Olá amigos! Estamos de volta para mais uma rodada de notícias sobre tecnologia aqui no UBQ. Nesta edição temos:
- O adeus ao Microsoft Mixer (e também as lojas físicas da marca)
- Um novo menu iniciar para o Windows 10
- Edge informará senhas vazadas pela web
- O novo menu iniciar do Windows 10
- O novo curso de Ciência de Dados oferecido pela USP
- Apple aderindo à arquitetura ARM em substituição aos processadores Intel
- A confusão do Whatsapp Pay.
Então bora se atualizar?
O adeus ao Microsoft Mixer
Em tempos de quarentena, os serviços de streaming estão em alta. Não só para filmes e séries, mas também para jogos. Serviços como YouTube Games, Twitch e Facebook Games garantem ao usuário que gosta de acompanhar uma jogatina alguma diversão.
A Microsoft parece que mantém a sua sina de chegar atrasada à festa. Foi assim com o Windows Phone e parece que o Mixer – seu serviço de streaming – seguirá pelo mesmo caminho. Em comunicado oficial a gigante de Redmond anunciou que está encerrando suas atividades. Os usuários da plataforma serão redirecionados ao Facebook.
De acordo com o Mixer, a plataforma fica no ar até 22 de julho. Assinantes do serviço Mixer Pro serão recompensados com cartões-presente para o Xbox One.
E não é só a plataforma que está fechando…
Parece que não é só o Mixer que está sendo encerrado. Na data publicação deste noticiário, a Microsoft anunciou uma nova estratégia de vendas, que basicamente fecha permanentemente todas as lojas físicas da marca em território norte-americano.
As lojas estavam fechadas desde o final de Março, em razão da pandemia de Covid-19. Todo o atendimento de vendas passou a ser feito remotamente. A partir de agora as loja serão permanentemente fechadas e o atendimento será feito de forma digital e também em suas sedes empresariais.
De acordo com o vice-presidente David Porter, “as vendas online cresceram e o portfólio de produtos evoluíram para ofertas digitais e o time de vendas provou ser capaz de servir aos clientes além da localização física”.
Edge informará senhas vazadas pela web
A Microsoft está com tudo no TechNotícias desta semana… outra notícia da empresa do Tio Bill dá conta que o seu navegador Edge implementará uma nova funcionalidade de monitoração de senhas. Basicamente, a ferramenta avisa ao usuário se algum dos dados de login e senha forem identificados em algum vazamento de dados.
O recurso já existe no Firefox, Chrome e Safari e com isso a Microsoft se equipara aos seus concorrentes. Depois de avisado, o usuário poderá tomar as providências cabíveis, alterando a senha conforme necessidade.
O novo Menu Iniciar do Windows 10
Encerrando a nossa seção Microsoft de notícias, a última delas dá conta do novo layout do Menu Iniciar do sistema operacional Windows 10. O novo design praticamente dá adeus às Live Tiles – conceito inaugurado no Windows 8 – e cria o chamado “Fluent Design”.
Os ícones ganharão mais cores e volume. Ao que parece todo e qualquer resquício dos blocos do falecido Windows Phone vai ser varrido do mapa. Ainda não temos uma data específica para a mudança.
Ufa… acho que já chega de Microsoft hoje…
USP anuncia novo curso de Ciência de Dados
Cursos na área de tecnologia sofrem permanente revisão de seus conteúdos. Isso é explicado pela evolução do conhecimento e da tecnologia. E pensando nesta evolução, a USP passa a oferecer um curso que agrega as áreas de computação, matemática e estatística… o curso de Ciência de Dados.
Segundo notícia da própria USP, os alunos terão conhecimento em áreas como: inteligência artificial, machine learning, mineração de dados, modelagem, organização e armazenamento de dados, além de modelagens matemáticas e estatísticas.
A novidade foi anunciada em 23 de junho e serão oferecidas inicialmente 20 vagas em período integral. O curso terá duração de 4 anos.
Apple aderindo a arquitetura ARM em substituição aos processadores Intel
Aconteceu de modo virtual no último dia 22 a Worldwide Developers Conference (WWDC) – evento destinado à desenvolvedores da plataforma Apple – e ela trouxe algumas novidades. O evento já tradicional no calendário da tecnologia e a Apple sempre traz novidades para o público.
A maior delas talvez seja a apresentação do Apple Silicon, o processador desenvolvido pela própria empresa e que será baseado na arquitetura ARM, a mesma que equipa os processadores para smartphones. Isso implica em uma grande mudança de paradigma, já que os Mac’s são equipados com processadores Intel desde 2005. Com a novidade, esperam-se processadores mais eficientes no consumo de energia.
Além desta novidade, foram anunciados o iOS 14, iPadOS 14, novos Air Pods, o WatchOS 7, tvOS 14 e a nova versão do macOS Big Sur. O pessoal do Canaltech fez um artigo bem completo sobre o assunto. Vale a pena conferir.
A confusão do Whatsapp Pay
O Facebook escolheu o Brasil para estrear o seu serviço de pagamentos por meio dos Whatsapp, chamado de Whatsapp Pay. Em parceria com o Banco do Brasil e fintechs como Nubank e Sicredi, o serviço foi disponibilizado em 14 de junho.
A notícia teria parado aí, se não fosse pelo fato que em 23 de junho, o BC suspendeu o serviço no Brasil. Segundo a entidade, uma nova solução de pagamentos depende de prévia autorização para funcionar.
Segundo o BC, fatores de risco da ferramenta precisariam ser avaliados, como por exemplo, o impacto que isso causaria no sistema de pagamentos brasileiro. Em nota, a instituição ainda afirma que o descumprimento da decisão ocasionará multas e sanções.
A decisão foi recebida com opiniões divididas no mercado. Muita gente criticou a regulação excessiva do mercado e outros defenderam a necessidade de mais estudos para a implantação do sistema.
As informações são do Estadão.