Menu fechado

Tech Notícias do UBQ #10

Olá! Estamos de volta com uma nova (e atualizada) edição do Tech Notícias do UBQ. As notícias da tecnologia para deixar você atualizado com as novidades do mundo da tecnologia. E nesta edição, temos:

  • Google lançou nova função que promete bloquear chamadas indesejadas
  • Bradesco apresenta o seu sistema de carteira digital… BITZ
  • Nvidia comprou a ARM. Surge uma nova potência?
  • Sony anunciou fechamento de fábrica no Brasil
  • GoPro apresentou ao mercardo a Hero9 Black
  • AMD confirmou lançamento das linhas Ryzen 4000 e Radeon RX6000 em outubro
  • Microsoft xCloud chegou… mas não para o Brasil

Bora se atualizar?

Google lançou nova função que promete bloquear chamadas indesejadas

Imagine receber uma chamada em seu celular que mostra ao usuário a empresa que está ligando e o motivo de tal ligação. Com base nesta informação, o usuário pode aceitar ou não a chamada. Imaginou?

Fim das chamadas indesejadas?

Pois isso agora existe. Trata-se da tecnologia de Chamada Verificada, onde em última instância, isto funcionaria como um bloqueio inteligente de spam. De acordo com informações do site TechTudo, a função ainda está sendo implementada não só no Brasil mas também nos Estados Unidos, México, Espanha e Índia.

Claro que para o sistema funcionar as empresas precisam fazer um cadastramento de seus dados para obter a certificação necessária para oferecer o recurso. A ideia é promissora.

Bradesco apresenta o seu sistema de carteira digital… BITZ

No último dia 14 de setembro, o Bradesco anunciou o início de seu serviço de carteira digital. Chamado de BITZ, a plataforma de acesso gratuito já está disponível nas lojas de aplicativos.

Bradesco apresenta o seu sistema de carteira digital

Além de oferecer um cartão de débito pré-pago (bandeira Elo) o sistema permite a geração de cartões virtuais para compras digitais. Também será possível realizar pagamentos por QR Code pelo sistema da Cielo. Apesar de gratuita para pagamentos, existem taxas para recebimentos.

Além de outras comodidades como saques em caixas eletrônicos, emissão gratuita de boletos e sistemas de descontos e cashback como já existe em outros sistemas de carteiras digitais, o banco garante rendimento de 100% do CDI para créditos superiores à R$ 100 na carteira. Mais informações no site do serviço.

Nvidia comprou a ARM. Surge uma nova potência?

Quarenta bilhões de dólares… este é o valor que a Nvidia pagou pela empresa de semicondutores ARM, conforme anúncio da própria NVidia em sua conta oficial no Twitter. Mas afinal, o que importa para nós, simples mortais?

Nvidia adquire a empresa ARM. Uma nova potência vem aí?

Para começar, a ARM é a empresa que licencia as principais tecnologias utilizadas nos processadores de dispositivos móveis. Marcas como Exynos (da Samsung), Snapdragon (da Qualcomm), Helio (da MediaTek) fazem uso das tecnologias criadas pelo ARM. E a própria Apple passará a usar a arquitetura ARM em seus futuros produtos.

Desta forma, a aquisição transforma a posição estratégica da Nvidia que entra na briga direta com a Intel, AMD e Qualcomm. Apesar da possível briga que surge no horizonte destas empresas, a ARM destacou que manterá seu modelo de licenciamento aberto e neutralidade com os clientes… Será? Quarenta bilhões de dólares é muita grana…

Sony anunciou fechamento de fábrica no Brasil

Para desespero dos fãs da marca, a Sony anunciou que irá fechar sua unidade fabril em Manaus. Lá são produzidos TV’s, equipamentos de áudio e câmeras fotográficas. Na prática, isso decreta a saída da empresa no mercado nacional nos segmentos em que ela se consagrou por aqui.

Sony fechará fábrica de eletrônicos em 2021

No anúncio, a empresa informa que tomou a decisão tendo como justificativa uma resposta ao “ambiente recente do mercado e tendência esperada para os negócios”. Em bom português: não compensa produzir e vender por aqui.

Apesar do fechamento da fábrica, a empresa informa que manterá uma operação local para oferecer suporte ao consumidor para os produtos sob sua responsabilidade, como garantia legal e outras leis aplicáveis. No comunicado não há uma menção sobre, mas ao que parece os consoles PlayStation não serão afetados, pois eles já não são fabricados aqui já tem um tempinho.

GoPro apresentou ao mercardo a Hero9 Black

No último dia 16 de setembro a GoPro apresentou ao mercado seu novo lançamento: A Go Pro Hero9 Black. Em relação ao seu modelo anterior (a Hero 8), a empresa destaca uma melhor qualidade de imagem, uma bateria com autonomia 30% maior.

GoPro anunciou para o mercado a nova Hero 9

Em relação ao desempenho, temos um sensor de 23,6 MP com suporte ao formato RAW (além do onipresente JPEG), gravação em 5K à 30 fps e pode ser usada como webcam para transmissões ao vivo. O fabricante promete também monitores LCD melhorados. São duas telas coloridas com 1,4 polegada.

A empresa também prometeu uma série de acessórios que tornam a experiência mais completa. Existe a previsão que a câmera apareça no mercado nacional a partir de outubro. O preço de lançamento no exterior é de US$ 449,99. Mais informações no site da fabricante.

AMD confirmou lançamento das linhas Ryzen 4000 e Radeon RX6000 em outubro

O mercado dos semicondutores anda bem agitado… depois de lançamentos da Intel, da aquisição da ARM, temos a confirmação das linhas Ryzen 4000 e Radeon RX 6000 da AMD.

AMD promete anúncios de CPU e GPU para outubro

A promessa é que os anúncios sejam feitos em outubro e espera-se que finalmente seja feita a revelação da série 4000 com arquitetura Zen 3, o que permite pensarmos em chips com até 16 núcleos e 32 threads com suporte às novas memórias DDR5.

Já no mercado de placas de vídeo, a linha Radeon RX6000 seria a resposta aos lançamentos da NVidia com suas RTX3070, RTX3080 e RTX3090 que assombraram o mercado com sua performance. É bom lembrar que estas placas são dotadas com a tecnologia RDNA2 que é a mesma que existe nos futuros consoles Xbox One Series X e PS5. Mais novidades em outubro.

Microsoft xCloud chegou… mas não para o Brasil

Depois da Google e Sony, chegou a vez da Microsoft apresentar o seu sistema de streaming de jogos. Chamado de XCloud, o serviço está disponível com mais de 150 jogos desde o último dia 15 de setembro. Mas antes que você pule de alegria… não… ele foi lançado em 22 países. O Brasil não é um deles.

Chegou a vez da Microsoft anunciar seu serviço de streaming de games

Para acessar o serviço, o usuário deverá ter uma assinatura ativa do Game Pass (em sua versão ultimate). Através de um smartphone (Android), PC, tablets e consoles Xbox poderão acessar o sistema de computação em nuvem e jogar remotamente. Uma premissa bem semelhante ao rival Stadia, da Google (que também não está disponível no Brasil).

Resta saber quando – e se – o serviço será oferecido por aqui em terras nacionais. Manteremos você atualizado por aqui.

É isso aí, pessoal!

Por enquanto é isso. Deixe seus comentários e suas dúvidas. E nos vemos na próxima edição. Até mais!

Publicado em:Informação & Conhecimento,Resenha Tech

Conheça também...