Menu fechado

Inglaterra x Senegal (Oitavas – 04/12/2022)

Quarto confronto das quartas-de-final da copa do mundo. O embate da vez será entre Inglaterra e Senegal. As equipes nunca se enfrentaram em copas, mas já se enfrentaram três vezes em outras ocaisões, E os ingleses sempre venceram.

Quarta colocada na última copa, a Inglaterra teve um bom começo ao vencer o Irã por 6×2. Depois, um empate sem gols contra os EUA e por fim uma boa vitória contra o fraco País de Gales.

Em relação ao último jogo, os ingleses virão a campo somente com uma alteração. E nenhum jogador está pendurado por cartão. Seja dentro ou fora de campo. Uma das seleções mais disciplinadas até o momento.

O Senegal foi eliminada na fase de grupos em sua última copa do mundo. Neste mundial, perdeu na estreia por 2×0 para a Holanda, venceu o Catar por 3×1 e venceu o Equador por 2×1, conseguindo a segunda posição do grupo.

Assim, Senegal chega bem às oitavas e embora não seja vista com favoritismos, está aqui com méritos. Em relação ao último jogo, o Senegal vem com duas alterações. Mendy e Jakobs entram pendurados por cartão. Gueye já levou dois cartões e por isso cumpre suspensão automática.

Começou o primeiro tempo

O jogo começou com a Inglaterra buscando o ataque de modo a acuar o Senegal em seu próprio campo. Apesar disso, não temos grandes jogadas e só aos 8′ Diallo prendeu demais a bola na grande área, tentou girar em cima de Saka e quase foi desarmado. Para a sorte do zagueiro, a bola sobrou para Édouard Mendy.

A sequência do jogo mostra uma Inglaterra valorizando a posse de bola e um time de Senegal esperando os ingleses para tentar dar o bote no contra-ataque. Os africanos jogavam no erro inglês, marcando forte no meio campo.

Aos 22′ Diatta cruzou da direita, Dia se antecipou a Stones para finalizar e a bola explodiu em Stones. No rebote, Dia chuta por cima do gol. Na finalização de Dia, a bola bateu na coxa e depois no braço de Stones. Senegal reclamou de pênalti, o VAR revisou o lance e manteve a decisão de campo.

A posse de bola era toda da Inglaterra, mas o meio de campo não funcionava. Com isso tudo, o que víamos era uma Inglaterra com a bola no pé mas tocando para os lados, sem subir ao ataque.

E finalmente aos 31′ surgiu uma boa jogada. Saka errou passe na defesa, Sarr interceptou, levou para o meio, girou e serviu Dia na grande área. O camisa 9 chutou cruzado de canhota e Pickford defendeu com o braço esquerdo.

E quando o jogo parecia (e estava) monótono, a Inglaterra marcou seu gol aos 38′. Bellingham recebeu de Kane, invadiu a área pela esquerda e cruzou rasteiro, na medida. Henderson veio de trás, chutou de canhota e abriu o placar.

A Inglaterra abriu o placar aos 38′

A Inglaterra parecia ter acordado. Aos 40′ Saka cruzou rasteiro da ponta direita, Kane finalizou desequilibrado no meio da área e mandou por cima do gol. Kane mudou seu posicionamento, tratando de ir buscar a bola no meio campo e tentando armar as jogadas.

O jogo mudou porque Senegal abriu espaços para tentar o ataque e com isso a Inglaterra encontrou estes espaços para chegar ao ataque. E isso melhorou o ritmo da partida. Chegamos aos 45′ e o juiz deu apenas 2′ de acréscimos.

E foi nos acréscimos que a Inglaterra ampliou. Bellingham puxou contra-ataque desde a intermediária defensiva em jogada individual e, do meio-campo, tocou em profundidade para Foden, que ajeitou de primeira para Kane. Ele chutou cruzado na saída de Mendy e ampliou com um bonito gol.

Kane finalmente fez o dele, ampliando para 2×0

No placar, Inglaterra 2×0 Senegal e após o gol o juiz encerrou a primeira etapa. A Inglaterra teve um começo de jogo bem burocrático, tocando a bola e esperando Senegal que por sua vez, não vinha ao ataque mantendo uma postura defensiva. A Inglaterra ficou sem opção de ligação no meio campo e ficou tocando a bola. Somente no final do primeiro tempo, com o primeiro gol, a equipe se encontrou no jogo e levou mais perigo ao Senegal que também partiu para o ataque. Melhor para os ingleses que ampliaram e estão vencendo com justiça.

