Menu fechado

O que é ser um secretário escolar?

Trabalhar como secretário de escola é como andar de montanha-russa: você passa por altos e baixos e em alguns momentos você tem um friozinho na barriga. O quadro administrativo da escola normalmente é o local menos lembrado por professores e alunos, mas é o mais xingado quando surgem os problemas.

Alguns professores reconhecem o trabalho do secretário. Outros, nem tanto. Alguns elogiam, muitos brigam. Amparam-se em afirmações duvidosas, acusam sem fundamento e utilizam técnicas de intimidação em alguns casos. E realmente isto é estressante. E vem me causando várias noites de insônia.

Mas eu não posso simplesmente abandonar o barco. Muita coisa em jogo. Felicidade de outras pessoas. Não posso ser leviano a ponto de ignorar tudo e todos. Assim, cheguei a conclusão de que devo seguir algumas diretrizes básicas para que meu trabalho possa ter um mínimo de tranquilidade. Assim, estas serão minhas diretrizes:

Ser secretário é…

  1. Ser saco de pancadas
  2. Ouvir reclamações, algumas justas, outras injustas
  3. Ser apontado como o principal culpado dos problemas administrativos
  4. Levar broncas por todos os lados: do diretor, dos professores, da diretoria de ensino
  5. Nunca ter razão, não importa qual seja o problema
  6. Ser imparcial e respeitar todos igualmente (mesmo que alguns não entendam que todos os professores são iguais e briguem comigo por conta disto)
  7. Ser paciente, mesmo que as possibilidades de diálogo já tenham se esgotado
  8. Não ter oportunidade para se justificar (leia o item 5)

Não é fácil… mas esse é o meu trabalho e meu ganha-pão… eu preciso do meu trabalho para poder pagar minhas contas. Por isso, vou continuar fazendo o meu melhor. Mas vou seguir meu próprio conselho que eu mesmo sugeri alguns textos atrás… entre ter paz e ter razão…

Publicado em:Crônicas,Entretenimento,Noites de Insônia

Conheça também...