espaço é todo seu! Até a próxima edição.

Publicado em:Informação & Conhecimento,Resenha Tech

Conheça também...