Menu fechado

Um adeus definitivo ao Windows 98

Sou uma espécie de saudosista incorrigível. Gosto de fuçar em sistemas operacionais antigos também… observar como uma tarefa era mais complicada ou mais fácil em relação aos sistemas atuais… e é divertido ver como estes sistemas ficam super velozes em máquinas atuais, fazendo qualquer máquina topo de linha da época se roer de inveja. Uma maneira de utilizar um sistema antigo sem prejudicar o sistema atual é utilizar uma máquina virtual. Existem várias por aí. As duas boas soluções que conheço são a Virtual Box e VMware. Para uso pessoal e sem propósito comercial, eles são gratuitos, então dá para se divertir bastante.

Alguns irão me lembrar que o Windows 7 também tem sua máquina de virtualização. Isso é parcialmente correto pois a mesma só está disponível nas versões Ultimate e Business. O fato é que resolvi instalar o Windows 98 em uma máquina virtual. Os recursos para ela seriam dignos de qualquer máquina de ponta para época: Processador 2,93 MHz (com 1 núcleo apenas, já que o Win98 não suporta multiprocessamento), 256 MB de RAM e um HD de 16 GB. Uma configuração ultra topo de linha para o padrão Win98.

Windows 98 sendo executado em uma máquina virtual… praticamente sem nenhum suporte aos dispositivos

O CD de instalação não seria um problema pois eu o tenho até hoje. Já o disquete sim… Faz quatro anos que meu computador não é dotado de unidade de disquete. A solução foi recorrer à Internet. Encontrei uma imagem no formato IMG (que permite simular o disquete) e segui com a instalação.

O que normalmente eu levava em torno de 1h30 fiz em apenas 4 minutos. Até aí, sensacional. As surpresas começaram aí… o Windows 98 não reconheceu áudio, vídeo, modem, usb, impressora, scanner, monitor, teclado (sem fio) e mouse (sem fio). Curiosamente, a internet funcionava… tratei de tentar atualizar e instalar todos os drivers.

E então me dei conta de algo que eu já sabia, mas em minha pueril inocência, preferi ignorar… não há mais suporte por parte dos fabricantes. Não existem os drivers que fariam as placas atuais funcionarem no Windows 98. Afinal, é um sistema de 14 anos de vida. Era a maneira pela qual os computadores funcionavam naquela época.

Oficialmente, o Windows 98 acabou há muito tempo… Lançado em 25/06/1998 ele foi atualizado até 05/05/1999, quando foi revelada a versão Second Edition. Seu suporte regular por parte da Microsoft encerrou em 30/06/2002 e o suporte estendido acabou em 11/07/2006. Já estamos em 2011 e o Windows 7 é a versão mais atual, sendo que o Windows 8 logo mais aparece por aí. Ainda dá pra rodar e brincar com ele? Sim… desde que você use componentes contemporâneos ao suporte do sistema. Em máquinas atuais, mesmo por virtualização, esqueça… o Windows 98 já deu seu adeus definitivo..

Publicado em:Opinião,Pitacos na Tecnologia

Conheça também...