Menu fechado

Da eletricidade à computação eletrônica

Em nosso último artigo, chegamos ao Tabulador de Dados de Hollerith e o uso da eletricidade para a computação de dados. Para hoje vamos continuar com nossa história até o advento da computação eletrônica.

Alguém falou em computação de dados?

Pois é… até o momento, contamos a história da computação por meio dos dispositivos que foram inventados para solução de diversos problemas relacionado ao processamento de dados. Chegou a hora de começarmos com algumas definições mais formais.

O processamento de dados

O processamento de dados é a tarefa pela qual conseguimos tratar informações de acordo com um conjunto de instruções específicas para que os dados iniciais sejam transformados de acordo com a nossa necessidade. Um diagrama básico desta ação pode ser mostrado da seguinte forma:

Diagrama Básico de Processamento de Dados
Diagrama Básico de Processamento de Dados

Nosso impulso inicial é tentar adequar este diagrama a algum dispositivo, mas na verdade você pode adequar este processo todo em qualquer atividade sem o uso de qualquer dispositivo. Quer um exemplo? Imagine que você tenha alguns contatos e você resolveu organizá-los para coletar suas informações mais rapidamente. Vamos ao exemplo:

Dados organizados em uma tabela
Dados organizados em uma tabela

Em nosso exemplo, tomamos alguns contatos fictícios com seu nome, telefone, tipo de telefone (casa ou trabalho) e data do seu aniversário. O que fizemos foi organizar em uma tabela os dados que tínhamos inicialmente em uma nova formatação que torna o acesso mais rápido. Toda esta ação de processamento de dados poderia ser feito com um pouco de boa vontade apenas utilizando lápis e papel.

Para o processamento de dados, devemos computá-los

Agora vamos extrapolar esta tarefa. Imagine que eu precisasse processar não apenas quatro, mas digamos, uns 100 contatos diferentes. Eu poderia criar alguma forma de organizar isso?

Bom, uma maneira seria criar cartões que seriam preenchidos de acordo com instruções específicas… nada diferente de um formulário que você preenche em um site de internet. Isso facilitaria a alimentação dos dados em nossa tabela de contatos.

um exemplo de formulário
um exemplo de formulário

Foi mais ou menos isso que Hollerith fez com seu tabulador de dados. Ele criou um formulário específico que alimentaria o seu dispositivo com dados que seriam organizados de modo conveniente para que as informações fossem analisadas mais rapidamente. E se você lembra de nosso artigo anterior, Hollerith usou cartões perfurados para padronizar a entrada de dados.

modelo de cartão perfurado utilizado em máquinas de processamento de dados
modelo de cartão perfurado utilizado em máquinas de processamento de dados

A entrada de dados em um dispositivo têm um sinônimo que muita gente conhece mas não se dá conta do seu significado: computar. Então, computar dados nada mais é do que informar dados para processamento baseado em um conjunto prévio de instruções.

A definição de um computador

Com o que apresentamos até aqui, já podemos definir o que é um computador… tomando como base a definição da ação de computar, podemos definir um computador como uma máquina que recebe dados para processamento baseado em um conjunto de instruções.

Ou seja, um computador nada mais é do que uma máquina de processamento de dados. E por esta definição, a máquina de Pascal, a máquina analítica de Leibniz, o tabulador de Hollerith… todos eles são de alguma forma uma espécie de computador. Afinal de contas, eles processam dados. O que diferencia estas máquinas de um computador moderno.

A resposta é simples… a eletrônica.

A Pascaline e a Máquina Analítica são essencialmente mecânicas, já o tabulador de Hollerith usava a eletricidade combinada com equipamentos mecânicos. Aliás, os dispositivos eletromecânicos foram usados em grande escala no início do século XX. Mas ao mesmo tempo em que máquinas de processamento de dados utilizavam os princípios das máquinas de Hollerith, a pesquisa no campo da eletrônica também evoluíam.

Triodo precursor das válvulas termiônicas. A eletrônica dando um boost nos computadores
Triodo precursor das válvulas termiônicas. A eletrônica dando um boost nos computadores

E em algum momento alguém percebeu que poderia usar dispositivos eletrônicos para a computação. Mas isso é tema para nossa próxima aula. Até lá!

Deixe seus comentários

Publicado em:Hardware,Informação,Modos de Fazer

Conheça também...