Vamos para o segundo tempo

Os times voltaram a campo com Senegal fazendo três alterações. Diatta, Ndiaye e Ciss saíram para as entradas de Sarr, Dieng e Gueye. A Inglaterra voltou a campo sem alterações.

A Inglaterra tentava valorizar a posse de bola. Senegal por sua vez tenta subir ao ataque em velocidade, buscando por espaço. Com isso deixa espaços importantes para a Inglaterra. Apesar da movimentação, nenhum time chegou com perigo nos primeiros minutos da segunda etapa.

Somente aos 55′ a Inglaterra foi ao ataque de forma clara. Kane finalizou de longe, Édouard Mendy caiu para defender e acabou soltando. Para a sorte do goleiro, ninguém da Inglaterra apareceu no rebote e ele completou a defesa. Na sequência, mais um gol. Kane foi desarmado por Pape Gueye, Foden ficou com a sobra e cruzou rasteiro da ponta. No meio da área, Saka deu um leve toque tirando de Mendy, que até tocou na bola, mas ela morreu no fundo do gol.

A Inglaterra aumenta sua vantagem

Aos 64′ a Inglaterra trocou Foden e Saka por Grealish e Rashford. O jogo era todo da Inglaterra. Senegal parecia que sentira o baque dos gols e pouco criava em jogo. Aos 71′ Senegal mexeu no time, trocando Dia por Diédhou. Neste ponto do jogo parecia bem difícil que Senegal reverteria o placar a seu favor.

Aos 72′ Dieng sofreu falta; Na cobrança, Pape Sarr arriscou o chute direto e a bola saiu raspando a rede pelo lado de fora. Aos 75′ Koulibaly pegou Kane em jogada faltosa e levou cartão amarelo. Na sequência, a Inglaterra trocou Belligham e Stones por Mount e Dier. O jogo deu uma esfriada, pois a Inglaterra contava com boa vantagem e posse da bola e o Senegal parecia não ter forças para uma reação.

Aos 79′ Rashford cruzou rasteiro da ponta direita, Kane tentou finalizar de carrinho e não alcançou. O jogo chegou aos 81′ e a Inglaterra mexeu mais uma vez, trocando Henderson por Phillips. Aos 84′ mais uma mexida em Senegal, saiu Jakobs para a entrada de Touré.

O jogo chegou aos 90′ e o juiz acrescentou apenas quatro minutos. Shaw cruzou da esquerda, Rashford se esforçou para finalizar na segunda trave e mandou na rede pelo lado de fora.

Não tivemos mais nenhuma jogada perigosa e o juiz apitou final de jogo. A Inglaterra jogou muito bem e mereceu sua classificação. Senegal que fez uma boa fase de grupos não repetiu as boas atuações e com isso se despediu da copa.

Com este jogo, mais um confronto das quartas-de-final foi definido. E é um jogo que poderia ser uma grande final, considerando o futebol que os times apresentaram até aqui. França e Inglaterra terão um jogo que tem tudo para ser um dos melhores desta copa. Pena que um deles não ficará até o final da festa.

Resumo do Jogo

  • Inglaterra 3×0 Senegal – Al Bayt Stadium, Al Khor – 04/12/2022 – 16h (Brasília)
  • Seleção da Inglaterra: Pickford; Walker, Stones (Dier), Maguire e Shaw; Rice, Henderson (Phillips) e Bellingham (Mount); Saka (Rashford), Foden (Grealish) e Kane. Técnico: Gareth Southgate.
  • Seleção de Senegal: Édouard Mendy; Sabaly, Koulibaly, Diallo e Jakobs (Ballo-Touré); Ciss (Pape Gueye), Nampalys Mendy, Diatta (Pape Sarr) e Ismaila Sarr; Iliman Ndiaye (Bamba Dieng) e Dia (Diédhiou). Técnico: Aliou Cissé.
  • Árbitro: Ivan Arcides Barton Cisneros; Auxiliares: David Jonathan Morán Santos e Katie Nesbitt.
  • Gols: Henderson aos 39′; Kane aos 45+3′; Saka aos 57′.
  • Cartões Amarelos: Koulibaly.
  • Público: 65.985
  • Confira os melhores momentos do jogo no site da FIFA
Publicado em:Crônicas,Entretenimento,Uma Copa Qualquer

Conheça também...