Menu fechado

Argentina x Croácia (Semifinal 13/12/2022)

Chegamos à semifinal nesta copa do mundo. E em campo a disputa pela vaga na grande final. Em campo estarão Argentina e Croácia. As equipes já se enfrentaram cinco vezes, sendo dois destes confrontos em Copa do Mundo. Em 98, Argentina venceu por 1×0 e 2018 a Croácia venceu por 3×0.

Os argentinos chegaram à semifinal num processo de superação. Após uma derrota de virada na estreia, a Argentina venceu os dois jogos seguintes para se classificar em primeiro no grupo. Derrotou a Austrália nas oitavas e a Holanda nos Pênaltis em jogo eletrizante.

Em campo são três alterações, já que Acuña e Montiel cumprem suspensão automática e não foram relacionados. Em relação aos cartões, eles foram zerados nesta fase, então ninguém está pendurado.

Os croatas chegaram aqui com um futebol burocrático e feio… mas que funcionou. Com apenas uma vitória e dois empates, foram segundo no seu grupo. Empataram com Japão e Brasil no mata-mata, vencendo ambos nos pênaltis.

Em campo, o time veio com a mesma formação que jogou contra o Brasil. Nenhum jogador cumpre suspensão automática e obviamente, não tem ninguém pendurado por cartão.

Começou o primeiro tempo

O jogo começa e a grande dúvida era se a Argentina conseguiria quebrar a paciência croata, forçando-os a sair de seu esquema de posse de bola para partir para o confronto franco e aberto.

E de fato, no início do jogo, a Croácia tentava impor seu jogo burocrático, trocando passes na intermediária a fim de cansar os argentinos na disputa da bola e fechando os espaços. O jogo prosseguiu assim até quase os 25′ e a Croácia seguia seu script, pois tinha ali 61% do domínio da posse de bola.

Aos 24′ a Argentina levou perigo ao gol croata. Enzo Fernández chutou colocado da intermediária e Livakovic caiu bem no cantinho esquerdo para espalmar.

Aos 31′ a história mudou quando foi dado pênalti para Argentina. Álvarez recebeu lançamento de Enzo Fernández, tentou encobrir Livakovic, se chocou com o goleiro e Lovren afastou na pequena área. O árbitro marcou o pênalti.

Jogada que deu origem ao pênalti para Argentina

Pela jogada, o goleiro Livakovic levou cartão amarelo, assim como Kovacic por reclamação. Na cobrança do pênalti, Messi soltou bomba cruzada de canhota, no alto. Livakovic até pulou para o lado esquerdo, mas não teve chance de defesa. Placar aberto a favor da Argentina.

A frente do placar a Argentina pode se dar ao luxo de deixar a Croácia controlar a bola, porque agora a obrigação de marcar era dos croatas. E foi num contra-atauque que a Argentina amplou. Aos 38′, Modric cobrou escanteio para trás, Brozovic cruzou em cima da marcação e a Argentina saiu no contra-ataque. Álvarez recebeu de Messi no meio-campo, arrancou em velocidade pela faixa central, conseguiu ficar com a bola mesmo após dois botes de defensores croatas e, cara a cara com Livakovic, mandou para o fundo do gol. No placar, 2×0 para a Argentina.

Em rápido contra-ataque, Argentina ampliou o placar

A Croácia deu mostras de sentir os gols e a Argentina aproveitou o bom momento. Aos 41′ Messi cobrou escanteio da esquerda, Mac Allister cabeceou cruzado na primeira trave e Livakovic fez grande defesa, evitando o terceiro gol.

Aos 44′ Juranovic cruzou da direita, a bola desviou em Tagliafico e Emi Martínez espalmou no cantinho esquerdo! No rebote, Pasalic, mesmo com pouco ângulo, finalizou na rede pelo lado de fora. O jogo chegou aos 45′ e o juiz deu quatro minutos de acréscimos. Mas nenhuma nova jogada surgiu e assim, o juiz encerrou a primeira etapa.

A Croácia foi extraída da sua zona de conforto, pois agora mesmo que tenha o controle da posse de bola, está atrás no placar e com isso terá que obrigatoriamente partir para o jogo aberto, correndo o risco de abrir espaços para o perigo ataque argentino.

