Menu fechado

Uruguai x Gana… Um jogo sensacional!

Confesso que eu não esperava muita coisa no jogo entre Uruguai x Gana. Para ser totalmente honesto, acreditei que seriam apenas coadjuvantes para as grandes seleções. E foi um tremendo engano, é claro. E o que explica isso? Bom… copa do mundo é assim mesmo. Quando você menos espera, um jogo se torna numa experiência fantástica.

O Uruguai havia a muito tempo não tinha um momento de glória em uma copa do mundo. A bem da verdade, sua última copa do mundo foi em 1970, quando foram eliminados pelo Brasil. Gana fazia parte daquele grupo de seleções que sempre são vistas com simpatia na copa. Mas é bom lembrar que é apenas a sua segunda participação em copas.

E no tempo normal, um empate por 1×1 empolgante, com o Uruguai dominando a primeira parte do jogo… bom, mais ou menos os 35 minutos, porque foi aí que o time perdeu o capitão Lugano por lesão. Não é que a partir daí, a seleção de Gana jogou mais bola, mas parece que o time do Uruguai deu uma bagunçada. Com isso, Gana conseguiu marcar no finalzinho do primeiro tempo com gol de Muntari.

No segundo tempo, apesar do bom momento de Gana, o Uruguai chegou ao empate aos 54′ com ótima cobrança de falta de Diego Forlán. A partir daí o jogo seguiu equilibrado até o final do tempo normal e com isso teríamos prorrogação e aí o rival era outro: o cansaço. E por conta disso, parecia que a decisão por pênaltis seria inevitável. Mas aí, no último minuto da prorrogação, o lance maior do jogo. A bola sobrou na área do Uruguai e após um bate-rebate, Luis Suárez, com as mãos, escandalosamente impediu o gol certo de Gana.

O gol era certo… mas o atacante Suárez fez incrível defesa, e marcando um pênalti

Diante da jogada acintosa, ele foi expulso é claro. Uma coisa que quase ninguém comentou foi o fato de que na linha do gol, também estava o lateral Fucile e ele também tentou por a mão da bola. Sim… seria pênalti do mesmo jeito, mas curiosamente todo mundo tratou de condenar a atitude de Suárez.

Mas apesar do pênalti, é perdoável o desespero do atacante. Afinal de contas, melhor um pênalti que poderia vir a ser defendido do que o gol certo que desclassificaria a equipe. Só que não foi bem assim. O goleiro Muslera não defendeu a cobrança, mas também não foi gol. Asamoah fez a cobrança, mas caprichosamente a bola bateu na trave. A vaga seria decidida nos pênaltis.

Suárez apostou no imponderável e ganhou a aposta. Asamoah desperdiçou a cobrança

Foi a vez de Suárez ir das lágrimas de tristeza pela vergonha da expulsão para a alegria do pênalti perdido. Ele foi expulso, mas deu ao time a esperança de ainda se classificar nos pênaltis.

Já saindo de campo, Suárez não conteve a alegria quando percebeu que Asamoah perdeu o pênalti

E aí, nos pênaltis, foi a vez do goleiro uruguaio Muslera brilhar. Ele defendeu duas cobranças. Defendeu, não foi erro do batedor. E na última cobrança o jogador “El loco” Abreu (que joga no Botafogo/RJ) bateu um pênalti bisonho. Bateu muito fraco. Coisa de doido… fazendo jus ao nome. Mas marcou. E no final, é o que importa. Assim, o Uruguai bateu Gana por 4×2. E com isso, após quarenta anos o Uruguai irá disputar uma semifinal. Pegará a Holanda.

Resumo do Jogo

  • Uruguai 1×1 Gana (4×2 nos pênaltis) – Soccer City Stadium, Joanesburgo – 02/07/2010 – 15h30 (Brasília)
  • Seleção do Uruguai: Muslera, Lugano (Scotti), Fucile, Victorino, Pereira, Perez, Arevalo, Fernández (Lodeiro), Cavani (Abreu), Suárez e Forlan . Técnico: Óscar Tabárez.
  • Seleção de Gana: Kingson, Sarpei, Pantsil, Mensah, Inkoom (Appiah), Vorsah, Annan, Muntari (Adiyiah), Asamoah, Gyan e Boateng . Técnico: Milovan Rajevac.
  • Árbitro: Olegário Benquerença; Auxiliares: José Cardinal e Bertino Miranda.
  • Gols: Muntari aos 45’+1′ e Forlan aos 54′.
  • Cartões Amarelos: Fucile, Pérez, Arévalo, Paintsil, Mensah e Sarpei
  • Cartões Vermelhos: Suárez
  • Público: 84.017
  • Confira os melhores momentos do jogo no canal oficial da FIFA no YouTube.
Publicado em:Crônicas,Entretenimento,Uma Copa Qualquer

Conheça também...