Menu fechado

Tech Notícias do UBQ #9

Olá! Após um breve recesso estamos de volta com as notícias da tecnologia para manter você atualizado. Esta edição será um pouquinho diferente porque será um apanhado do que aconteceu de mais interessante no mês de agosto. Assim, para esta edição temos:

  • Windows 10 completou cinco anos de mercado
  • Magazine Luiza comprou o site de tecnologia Canaltech
  • Sony lançou seu novo fone de ouvido WH1000XM4
  • Google descontinuou o Pixel 4
  • Mac OS Big Sur já está em Beta público
  • O Excel interferindo na nomenclatura de genes

Bora se atualizar?

Windows 10 completou cinco anos de mercado

Parece que foi ontem, mas desde 29 de julho de 2015 que o Windows 10 está entre nós. E durante todo este período foram várias novidades e atualizações.

Windows 10 já está a 5 anos no mercado

A grande diferenças entre as versões anteriores do sistema da Microsoft é que ele está presente na imensa maioria do computadores é encarado pela empresa como um serviço. E isso interferiu de modo substancial no sistema de atualizações e liberação de novos recursos.

A versão mais atual do Windows 10 é a compilação 19041.508, versão 2004, lançada em 08 de setembro. Quer saber se a sua versão do Windows está atualizada? Vá em Iniciar >> Executar e digite WinVer.

Magazine Luiza comprou o site CanalTech

Em 06 de agosto, a rede varejista Magazine Luiza anunciou a compra do site de tecnologia Canaltech. O movimento é visto como uma transação para o universo de publicidade digital, algo que já é explorado pela gigante Amazon.

Magalu compra o site de tecnologia CanalTech

Para analistas de mercado, a empresa amplia o número de visitantes que passam pelo grupo, o que permitirá uma segmentação mais assertiva voltada para possíveis clientes.

“Com a aquisição do Canaltech, o Magalu passa a ter uma das maiores audiências da internet brasileira, com mais de 80 milhões de visitantes únicos mensais”

Roberto Bellissimo Rodrigues, diretor financeiro e de relação com investidores do Magalu.

Fica a questão: o quanto os interesses comerciais da rede varejista interferirão na independência editorial m relação aos produtos analisados pelo site?

Sony lançou seu novo fone de ouvido WH1000XM4

Fones de ouvido são um dos acessórios mais presentes na mochila de qualquer usuário geek. Mas não são somente os geeks que irão amar este lançamento da Sony: o fone de ouvido WH1000XM4.

Novo Sony WH-1000XM4 é um sonho de consumo

Dotado de tecnologias como cancelamento de ruído, Bluetooth 5.0, NFC e 360 Reality Audio a Sony não veio para brincadeiras. Com acabamento refinado, conchas do tipo overear e drivers de 40 mm, o modelo é leve – cerca de 254 gramas – e com bateria durável: cerca de 30 horas com cancelamento de ruído ativado.

O fone traz suporte nativo à Alexa, Google Assistant e Siri e talvez seu únivo ponto negativo seja o preço: R$ 2.249. É caro, mas de acordo com análise de sites especializados, entrega uma performance sensacional. Um sonho de consumo.

Google descontinuou o Pixel 4

Ok… o PIxel 4 nunca chegou de forma oficial ao Brasil. E nem chegará. Cerca de 9 meses após seu lançamento e dias depois do anúncio do Pixel 4a, o Google descontinuou as vendas dos modelos Pixel 4 e Pixel 4XL.

Google Pixel 4 e Pixel 4 XL são descontinuados

A empresa já anunciou que o Pixel 5 deverá ser apresentado em breve. Ela ainda afirma que os estoques dos modelos citados já foram zerados e que o produtos ainda está disponível somente em alguns revendedores.

Mac OS Big Sur já está em BETA público

Anunciado no final de junho, o novo sistema operacional dos computadores Apple atingiu a fase BETA aberto ao público. Entre as principais novidades do Big Sur estão uma nova central de controle, nova versão do browser Safari, além de uma identidade visual redesenhada. As últimas novidades trazem opções de assinatura biométrica para sites e suporte 4K HDR para apps como o Netflix.

Mac OS Big Sur agora em BETA público

Sempre é bom lembrar que a versão BETA de um sistema ainda é uma versão de testes e está sujeita a alguns bugs imprevistos. Sendo assim, alguns apps que funcionem corretamente no Catalina podem apresentar problemas de execução no Big Sur.

Outro ponto importante é a questão da compatibilidade. Nem todos os dispositivos Apple poderão receber o novo sistema operacional. Você pode conferir a lista de compatibilidade no site oficial da Apple.

O Excel interferindo na nomenclatura de genes

Que o Excel é uma ferramenta de produtividade em várias áreas é indiscutível. Com o tempo muitas funções de preenchimento e formatação foram aprimoradas e automatizadas. E isso – curiosamente – gerou um problema para pesquisadores na área de genética. Ao nomear genes, o Excel acaba criando um padrão de formatação, transformando o nome em data.

Excel interferindo na nomenclatura de genes

O problema foi identificado pelo Comitê HUGO para nomenclatura de genes que apresentou algumas diretrizes para nomenclatura de genes. De acordo com o site Engadget, um exemplo em que o Excel interfere na formatação pode ser o gene MARCH1 (no original, Membrane Associated Ring-CH-Type Finger 1) que o programa formata automaticamente para Março-1 (formatação de data). A recomentadação é que o gene seja renomeado para MARCHF1 para que a autoformatação não ocorra.

De acordo com a notícia, o site The Verge tentou contato com a Microsoft sobre o problema, mas não existe nenhuma previsão de um patch que eventualmente resolveria o problema, pois a Microsoft entende que isto é uma falha limitada a uma finalidade específica.

É isso aí!

Pois é pessoal… voltamos e agora estaremos semanalmente por aqui trazendo a você as notícias da tecnologia que possam ser interessantes pra você. Não se esqueça de deixar seus comentários e sugestões. Até a próxima!

Publicado em:Informação & Conhecimento,Resenha Tech

Conheça também...