Menu fechado

Está chegando o ano de 2024!

Mais um ano… pois é, chegamos ao final de 2023 e parece que foi um ano que voou. Muito… Há pouco ainda publicavámos nosso State of The Union com nosso planejamento, objetivos, projetos e metas. O ano de 2023 chegou e logo passou. E está chegando o ano de 2024. É o momento de refletir sobre tudo que aconteceu de bom e de ruim por aqui.

O ano de 2023

Neste ano tivemos o cuidado de não dar um passo maior que a perna. Ciente de nossas limitações e possibilidades, definimos metas plausíveis e exequíveis. Nossa meta principal sempre foi a mesma: consistência e periodicidade. Nada de permitir longos hiatos de conteúdos. Nós publicamos regularmente em todas as semanas do anos. Seja um texto aqui no site, seja um vídeo, seja um podcast. Não deixamos o UBQ ficar esquecido em sua memória.

Também definimos que faríamos mais conteúdos sobre tecnologia com o relançamento do nosso UBQ Tech News. Uma resenha mensal de notícias na área da tecnologia. A ideia era apenas um texto com uma coletânea de notícias captadas nos principais veículos da área. Acabou que mudamos algumas coisas e criamos mais conteúdos relacionados. Em nossos planos também expandir o podcast. Criando pequenos episódios temáticos e ampliando nossos episódios do Um Papo Qualquer. Pensamos em convidados e até mesmo numa renovação do formato e da linguagem do podcast.

Ainda pensamos em novas colunas, sendo uma delas voltada para criação de textos voltados para temas abordados em vestibulares como ENEM e FUVEST. Uma espécie de criação livre de textos opinativos sobre os assuntos mais diversos. Um verdadeiro execício de livre opinião. E também manteríamos as publicações dos nossos colunistas. Michel Vieira, Júnior Ferreira, Luciano Duran, Luiz Filipe MP e até mesmo o PH Vizza teriam garantido seu espaço de sempre por aqui.

E de todas estas propostas, sabe quais fizemos? Todas… pois é… talvez não no volume que gostaríamos. Mas fizemos acontecer todos os projetos. E isso foi sensacional. Não lembro na história do UBQ – principalmente depois que criamos nossa estrutura – de conseguirmos atender nossos planos na íntegra.

O site do UBQ

Tivemos em nosso site nada menos que 95 publicações. Sejam textos literários, artigos, resenhas, opiniões, divulgação de podcast e vídeos. Na prática, mas de uma publicação por semana. Uma menção especial ao nosso Luciano Duran que publicou vários textos para a série Confissões na coluna O Sujeito Oculto. O Luciano foi uma grata surpresa para nós no UBQ e suas confissões são momentos mágicos por aqui. Foram nada medos que 17 confissões.

O Michel publicou pouco… na verdade apenas dois textos. A carta aberta ao novo ministro da educação e o editorial com nosso State of The Union. Em compensação, esteve presente em quase todos os episódios do podcast. O Luiz também apareceu pouco nos textos com apenas e o Júnior publicou 8 opiniões no Disco da Semana, mas esteve presente em momentos importantes, como na ocasião da morte da Rita Lee e também no anúncio do fim da banda Sepultura. Por fim, o Luiz Filipe MP aparece com três publicações. Nosso PH ficou devendo, mas ele sempre esteve na torcida. Já este que vos escreve, contribuiu com 41 publicações. Mas não devemos nos esquecer que pesa sobre os ombros a obrigações de ser o editor do UBQ.

Estruturalmente, o UBQ mudou muito pouco. Na verdade, manteve sua estrutura de separar seus conteúdos dentros dos pilares Informação, Opinião e Conhecimento. A identidade visual também foi mantida e fizemos apenas alguns retoques nas vitrines. Aqui prevaleceu a ideia de manter aquilo que já vinha funcionando bem.