Vamos para o segundo tempo

Os times voltaram a campo e a Croácia fez duas alterações, deixando o time mais ofensivo. Trocou Sosa por Orsic e Pasalic por Vlasic. Logo aos 48′ Paredes finalizou de fora da área, a bola desviou na marcação e Livakovic encaixou no centro do gol.

Na sequência, a Croácia mexeu novamente, trocando Brozovic por Petkovic. O técnico foi ousado porque basicamente deixou o time com um 4-2-4 num esquema extremamente ofensivo. Parece que a Croácia que tentar tudo ou nada.

A Argentina levou perigo aos 57′. Messi tabelou com Enzo Fernández pelo lado esquerdo da área, finalizou buscando o cantinho direito e Livakovic espalmou.

A Argentina mexeu no time aos 61′ com a troca de Paredes por Martínez. Na sequência, na cobrança da falta, Modric cruzou fechado, Emi Martínez afastou mal, Lovren cabeceou mascado e a zaga argentina afastou em dois tempos.

Aos 67′ o zagueiro Romero acertou Petkovic por trás em disputa no meio-campo e foi advertido por cartão amarelo. Aos 69′ Messi arrancou em velocidade pela direita, prendeu contra a marcação de Gvardiol, ameaçou girar para trás e levou novamente para o fundo. Já dentro da área, o camisa 10 tocou para trás e Álvarez finalizou para o fundo do gol. Argentina estava absoluta em campo.

Messi é o maestro da grande vitória Argentina. No placar, 3×0

Aos 71′ Otamendi levou cartão amarelo por falta em Petkovic. Na sequência, a Croácia mexeu no time, trocando Kramaric por Livaja. Em seguida, numa cobrança de falta da intermediária, Perisic chutoua rasteiro de canhota e Emi Martínez caiu no cantinho esquerdo para defender.

A Argentina trocou De Paul e Álvarez por Palacios e Dybala. Isto foi aos 74′. Aos 80′ foi a vez da Croácia trocar Modric por Majer. Aos 82′ Messi cobrou falta rápida, Dybala errou passe de calcanhar, ficou com a sobra e tocou por elevação. Mac Allister chutou de primeira e mandou à esquerda do gol.

Aos 84′ Majer cobrou escanteio fechadinho da direita, Perisic se abaixou para desviar na primeira trave e Lovren não alcançou na segunda. Em seguida, a Argentina trocou Mac Allister e Molina por Correa e Foyth. Chegamos os 90′ e o juiz acrescentou cinco minutos.

Mas não houve nenhuma nova jogada. Nem precisava. A Argentina fez tudo o que era necessário. Venceu de forma grandiosa. Deu uma aula de futebol em campo e jogou com aquele espírito de campeão. A Argentina venceu com todo merecimento. Messi foi o grande maestro e não tenho dúvidas que será escolhido o melhor jogador da copa.

E eles merecem ser campeões. Merecem.

Messi… Que esta seja sua copa do mundo

Resumo do Jogo

  • Argentina 3×0 – Lusail Stadium, Al Daayen – 13/12/2022 – 16h (Brasília)
  • Seleção da Argentina: Emiliano Martínez; Molina (Foyth), Otamendi, Romero e Tagliafico; De Paul (Palacios), Paredes (Lisandro Martínez), Enzo Fernández e Mac Allister (Correa); Messi e Julián Álvarez (Dybala). Técnico: Lionel Scaloni.
  • Seleção da Croácia: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa (Orsic); Kovacic, Brozovic (Petkovic) e Modric (Majer); Pasalic (Vlasic), Kramaric (Livaja) e Perisic. Técnico: Zlatko Dalic.
  • Árbitro: Daniele Orsato; Auxiliares: Ciro Carbone e Alessandro Giallatini.
  • Gols: Messi aos 34′; Álvarez, aos 39′ e aos 69′
  • Cartões Amarelos: Livakovic, Kovacic, Romero, Otamendi
  • Cartões Vermelhos: Mario Mandzukic (auxiliar)
  • Público: 88.966
  • Confira os melhores momentos do jogo no site da FIFA
Publicado em:Crônicas,Entretenimento,Uma Copa Qualquer

Conheça também...