Nascemos como um apêndice do site www.ricardomarques.pro.br (e nem adianta clicar, o site não existe mais). Com o tempo, ganhamos conteúdo e alguma atenção e aos poucos, o site foi dando mais e mais espaço ao então nascente blog do Ricardo, que não tinha um nome de fato.
O site já existia desde 2001, mas o blog nasceu por volta de 2009. Não havia uma distinção clara entre eles. Você pode conhecer um pouco da nossa história neste link. Quando de fato nos tornamos “Um Blog Qualquer” a divulgação nas redes sociais – na época, essencialmente Facebook e Twitter – era feita por meio dos meu perfis pessoais. E sim, nesse ponto da história, sou obrigado a adotar a primeira pessoa, pois o UBQ e o Ricardo eram pessoas indistinguíveis.
Você sabia que o UBQ não é do UBQ?
É verdade… se você pesquisar por “UBQ”, você encontra referências sobre a gente, é claro. Mas é bom você saber que a marca “UBQ” pertence a uma tal União Brasileira para a Qualidade. Pois é… trata-se de uma ONG que promove conceitos e práticas de qualidade. E eles estão por aí desde 1982, quando ainda eram a Associação Mineira de Círculos da Qualidade, tornando-se UBQ em 1990. Eu ainda era um fedelho que nem tinha entrado na faculdade. Então… usamos a expressão UBQ mais por teimosia e carinho pelo apelido dado pelo Michel do que por propriedade. E sim, o registro da marca no INPI pertence à eles… há um tempão, aliás.
Mas apesar da referência, similar, atuamos em áreas completamente diferentes. o UBQ de lá não tem nada a ver com o UBQ daqui. E pra todos os efeitos, UBQ é apenas um apelido carinhoso dado por aqui. Nós de fato, somos Um Blog Qualquer.
O UBQ entra nas redes sociais
Eu havia ingressado no Facebook em outubro de 2009. A entrada no Twitter veio antes… em agosto de 2008. E eu confesso que não havia uma preocupação em separar as coisas. Isso só aconteceu em dezembro de 2013. Tratei de criar um perfil para o Twitter e outro para o Facebook. E foi aí que começaram nossas crises de identidade nas redes sociais.
A questão é que no Facebook é possível você criar uma página e adotar o nome que quiser, mesmo que existam outras páginas com o mesmo nome. Então, criei sem problemas a página “Um Blog Qualquer” por lá. Mas dentro da rede social você precisa definir o seu “nome”. Por exemplo, no Facebook, se você procurar pelo meu nome, você encontrará vários perfis. Meu nome e meu sobrenome não são exclusividade. E obviamente valia o mesmo para o UBQ.
E com tantos homônimos, como o Facebook (e as outras redes sociais fazem a distinção? Simples, pelo seu username. No meu caso pessoal, no Facebook meu usuário é @Ricardo.Cruz.Marques… usuários como RicardoMarques, RicardoCMarques, RCMarques e outras variações já estavam tomados. O mesmo aconteceu no Twitter. E lá, minha conta pessoal atende por @ricardocmarques.
Para nossa sorte, absolutamente ninguém pensou em criar uma página Um Blog Qualquer e colocar nela o usuário UmBlogQualquer. Assim, desde que o UBQ foi para o Facebook, sempre foi @UmBlogQualquer. Mas no Twitter a história era diferente. Alguém já havia tomado para si o @UmBlogQualquer. E pior, era uma conta abandonada. A pessoa criou, fez algumas postagens. Três postagens para ser exato. Todas de novembro de 2013. Pois é, por questão de um mês, perdemos o usuário.
E o Instagram?
Ali a coisa foi um pouco diferente. Primeiro porque entramos tardiamente por lá. E isso aconteceu porque na época que o Instagram surgiu em 2010, mas ele só estava disponível em smartphones iPhone e só em 2012 ele chegou ao Android. E na época, eu era evangelizador do Windows Phone, que nunca teve uma versão do Instagram para chamar de sua até meados de 2016. Minha conta pessoal surgiu em 2013. E a do UBQ só viu a luz em outubro de 2016. E obviamente, alguém já havia tomado o @umblogqualquer para si. Novamente, alguém que criou e abandonou a conta após meia dúzia de postagens. E isso no ano de 2015.
