Menu fechado

Tech Notícias do UBQ #6

Olá! Estamos de volta com as Tech Notícias do UBQ numa semana com muitas novidades. Para esta semana, temos:

  • Windows 10 traz novas configurações migradas do Painel de Controle
  • Huawei com Hardware e Software 100% proprietário
  • Novos processadores da série Ryzen 3000
  • Vem aí novo processador ARM da Qualcomm
  • O sinal 5G prestes a estrear no Brasil
  • Samsung anuncia Galaxy M31 no Brasil
  • Chega ao mercado a nova linha Dell XPS 13 de notebooks

Bora se atualizar?

Windows 10 traz novas configurações em sua nova build

Se você é usuário constante do sistema Windows, em algum momento você deve ter utilizado o famigerado Painel de Controle. É a parte do sistema operacional que é responsável por ajustes de sistema. O que nem sempre te contam é que já tem alguns anos que a Microsoft vem gradualmente migrando opções do Painel de Controle para o janela de Configurações. Desde o Windows 8 temos as duas áreas convivendo dentro do sistema operacional.

Configurações e Painel de Controle convivendo no Windows desde a versão 8

Ao que parece, a Microsoft deu um passo à descontinuação do Painel de Controle. Pois em sua build mais recente (20161) foram observadas que algumas partes do Painel de Controle foram migradas para a janela de configurações. De acordo com informações do Tecnoblog, a partir desta build (que ainda está em beta) as informações de sistema serão incorporadas na janela de configurações.

Huawei com Hardware e Software 100% proprietário

Desde que a Huawei entrou em rota de colisão com o governo dos Estados Unidos, a empresa tem buscado soluções para o embargos que tem sofrido após a briga. Impedida de fazer negócios com empresas americanas, a Huawei apresentou por meio de uma subsidiária um PC feito inteiramente com soluções proprietárias chinesas… para o Hardware e para o Software.

O PC da Huawei com soluções proprietárias para enfrentar o embargo norte-americano
O PC da Huawei com soluções proprietárias para enfrentar o embargo norte-americano

Ao invés de usar processadores da Intel ou AMD, a chinesa optou pelo desconhecido Kupeng 920 que usa arquitetura ARM. Além disso o PC chinês vem com 16 GB de RAM DDR4 e uma placa gráfica da Yeston. A placa mãe é fabricada pela própria Huawei e possui suporte à SATA III, slots M.2, além de portas USB 2.0 e 3.0. Para o sistema operacional uma opção proprietária baseada em Linux.

Apesar do tal PC 100% chinês já surgir em um review de um canal de tecnologia (e prepare o seu mandarim, pois é um canal em chinês), a própria Huawei ainda não se manifestou sobre a disponibilidade do equipamento, nem em quais países ele será disponibilizado.

Novos processadores Ryzen 3000

Ainda que a linha 4000 já esteja prestes a sair do forno. A AMD anunciou nesta semana novos processadores da linha Ryzen 3000. São eles os Ryzen 9 3900XT, Ryzen 7 3800XT e Ryzen 5 3600XT.

Apesar de novos, na verdade eles estão mais para aprimoramentos da versões já existentes, em razão da melhora do processo de produção. Se você comparar por exemplo o Ryzen 9 3900X com o 3900XT, a única alteração é Clock de Max Boost aumentou em 100 MHz. O mesmo vale para os outros modelos. Além disso, nenhum deles acompanha cooler. Segundo a AMD, como se tratam de produtos para entusiastas, este provavelmente buscarão soluções personalizadas de resfriamento.

Resta saber se o incremento da frequência e ausência do cooler valerão pelo custo x benefício.

Vem aí novo processador ARM da Qualcomm

A Qualcomm anunciou na última quarta-feira seu novo processador topo de linha. Trata-se do Snapdragon 865 Plus 5G. Na verdade está mais para uma atualização do seu produto high end. A novidade fica por conta do seu modem X55 5G e implementação de tecnologias para impulsionar jogos. Segundo a empresa, o processador é capaz de entregar jogabilidade 5G com até 144 fps e True 10-bit HDR.

Qualcomm 865 Plus 5G estreará no ASUS ROG Phone 3

Juntamente ao lançamento veio anúncio de que o ASUS ROG Phone 3 virá equipado com o novo processador. A empresa de Taiwan promete o anúncio do smartphone em 22 de julho.

O sinal 5G prestes a estrear no Brasil

O leilão pelas frequências da internet 5G ainda não nem aconteceram, mas a tecnologia já tem data marcar para funcionar no Brasil. De acordo com informações do portal Link/Estadão, no próximo dia 14 a Claro habilitará o sinal 5G em algumas regiões das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Sinal 5G chegando ao Brasil pelas mãos da Claro
Sinal 5G chegando ao Brasil pelas mãos da Claro

O truque para oferecer o sinal 5G consiste na aplicação de uma tecnologia desenvolvida pela Ericsson que permite a ativação do sinal 5G nas mesmas frequências das redes 4G (e consequentemente 3G e 2G). Apesar disso, nem todas as vantagens do 5G estarão disponíveis em razão das limitações das bandas de frequência que serão utilizadas.

É bom lembrar que o mercado nacional ainda não conta com muitas opções de aparelhos que usam o 5G.

Samsung anuncia Galaxy M31 no Brasil

A Samsung tem uma estratégia de lançar vários smartphones para vários segmentos distintos. São diversas opções que em alguns momentos dão a impressão que um canibaliza o mercado do outro.

Estratégias à parte, a empresa coreana anunciou no último dia 8 de julho o Galaxy M31, um aparelho do segmento intermediário que vem com bateria de generosos 6.000 mAh. E que de acordo com o fabricante proporciona até 26 horas de uso contínuo em vídeos.

Além da bateria parruda, o gadget traz um processador Exynos 9611, 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. A tela é Full HD+ de 6,4″ (AMOLED) e o sensor da câmera é quádruplo na traseira com 64 MP na lente principal. Em breve, resenha completa do aparelho aqui no UBQ.

Chega ao mercado a nova linha Dell XPS 13 de notebooks

A Dell apresentou ao mercado nacional sua nova linha XPS 13. E o mais interessante é que a linha contará com produção local, o que obviamente implicará no custo final do dispositivo.

Produzido localmente o XPS13 poderá ter sensível queda nos preços
Produzido localmente o XPS13 poderá ter sensível queda nos preços

Serão três modelos disponibilizados que contarão com processadores de 10ª geração da Intel Core i5 e Core i7. Todos os modelos contarão com armazenamento via SSD do tipo NvMe. As telas – sempre de 13″ – terão opções Full HD ou 4K, conforme o modelo.

E então é isso aí…

Ficamos por aqui. Na próxima semana estaremos de volta com mais notícias pra vocês. Até lá!

Ainda em pré-venda, os notebooks têm preços entre R$ 8.999 e R$ 11.499. Com informações do site Tecmundo.

Deixe seus comentários

Publicado em:Informação,Tech Notícias do UBQ

Conheça também...