Menu fechado

Portugal x Suíça (Oitavas – 06/12/2022)

Último jogo das oitavas-de-final desta copa do mundo. E o confronto será entre Portugal e Suíça. As seleções nunca se enfrentaram em copas do mundo.

Portugal estreou com vitória por 3×2 sobre Gana, depois venceu o Uruguai por 2×0 num bom jogo. Por fim, perdeu de forma surpreendente para a Coreia numa virada de 2×1, mas ainda assim ficou líder do grupo.

Portugal veio ao jogo com simplesmente oito alterações em relação ao último confronto e para surpresa de muitos (minha inclusive), Cristiano Ronaldo ficou no banco. Pendurados por cartão, Bruno Fernandes, Rúben Dias e João Felix pendurados por cartão.

Já a Suíça vem de uma vitória contra Camarões, uma derrota para o Brasil e no último jogo da fase de grupos, uma vitória de 3×2 sobre a Sérvia num jogo bastante movimentado.

Em campo, a Suíça vem com apenas duas alterações em relação ao último jogo. E pendurados por cartão estavam Akanji, Schaer, Xhaka e Vargas.

Começou o primeiro tempo

O jogo começou com a Suíça tentando manter a posse de bola e impedir Portugal de criar suas jogadas. O começo do jogo foi morno. Aos 11′ Rúben Dias vacilou na saída de bola e foi desarmado por Shaqiri. Para a sorte do zagueiro, Diogo Dalot ficou com a sobra e afastou o perigo.

Portugal abriu o placar aos 17′. João Félix recebeu arremesso lateral de Raphael Guerreiro e deu um leve toque para acionar Gonçalo Ramos na grande área. O centroavante girou, soltou uma bomba de canhota e mandou no ângulo direito para abrir o placar.

Portugal abriu o placar

Aos 21′ Raphael Guerreiro tabelou com Bernardo Silva, acionou Gonçalo Ramos na grande área e o autor do gol ajeitou para trás. Otávio chutou de primeira e Sommer encaixou a bola. Na sequência, Gonçalo Ramos teve a opção de tocar para Bruno Fernandes na grande área, mas preferiu finalizar e pegou mascado na bola, facilitando a defesa de Sommer.

Aos 28′ Embolo girou muito bem em cima de Rúben Dias no meio-campo, escapou da falta no primeiro momento, arrancou em velocidade e, na intermediária, não conseguiu dar continuidade ao lance pois foi parado por falta. Na cobrança da falta, Shaqiri chutou colocado de canhota, a bola caiu e foi no cantinho esquerdo. Diogo Costa saltou e defendeu com a ponta dos dedos.

Aos 31′ João Félix cruzou fechado da esquerda buscando Gonçalo Ramos, Schar desvia de cabeça antes do atacante, manda para trás e quase marca contra. Em seguida, Bruno Fernandes cobrou escanteio da direita, Pepe veio de trás, subiu muito bem na entrada da pequena área e testou firme para estufar a rede. Portugal amplia.

Pepeu subiu mais e marcou. Portugal 2×0 Suíça

Aos 37′ Edimilson Fernandes cruzou da direita, Diogo Costa mergulhou para espalmar e mandou para o alto. Freuler cabeceou e Diogo Dalot, na pequena área, afastou o perigo de qualquer maneira. A posse de bola estava dividia entre as equipes, mas Portugal criava as melhores chances. Aos 42′ Gonçalo Ramos recebeu ótimo passe longo de Bruno Fernandes na grande área, chutou cruzado de canhota e Sommer espalmou para fora.

O primeiro amarelo do jogo saiu aos 43′ para Schär da Suíça. O zagueiro foi punido por entrada dura em João Félix, em lance que Portugal levou vantagem. Caso a Suíça avance ele deverá cumprir suspensão automática.

O jogo chegou aos 45′ e o juiz acrescentou quatro minutos. Mas nenhuma jogada a mais levou perigo aos times. Assim, o juiz encerrou o primeiro tempo.

Portugal tem o controle do jogo e a Suíça tem dificuldades em subir para o ataque. A construção da vantagem de 2×0 ia dando boa tranquilidade para o time.

Vamos para o segundo tempo

Os times voltaram para o segundo tempo com a Suíça trocando Schär por Comert. Portugal volta sem alterações. Portugal só precisou de cinco minutos para marcar. Aos 50′ Diogo Dalot passou por Vargas na ponta direita e cruzou rasteiro. Gonçalo Ramos se antecipou a Comert, esticou a perna para finalizar e mandou entre as pernas de Sommer para ampliar.

