Menu fechado

O Famoso Baile de Máscaras

O uso de máscaras – na história da humanidade – se deu em diversos momentos e lugares históricos diferentes. Seja nas tribos africanas, usadas em celebrações religiosas, seja na China antiga, para espantar os espíritos, seja na Grécia antiga, onde era usada nos teatros de Tragédia e Comédia e em Veneza, em que os nobres saiam às ruas fantasiados para o famoso Baile de Máscaras.

Máscara da sociedade Gelede, agremiação feminina secreta dos povos Yoruba (Nigéria e Benim).
Máscara da sociedade Gelede, agremiação feminina secreta dos povos Yoruba (Nigéria e Benim).

A máscara tem vários significados

O interessante da história da máscara é que ela assume muitas significações diferentes, seja religiosa, seja lúdica, seja espiritual, seja representativa, ou mágica (quem não lembra do personagem do filme O Máscara?). Geralmente a máscara toma forma de uma outra pessoa ou entidade, ou seja, você assume a figura e as características de outra pessoa.

Aqui, próximo aonde moro, existe a cidade de Nova Veneza (Santa Catarina), uma cidade pequena, mas riquíssima em cultura veneziana. Seja com a arquitetura típica, ou com a gastronomia, ou ainda com o passeio de Gondola (originária da própria cidade de Veneza) ou até mesmo com o Carnaval de Veneza.

Pessoas da cidade, se fantasiam com roupas coloridas e máscaras, que representam as fantasias do Baile de Carnaval de Veneza. Um desfile vibrante de cores e movimento, que encantam e agradam os presentes. Uma forma de referenciar a cultura muita antiga, trazendo a representação histórica para o presente.

Máscaras do Carnaval de Veneza
Máscaras do Carnaval de Veneza

Bom, esse ano a festa da gastronomia, famosa pelo desfile do Baile de Máscaras, não foi realizada, logicamente, as medidas de isolamento em virtude da COVID-19, impediram que o evento acontecesse. Pois afinal, seria uma grande aglomeração de pessoas, podendo aumentar ainda mais os casos aqui da região.

Além de toda a mitologia em torno do uso da máscara, temos ainda, o uso sanitário da mesma. O uso de máscara por profissionais ligados a saúde, garantem a qualidade e a segurança destes profissionais. Quando vimos alguma pessoa usando máscara, sabíamos que o local em que aquele individuo estava, necessitava de todos os cuidados e de muita atenção, pois afinal, usar máscara, significa segurança e qualidade.

Pois bem, no futuro, talvez, as pessoas deem mais um significado para o uso das máscaras. Talvez, a máscara seja vista como representante de um cultura que sobreviveu a uma pandemia. A máscara pode se tornar símbolo de uma luta sem armas, apenas com proteções.

A máscara salvou vidas

No futuro, haverá um baile de máscaras feitas de tecido, em que as pessoas, comemoraram nas ruas, por terem conseguido sobreviver. Inclusive, quem usar a máscara no pescoço, ou deixando o nariz de fora, será alvo de chacota, pois não está representando corretamente todo o signo que aquela máscara representa.

No futuro, que usar a máscara do jeito errado será motivo de chacota...
No futuro, que usar a máscara do jeito errado será motivo de chacota…

As ruas serão tomadas de pessoas mascaradas, muita aglomeração, muita festa, muita cor e muito movimento. O baile das máscaras terá tons de redenção e alegria.

Vamos festejar, mas somente no futuro… por favor.

Deixe seus comentários

Publicado em:Amarelinhas,Crônicas,Opinião

Conheça também...