Menu fechado

Então você resolveu ter o seu Podcast?

O UBQ inaugura uma nova coluna a partir desta semana: Modos de Fazer! A ideia é apresentar textos com informações úteis para quem produz ou quer produzir conteúdo. Somos um portal de informação. E levando isto em consideração, teremos um espaço para divulgar como fazer justamente isso: informar. Para este primeiro encontro, perguntamos: Então você resolveu ter o seu Podcast?

O que é um Podcast?

Parto do princípio que se você decidiu ter um podcast, você já sabe definir o que é um podcast. Mas para aquele leitor que está aqui para conhecer, vamos lá! Um Podcast é um conteúdo audiovisual que é transmitido por meio de um sistema alimentado continuamente e que pode ser acompanhado por meio de uma inscrição (ou assinatura).

Traduzindo… é um conteúdo que você pode acessar e acompanhar por meio de um meio de transmissão. Eu disse audiovisual? Disse… mas é notório que uma maioria esmagadora considera que podcast transmite conteúdo EM ÁUDIO.

O grande barato de um podcast é que ele pode ser sobre qualquer conteúdo. Medicina, Engenharia, Quadrinhos, Cinema, Música, Recreação, Bate-Papo… não há limite para a criatividade E você pode acompanhar e escolher quando e como você vai degustar este conteúdo: no seu celular com fones de ouvido durante uma caminhada… na sua mesa de trabalho em seu computador… em um tablet enquanto você lava a louça do jantar.

A liberdade de escolha tanto para os conteúdos como os meios para ouvir é que tornam os podcasts tão populares.

E como se faz um Podcast?

Bom… eu poderia descarregar uma série de informações técnicas a partir deste ponto, mas não… a primeira coisa a ser definida não é COMO, mas POR QUE fazer um podcast.

Criar um podcast deve ser mais do que um desejo pessoal. Ele deve ter um propósito. Que seja apenas entretenimento, ou formação, ou informação, não importa… a questão é definir por quê fazer um podcast.

Você resolveu ter o seu próprio Podcast? Ótimo… então responda a essa simples pergunta: Por quê?

Quer fazer um Podcast? Ótimo! Por quê?
Quer fazer um Podcast? Ótimo! Por quê?

Voltamos a conversar dentro de uns 15 dias… até lá, deixe seus comentários e sugestões. Se você quer ter um ponto de partida… que tal começar por este episódio do nosso podcast?

Publicado em:Informação & Conhecimento,Modos de Fazer

Conheça também...