Menu fechado

Marrocos x Portugal (Quartas – 10/12/2022)

Hoje já é o último dia das quartas-de-final desta copa do mundo. Em campo entrem as seleções de Marrocos e Portugal. Os países se enfrentaram apens três vezes na história e todos aconteceram em Copa do Mundo. Em 1986, 2018 e agora em 2022.

O Marrocos vem credenciado como líder do seu grupo, com duas vitórias e um empate. Depois venceram os espanhóis nos pênaltis num jogo improvável, mas com resultado justíssimo, considerando a soberba ibérica.

A Equipe marroquina vem com duas alterações em relação ao último jogo. e pendurados por cartão, entraram em campo como titular Amrabat e Saiss.

Portugal busca seu lugar na história. Ficou em primeiro no seu grupo com duas vitórias e uma derrota. Depois triturou a Suíça pelo placar de 6×1 nas oitavas.

Em campo, o time vem com apenas uma alteração em relação ao último jogo e novamente Cristiano Ronaldo começa no banco. Pendurados por cartão em campo estão Bruno Fernandes, Rúben Dias, Rúben Neves e João Felix.

Começou o primeiro tempo

O jogo começou com os times buscando o controle do meio-campo com Portygal rolando a bola no seu campo de defesa em busca de algum espaço para o ataque. Já aos 5′ Bruno Fernandes cobrou uma falta da direita levantando para a área. A bola viajou à meia altura, João Félix mergulhou para testar e Bono espalmar no reflexo.

Aos 7′, Ziyech cobrou escanteio da esquerda para a entrada da pequena área e encontrou En-Nesyri, que foi no segundo andar e cabeceou sobre o gol de Diogo Costa.

O jogo é amarrado no meio-campo porque o Marrocos não sobe sua marcação, fiel ao seu esquema tático. Portual sem espaços para construitr jogadas tentava lançamentos em profundidade.

Aos 18′ Ounahi trouxe a bola para o ataque e soltou com Ziyech na direita. Como de costume, o ponta do Chelsea puxou para a canhota e finalizou rasteiro à esquerda de Diogo Costa.

O jogo seguiu morno sem grandes jogadas até os 30′, quando após corte mal feito por El Yamiq, a bola se ofereceu para João Félix na entrada da área e ele soltou paulada com desvio rente ao travessão de Bono. Aos 34′ Attiat-Allah desceu pela esquerda, recebeu de Boufal e logo tocou para a área. Com a bola quicando, Amallah isolou a finalização de forma muito estranha.

Aos 42′ Attiat-Allah subiu sem grandes pretensões pela esquerda e colocou a bola na entrada da pequena área. Diogo Costa saiu mal do gol, En-Nesyri se antecipou ao goleiro e conferiu de cabeça para o fundo da rede. Gol der Marrocos.

Numa jogada despretensiosa, Marrocos abriu o placar

Aos 44′ Bruno Fernandes recebeu passe alto de Dalot na direita e, sem pensar duas vezes, emendou chute venenoso que explodiu no travessão de Bono. Quase foi o empate. O jogo chegou aos 45′ e o juiz deu dois minutos de acréscimos.

Aos 45’+2′ em contra-ataque veloz, En-Nesyri serviu a chegada de Attiat-Allah na esquerda. O lateral pisou na área e encaminhou um balaço à direita de Diogo Costa. Foi a última jogada pois o juiz encerrou o primeiro tempo sob muitos protestos dos jogadores portugueses que pediam um pênalti em jogada anterior.

Marrocos se mostrou um dos times mais disciplinados taticamente nesta copa. Assim como jogou contra a Espanha, não deixou se atrair por Portugal e fechou todos os espaços dificultando a vida dos portugueses. E ainda conseguiu fazer um gol ficando em situação muito favorável para o segundo tempo.

Vamos para o segundo tempo

Os times voltaram para o jogo sem alterações. Logo aos 49′ Ziyech cobrou falta da direita levantando para o primeiro pau. Por lá, El Yamiq testou, Diogo Costa defendeu no susto e, no rebote, o próprio zagueiro escorou para fora. Aos 51′ Portugal mexeu no time, sacando Guerreiro e Rúben Neves para as entradas de Cancelo e Cristiano Ronaldo. Restava saber se o robozão faria difenrença.

Aos 58′ o Marrocos mexeu o time, trocando Saiss por Dari. Marrocos vem sofrendo com a lesão dos seus jogadores. Já era o terceiro que se machuca nestes últimos jogos. Na sequência, após boa jogada de Otávio na direita, a bola foi alçada para a entrada da pequena área e Gonçalo Ramos apareceu entre os zagueiro para testar para fora.