Uma única identidade, mas vários nomes
Perceba que com isso nós tínhamos várias identidades de acordo com a rede de divulgação. Não tínhamos uma identidade única, como é comum para a maioria dos veículos de comunicação. Por exemplo, o jornal O Estado de São Paulo, é o Estadão em qualquer rede. Assim é com a Folha, UOL, Revista Veja e outros. Mas o UBQ era uma sopa de letrinhas…
- Nosso site: www.umblogqualquer.com.br
- Facebook: @UmBlogQualquer
- YouTube: @UmBlogQualquer
- Instagram: @umblogqualquer1, depois @ubqoficial, depois @1blogqualquer
- Twitter: @SiteUBQ, depois @UBQOficial, depois @Um_BlogQualquer
Na prática, apenas no Facebook e no YouTube é que o UBQ tinha sua identidade. Nas outras, a coisa era totalmente bagunçada.
O começo da mudança
Não foi por falta de tentativas que a gente não buscou nossa identidade. Aliás, as redes sociais têm uma seção onde o usuário pode reclamar sobre isso. Eles chamam essa história de impersonation. Na prática você pode fazer uma espécie de denúncia informando os seus dados e os dados da conta “não autêntica”. O problema disso é que normalmente o processo é célere para empresas que possuem a marca registrada. Para nanicos como a gente, o processo é mais complicado e a resposta que sempre recebíamos era de que deveríamos ser criativos e buscar um nome original.
A visita ao Twitter
Já estávamos resignados com a situação quando em novembro de 2019 surgiu a oportunidade de participar de um evento para podcasters lá na sede do Twitter. Lá fomos nós e foi legal porque conhecemos vários outros criadores de conteúdo. E pela primeira vez, eu pude falar com uma pessoa – não com um sistema – sobre o problema do nosso username.
Mostrei que o @UmBlogQualquer estava simplesmente abandonado há anos e que nós tínhamos presença constante por ali. Pediram para mandar os dados via e-mail para alguém do setor responsável e então finalmente após tantos anos e tantas reclamações, o UBQ era finalmente @UmBlogQualquer no Twitter!
A morosidade do Instagram
No Instagram as coisas não foram tão simples. Mark Zuckerberg já havia comprado a rede e incorporado ao Facebook e mesmo com nossa alegação de que no Facebook já tínhamos uma identidade estabelecida, a resposta era sempre a mesma: “seja criativo e busque um username original!”.
Mais uma vez, estávamos resignados com o nosso @1blogqualquer. Mas recentemente, a Meta apresentou ao mundo sua nova rede social, basicamente um Twitter sem os principais defeitos do Twitter (por enquanto). O Threads veio integrado em algum nível com o Instagram e obviamente nós criamos nossa persona por lá.
Mas uma coisa incomodava… o fato de não termos nossa identidade correta. Assim, mais uma vez eu entrei com uma denúncia de impersonation. Juntei imagens, expliquei que o username desejado estava abandonado e que nós tínhamos presença constante nas redes e o domínio pertencia a nós. Enviei o seguinte:
Tenho o direito ao uso do domínio www.umblogqualquer.com.br desde 2012 e toda nossa presença nas redes sociais e internet de modo geral está atrelada à esta marca. Já tentamos contato com o usuário que utiliza o @umblogqualquer no instagram, mas ele nunca respondeu e além disso a conta está INATIVA e SEM NENHUMA PUBLICAÇÃO há pelo menos 8 ANOS, o que demonstra ser uma CONTA ABANDONADA. Reinvidicamos o usuário umblogqualquer pois além de ser nossa marca, fazemos uso contínuo dela em nossa presença no Instagram e Facebook e nos prejudica que outra pessoa prendeu o usuário em questão e simplesmente o abandonou.
Mandei tudo e esqueci, mesmo porque já estava esperando a resposta de sempre: “Seja original”.
Mas não é que desta vez, foi tudo diferente?
Somos @UmBlogQualquer
Com isso, finalmente nossa presença na internet tem uma única identidade. Em todas as redes sociais e serviços que temos presença nossa identidade é essa aí: @UmBlogQualquer. E além do site, estamos ativamente no YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn, Whatsapp, Telegram, Threads e Twitter. Tecnicamente, também estamos no TikTok… mas nunca publicamos nada por lá. E provavelmente nunca publicaremos.
Mas enfim, esta é mais uma conquista para nós e continuaremos ativamente buscar reforçar nossa identidade e nosso compromisso de trazer a você informação, conhecimento, opinião e entretenimento.