Portugal ampliou para 3×0

A Suíça trocou Freuler e Sow por Zakaria e Seferovic aos 54′. Na sequência, Portugal ampliou para 4×0. Em grande jogada coletiva, Otávio ajeitou de calcanhar para João Félix, que acionou Gonçalo Ramos. O atacante dominou girando, acionou Raphael Guerreiro na grande área e o lateral chutou no alto para transformar a vitória em goleada.

Não perca as contas… Portugal fez o quarto gol

A Suíça acordou e fez o seu aos 57′. Shaqiri cobrou escanteio fechado da direita, Gonçalo Ramos tentou afastar na primeira trave e acabou desviando para trás. Akanji apareceu livre no segundo pau e escorou para a rede. No placar, Portugal 4×1 Suíça.

A Suíça diminuiu em jogada de bola parada

Comert levou cartão aos 58′. O zagueiro deixou o braço no rosto de Bruno Fernandes e foi amarelado. Aos 66′ a Suíça trocou Vargas por Okafor. E aos 67′ mais um gol de Portugal. João Félix recebeu de Bernardo Silva pelo meio e acionou Gonçalo Ramos na grande área. Com muita frieza e qualidade, o atacante finalizou de cavadinha na saída de Sommer e marcou o seu terceiro gol no jogo.

Saiu o primeiro hat trick da copa

Aos 69′ Raphael Guerreiro foi lançado por Bernardo Silva pelo lado esquerdo da área, cruzou de primeira, Bruno Fernandes chegou atrasado e não conseguiu finalizar para o gol.

Aos 72′ Portugal fez três alterações. Saíram Ramos, Otávio e João Félix. Entraram Cristiano Ronaldo, Vitinha e Horta. Aos 79′ Embolo dominou na entrada da área, a bola subiu e o atacante finalizou de voleio. Após desvio na cabeça de Diogo Dalot, a pelota saiu em escanteio. Shaqiri cobrou escanteio da esquerda, Xhaka cabeceou na primeira trave e mandou por cima do gol.

Portugal fez mais uma substituição aos 81′. Trocou Bernardo Silva por Rúben Neves. Aos 84′ Comert errou passe no campo de defesa, William Carvalho aproveitou e fez o lançamento. Cristiano Ronaldo arrancou, finalizou forte de canhota e fez o seu, porém o bandeirinha marcou o impedimento. Pelo replay, não há o que contestar.

Aos 87′, Portugal mexeu mais uma vez. Trocou Bruno Fernandes para a entrada de Rafael Leão. O jogo parecia estar definido. Aos 88′ Foi a vez da Suíça mexer, trocando Embolo por Jashari.

O jogo chegou aos 90′ e o juiz deu quatro minutos de acréscimos. E aos 90’+1′ Portugal chegou de novo ao gol. Rafael Leão tabelou com Raphael Guerreiro pela esquerda, cortou para dentro já na grande área e chutou colocado buscando o canto oposto. Sommer ficou parado no meio do gol e viu a bola entrar.

Foi um vareio… Portugal 6×1

Após a comemoração, não surgiram outras jogadas. E nem precisaria. O juiz apitou o final do jogo. Um vareio… um show de bola onde Portugal mostrou uma força incrível. E se pensarmos que o Brasil sofreu para conseguir marcar um golzinho… bom… preocupa.

Com a vitória, Portugal avança para as quartas-de-final e terá como adversário o Marrocos. Promessa de um jogo bom.

Resumo do Jogo

  • Portugal 6×1 Suíça – Lusail Stadium, Al Daayen – 06/12/2022 – 16h (Brasília)
  • Seleção de Portugal: Diogo Costa; Dalot, Pepe, Rubén Dias e Raphael Guerreiro; William Carvalho, Otávio (Vitinha) e Bernardo Silva (Neves); Bruno Fernandes (Rafael Leão), João Félix (Cristiano Ronaldo) e Gonçalo Ramos (Ricardo Horta). Técnico: Fernando Santos.
  • Seleção da Suíça: Sommer; Fernandes, Schär (Cömert), Akanji e Ricardo Rodríguez; Freuler (Zakaria), Xhaka, Sow (Seferovic), Shaqiri e Vargas (Okafor); Embolo. Técnico: Murat Yakin.
  • Árbitro: César Arturo Ramos Palazuelos; Auxiliares: Alberto Morín Méndez e Miguel Ángel Hernández Paredes.
  • Gols: Gonçalo Ramos aos 17′; Pepe aos 33′; Gonçalo Ramos, aos 51′ e aos 67”; Raphael Guerreiro aos 55′, Akanji, aos 58′, e Rafael Leão, aos 90’+2′.
  • Cartões Amarelos: Schär e Cömert (Suíça).
  • Público: 83.720
  • Confira os melhores momentos do jogo no site da FIFA.
Publicado em:Crônicas,Entretenimento,Uma Copa Qualquer

Conheça também...