Menu fechado

Windows 8 está a caminho

O Windows 7 é o sistema mais atual da Microsoft para computadores pessoais. Lançado em outubro de 2009 para o público em geral, ele está prestes a completar dois anos no mercado, mas ele ainda não se consolidou totalmente. Muitos heróis ainda se arriscam no Windows XP e alguns loucos ainda suportam o Windows Vista. Mas a Microsoft já está com o seu novo sistema operacional no forno. O Windows 8 está a caminho.

Atualmente, o Windows 8 está na fase Developer Preview (anunciada no último 13 de setembro) que significa mais ou menos que a Microsoft tem uma ideia do que será o novo sistema operacional mas ainda vai mexer em algumas coisas. Esta fase é anterior ao Beta Preview, quando o programa já está praticamente concluído e passa a sofrer ajustes finos. Em seguida aos betas, surge uma versão estável e pronta para uso. É a chamada Release Candidate e com muito poucas alterações será aquela que se tornará a versão definitiva.

A versão Developer Preview do Windows 8 foi anunciada em 13 de setembro

Por aqui, baixamos e instalamos a versão de desenvolvedores em uma máquina virtual. A ideia é avaliar o que vem por aí. O Windows 7 foi uma grata surpresa, mas levou alguns anos para ficar bom. O receio é que o Windows 8 sofra do mesmo mal que assolou o Windows Me (um sistema sem melhorias técnicas contendo remendos em relação a última versão do Win 98) e o Windows Vista (que teve mudanças drásticas em relação ao XP mas os equipamentos da época não tinha potência para segurar o tranco).

E o Windows 8 é justamente isso… ele não traz grandes melhorias em relação ao seu antecessor, mas tem mudanças drásticas… talvez a maior delas seja a nova interface de inicialização. Ao invés da tradicional Área de Trabalho com sua barra de tarefas e menu iniciar, os recursos do sistema são apresentados em quadrados e retângulos, numa interface conhecida como Metro UI. Esta interface vem sendo utilizada pelos smartphones que usam o Windows como sistema base (e que tem o sugestivo nome de Windows Phone) e com isso a gigante de Redmond quer unificar as experiências desktop e portátil. Aliás, os quadrados e retângulos têm atualização dinâmica dando a impressão que estão sempre ativos e estão em uma grade chamada Live Tiles.

A nova interface Metro UI traz a inovação das Lives Tiles, recurso já utilizado no Windows Phone

E as novidades não param por aí. Além da nova interface, o sistema deverá ganhar uma loja de aplicativos nos mesmos moldes da AppStore que existe para o mundo dos aparelhos com Android. Os ícones do sistema foram redesenhados, assim como a barra de títulos das janelas. Alguns aplicativos já vêm instalados por padrão: jogos, Twitter, Facebook e outros que ainda terão que mostrar o seu valor. Chamou a atenção o fato do SO estar integrado a alguns app, como o Twitter. É possível tuitar diretamente pelo sistema após configurar sua conta.

É bom deixar claro que testamos o Windows 8 em uma máquina virtual e no ponto em que está, ele não deve ser utilizado como o sistema principal. Pense que esta versão é um grande sandbox para testar as novidades do sistema e conhecer o que vem por aí. Apesar de estar a caminho, a estrada ainda tem chão a ser percorrido.

Publicado em:Informação & Conhecimento,Resenha Tech

Conheça também...