Portugal começou a se expor para buscar uma reação. Marrocos se encolhia na marcação. Aos 64′ Bruno Fernandes se apresentou na entrada da área com visão clara do gol, engatilhou o pé direito e soltou uma bomba sobre o gol de Bono.

Marrocos mexeu no time, trocando En-Nesyri e Amallah por Cheddira e Benoun. Aos 69′ Bruno Fernandes costurou da direita para o meio e, de trivela, alçou a bola para a área. Ela passou raspando por Cristiano Ronaldo e Bono saiu do gol para defender.

Portugal mexeu no time mais uma vez, trocando Otávio e Gonçalo Ramos por Vitinha e Rafael leão. Na sequência Dari levou cartão amarelo por carrinho em Rafael Leão. A posse de bola era praticamente toda de Portugal.

Aos 75′ Bruno Fernandes bateu tiro de canto da esquerda fechadinho para a área e Bono saiu esquisito do gol para espalmar pela linha de fundo. O goleiro paga geral. Na sequência, em novo contra-ataque perigoso, Ounahi escorou para a chegada de Cheddira pelo meio e o atacante se embananou com a bola antes de uma finalização.

Aos 80′ Portugal trocou Dalot por Ricardo Horta. Portugal estava inteiro no ataque e a equipe do Marrocos totalmente fechada em seu próprio campo. Os portugueses simplesmente não encontravam o caminho do gol.

Marrocos mexeu no time aos 82′ Ziyech e Boufal saíram para a entrada de Jabrane e Abdukhlal. Aos 83′ Cristiano Ronaldo fez a parede dentro da área, escorou para João Félix e o garoto soltou uma paulada de canhota no ângulo direito de Bono, que voou para buscar.

Aos 87′ Vitinha levou cartão amarelo por falta em Ounahi.

O jogo chegou aos 90′ e o juiz deu oito minutos de acréscimos. Aos 90’+1′ Cristiano Ronaldo foi lançado em profundidade, dominou na área e, sem hesitar, finalizou na saída de Bono, que, no reflexo, defende em dois tempos. Bono definitivamente será o goleiro sensação desta copa.

Mais um cartão aos 90’+2′ para o Marrocos. Chedira recebeu cartão amarelo após cometer falta em Pepe em disputa aérea. Na sequência, Chedira chegou atrasado em dividida com João Félix e acertou o garoto com a sola da chuteira. Levou o segundo cartão amarelo e consequentemente o cartão vermelho.

Aos 90’+6′ Attiat-Allah despachou o perigo da defesa com chutão e encontrou lançamento para Aboukhlal. O atacante saiu cara a cara com Diogo Costa, tentou cavar e errou feio.

Na sequência o jogo Rafael Leão encarou Hakimi na esquerda, levantou a bola para a área e, após ela passar por CR7, Pepe sequer sobiu para testá-la à esquerda de Bono.

E o juiz apitou o fim do jogo. Portugal foi eliminada pela seleção de Marrocos que de maneira inédita chega a uma semifinal de copa do mundo. Com uma formação absolutamente defensiva e disciplinada o Marrocos soube controlar grandes adversários como Espanha e Portugal. A classificação foi merecida e Portugal se despediu, assim como Cristiano Ronaldo que fez sua última participação em copas.

Resumo do Jogo

  • Marrocos 1×0 Portugal – Al Thumama Stadium, Doha – 10/12/2022 – 12h (Brasília)
  • Seleção do Marrocos: Bounou; Hakimi, El Yamiq, Saiss (Dari), Attiat; Allah, Amrabat, Ounahi, Amallah (Bennoun); Ziyech (Aboukhlal), En Nesyri (Cheddira), Boufal (Jabrane). Técnico: Walid Regragui.
  • Seleção de Portugal: Diogo Costa; Dalot (Ricardo Horta), Pepe, Rúben Dias e Guerreiro (Cancelo); Rúben Neves (Cristiano Ronaldo), Otávio (Vitinha) e Bruno Fernandes; João Félix, Bernardo Silva e Gonçalo Ramos (Rafael Leão). Técnico: Fernando Santos.
  • Árbitro: Facundo Tello; Auxiliares: Ezequiel Brasilovski e Gabriel Chade.
  • Gols: En Nesyri aos 42′
  • Cartões Amarelos: Dari, Vitinha, Cheddira.
  • Cartões Vermelhos: Cheddira
  • Público: 44.198
  • Confira os melhores momentos do jogo no site da FIFA.
Publicado em:Crônicas,Entretenimento,Uma Copa Qualquer

Conheça também...