Hoje já é o último dia das quartas-de-final desta copa do mundo. Em campo entrem as seleções de Marrocos e Portugal. Os países se enfrentaram apens três vezes na história e todos aconteceram em Copa do Mundo. Em 1986, 2018 e agora em 2022.

O Marrocos vem credenciado como líder do seu grupo, com duas vitórias e um empate. Depois venceram os espanhóis nos pênaltis num jogo improvável, mas com resultado justíssimo, considerando a soberba ibérica.
A Equipe marroquina vem com duas alterações em relação ao último jogo. e pendurados por cartão, entraram em campo como titular Amrabat e Saiss.
Portugal busca seu lugar na história. Ficou em primeiro no seu grupo com duas vitórias e uma derrota. Depois triturou a Suíça pelo placar de 6×1 nas oitavas.
Em campo, o time vem com apenas uma alteração em relação ao último jogo e novamente Cristiano Ronaldo começa no banco. Pendurados por cartão em campo estão Bruno Fernandes, Rúben Dias, Rúben Neves e João Felix.
Começou o primeiro tempo
O jogo começou com os times buscando o controle do meio-campo com Portygal rolando a bola no seu campo de defesa em busca de algum espaço para o ataque. Já aos 5′ Bruno Fernandes cobrou uma falta da direita levantando para a área. A bola viajou à meia altura, João Félix mergulhou para testar e Bono espalmar no reflexo.
Aos 7′, Ziyech cobrou escanteio da esquerda para a entrada da pequena área e encontrou En-Nesyri, que foi no segundo andar e cabeceou sobre o gol de Diogo Costa.
O jogo é amarrado no meio-campo porque o Marrocos não sobe sua marcação, fiel ao seu esquema tático. Portual sem espaços para construitr jogadas tentava lançamentos em profundidade.
Aos 18′ Ounahi trouxe a bola para o ataque e soltou com Ziyech na direita. Como de costume, o ponta do Chelsea puxou para a canhota e finalizou rasteiro à esquerda de Diogo Costa.
O jogo seguiu morno sem grandes jogadas até os 30′, quando após corte mal feito por El Yamiq, a bola se ofereceu para João Félix na entrada da área e ele soltou paulada com desvio rente ao travessão de Bono. Aos 34′ Attiat-Allah desceu pela esquerda, recebeu de Boufal e logo tocou para a área. Com a bola quicando, Amallah isolou a finalização de forma muito estranha.
Aos 42′ Attiat-Allah subiu sem grandes pretensões pela esquerda e colocou a bola na entrada da pequena área. Diogo Costa saiu mal do gol, En-Nesyri se antecipou ao goleiro e conferiu de cabeça para o fundo da rede. Gol der Marrocos.

Aos 44′ Bruno Fernandes recebeu passe alto de Dalot na direita e, sem pensar duas vezes, emendou chute venenoso que explodiu no travessão de Bono. Quase foi o empate. O jogo chegou aos 45′ e o juiz deu dois minutos de acréscimos.
Aos 45’+2′ em contra-ataque veloz, En-Nesyri serviu a chegada de Attiat-Allah na esquerda. O lateral pisou na área e encaminhou um balaço à direita de Diogo Costa. Foi a última jogada pois o juiz encerrou o primeiro tempo sob muitos protestos dos jogadores portugueses que pediam um pênalti em jogada anterior.
Marrocos se mostrou um dos times mais disciplinados taticamente nesta copa. Assim como jogou contra a Espanha, não deixou se atrair por Portugal e fechou todos os espaços dificultando a vida dos portugueses. E ainda conseguiu fazer um gol ficando em situação muito favorável para o segundo tempo.
Vamos para o segundo tempo
Os times voltaram para o jogo sem alterações. Logo aos 49′ Ziyech cobrou falta da direita levantando para o primeiro pau. Por lá, El Yamiq testou, Diogo Costa defendeu no susto e, no rebote, o próprio zagueiro escorou para fora. Aos 51′ Portugal mexeu no time, sacando Guerreiro e Rúben Neves para as entradas de Cancelo e Cristiano Ronaldo. Restava saber se o robozão faria difenrença.
Aos 58′ o Marrocos mexeu o time, trocando Saiss por Dari. Marrocos vem sofrendo com a lesão dos seus jogadores. Já era o terceiro que se machuca nestes últimos jogos. Na sequência, após boa jogada de Otávio na direita, a bola foi alçada para a entrada da pequena área e Gonçalo Ramos apareceu entre os zagueiro para testar para fora.