O canal de vídeos

Nos vídeos, continuamos com nossas publicações esparsas no YouTube e algumas lives eventuais de jogos no Twitch. Entretanto, o canal serviu como referência importante para as lives onde gravamos nosso podcast. Publicamos 12 vídeos editados e transmitimos ao vivo por 27 vezes. E foi nestas transmissões que gravamos nosso podcast Um Papo Qualquer. Este foi um ano em reforçamos a estrutura de produção com uma nova iluminação uma webcam mais robusta e também um microfone mais eficiente. O resultado de qualidade é nítido. No entanto, pecamos em não encontrar uma rotina de vídeos. Tivemos muitas ideias, mas poucas foram transformadas em vídeos. E isso é algo que precisamos corrigir para o ano que vem.

O Podcast

Aqui talvez tivemos nossa maior mudança em relação aos anos anteriores. Diferentemente do que fazíamos até então, resolvemos transmitir via YouTube e Twitch nossa gravação do podcast. E como transformamos o podcast numa transmissão ao vivo, nossa linguagem e nosso formato sofreu algumas alterações. Continuamos conversando sobre todos os assuntos que nos pareceu interessantes e trouxemos até mesmo convidados. Além das presenças do Luiz Filipe MP e do amigo Felipe Canela do Podcast Papo Canela, trouxemos o psicólogo Lucas Neves e também o especialistas em investimentos Pablo Piero Comunello.

Também criamos formatos mais curtos, com destaque especial para o UBQ Esporte Clube, produzido e editado pelo Luiz Filipe MP e para o UBQ Tech News com nossas notícias de tecnologia. Ok… no final do ano faltou fôlego para concluir estes dois projetos. Mas eles se mostraram viáveis e com alguns ajustes podem voltar a fazer parte da nossa produção regular.

Em termos quantitativos, foram 25 episódios do Um Papo Qualquer, 23 episódios do UBQ Esporte Clube e 7 episódios do UBQ Tech News. Ainda estamos devendo a versão dos episódios ao vivo no nosso feed. Mas acreditamos que poderemos resolver isso em breve.

Mas seja no feed, seja no YouTube, alcançamos uma marca bastante expressiva. Conseguimos uma plateia cativa que nos acompanhou e participou em vários podcasts e criamos nossa identidade neste formato.

Funcionou…

Os bônus

Além da nossa produção digital, finalmente conseguimos cobrir um evento de tecnologia como imprensa. O UBQ participou da cobertura da Brasil Game Show 2023 e tivemos a oportunidade de produzir nosso conteúdo, conhecer outros criadores e até mesmo encontrar em situações bem inusitadas a galera do site Adrenaline/Mundo Conectado. Uma referência quando o assunto é tecnologia. Para 2024, a promessa de um podcast com Diego Kerber e eventualmente Cassiano Pressoto e também Jacson Boeing como convidados no nosso Um Papo Qualquer. Outra presença garantida no podcast ano que vem é o nosso amigo Thiago Uberreich e vamos viabilizar outras visitas. Queremos muito trazer mais convidados para o podcast.

Se conseguimos a BGS, ficamos de fora na CCXP, mas um passo de cada vez, não é mesmo?

Resumo da Obra

Talvez não tenha sido um ano espetacular e muito provavelmente não foi mesmo. Mas foi um ano que conseguimos atingir uma maturidade editorial nunca antes vista por aqui. Publicamos, o UBQ não soluçou conteúdos de tempos em tempos. Toda semana havia algo novo por aqui. Ainda é cedo para prometer voos maiores, mas se conseguirmos manter a regularidade que tivemos em 2023, o ano de 2024 será muito interessante. Mas isso é assunto para o editorial do Michel na ocasião da publicação do nosso State of The Union.

Por ora, queremos agradecer a todos: amigos, colaboradores, críticos, nossa audiência. Todo mundo que nos ajudou a enxergar um caminho e transformar o UBQ num espaço plural de opinião, informação e entretenimento. E em 2024 será o décimo quinto ano do UBQ e queremos que seja um ano marcante por aqui.

Falaremos sobre isso no ano que vem.

Nossos votos de um feliz ano novo com muita saúde, paz, prosperidade, alegrias e realizações.

Obrigado por fazer parte de nossa história!

Publicado em:Editorial

Conheça também...