Portugal começou a se expor para buscar uma reação. Marrocos se encolhia na marcação. Aos 64′ Bruno Fernandes se apresentou na entrada da área com visão clara do gol, engatilhou o pé direito e soltou uma bomba sobre o gol de Bono.
Marrocos mexeu no time, trocando En-Nesyri e Amallah por Cheddira e Benoun. Aos 69′ Bruno Fernandes costurou da direita para o meio e, de trivela, alçou a bola para a área. Ela passou raspando por Cristiano Ronaldo e Bono saiu do gol para defender.
Portugal mexeu no time mais uma vez, trocando Otávio e Gonçalo Ramos por Vitinha e Rafael leão. Na sequência Dari levou cartão amarelo por carrinho em Rafael Leão. A posse de bola era praticamente toda de Portugal.
Aos 75′ Bruno Fernandes bateu tiro de canto da esquerda fechadinho para a área e Bono saiu esquisito do gol para espalmar pela linha de fundo. O goleiro paga geral. Na sequência, em novo contra-ataque perigoso, Ounahi escorou para a chegada de Cheddira pelo meio e o atacante se embananou com a bola antes de uma finalização.
Aos 80′ Portugal trocou Dalot por Ricardo Horta. Portugal estava inteiro no ataque e a equipe do Marrocos totalmente fechada em seu próprio campo. Os portugueses simplesmente não encontravam o caminho do gol.
Marrocos mexeu no time aos 82′ Ziyech e Boufal saíram para a entrada de Jabrane e Abdukhlal. Aos 83′ Cristiano Ronaldo fez a parede dentro da área, escorou para João Félix e o garoto soltou uma paulada de canhota no ângulo direito de Bono, que voou para buscar.
Aos 87′ Vitinha levou cartão amarelo por falta em Ounahi.
O jogo chegou aos 90′ e o juiz deu oito minutos de acréscimos. Aos 90’+1′ Cristiano Ronaldo foi lançado em profundidade, dominou na área e, sem hesitar, finalizou na saída de Bono, que, no reflexo, defende em dois tempos. Bono definitivamente será o goleiro sensação desta copa.
Mais um cartão aos 90’+2′ para o Marrocos. Chedira recebeu cartão amarelo após cometer falta em Pepe em disputa aérea. Na sequência, Chedira chegou atrasado em dividida com João Félix e acertou o garoto com a sola da chuteira. Levou o segundo cartão amarelo e consequentemente o cartão vermelho.
Aos 90’+6′ Attiat-Allah despachou o perigo da defesa com chutão e encontrou lançamento para Aboukhlal. O atacante saiu cara a cara com Diogo Costa, tentou cavar e errou feio.
Na sequência o jogo Rafael Leão encarou Hakimi na esquerda, levantou a bola para a área e, após ela passar por CR7, Pepe sequer sobiu para testá-la à esquerda de Bono.
E o juiz apitou o fim do jogo. Portugal foi eliminada pela seleção de Marrocos que de maneira inédita chega a uma semifinal de copa do mundo. Com uma formação absolutamente defensiva e disciplinada o Marrocos soube controlar grandes adversários como Espanha e Portugal. A classificação foi merecida e Portugal se despediu, assim como Cristiano Ronaldo que fez sua última participação em copas.
Resumo do Jogo
- Marrocos 1×0 Portugal – Al Thumama Stadium, Doha – 10/12/2022 – 12h (Brasília)
- Seleção do Marrocos: Bounou; Hakimi, El Yamiq, Saiss (Dari), Attiat; Allah, Amrabat, Ounahi, Amallah (Bennoun); Ziyech (Aboukhlal), En Nesyri (Cheddira), Boufal (Jabrane). Técnico: Walid Regragui.
- Seleção de Portugal: Diogo Costa; Dalot (Ricardo Horta), Pepe, Rúben Dias e Guerreiro (Cancelo); Rúben Neves (Cristiano Ronaldo), Otávio (Vitinha) e Bruno Fernandes; João Félix, Bernardo Silva e Gonçalo Ramos (Rafael Leão). Técnico: Fernando Santos.
- Árbitro: Facundo Tello; Auxiliares: Ezequiel Brasilovski e Gabriel Chade.
- Gols: En Nesyri aos 42′
- Cartões Amarelos: Dari, Vitinha, Cheddira.
- Cartões Vermelhos: Cheddira
- Público: 44.198
- Confira os melhores momentos do jogo no site da FIFA.
