Menu fechado

Holanda x Argentina (Quartas – 09/12/2022)

No segundo confronto das semifinais temos o encontro de Holanda e Argentina. Rivais antigos em outras copas, já disputaram inclusive a final da Copa de 1978, vencida pela Argentina. No seu último confronto em copas, a Argentina despachou a Holanda na semifinal de 2014.

A Holanda foi a primeira do seu grupo, com duas vitórias e um empate. Nas oitavas-de-final encarou os Estados Unidos e passou sem dificuldades. Para ser honesto, foi o primeiro jogo que a Holanda jogou bem.

Em campo, a Holanda veio com apenas uma alteração em relação ao time que enfrentou os americanos. Pendurados por cartão amarelo em campo estão Ake e De Jong.

A seleção da Argentina deu susto no começo da copa, mas acabou líder do seu grupo e venceu a Austrália nas oitavas-de-final. O time cresceu na competição e vem muito confiante.

Os argentinos entraram em campo com apenas uma alteração em relação ao jogo anterior e pendurado por cartão apenas Acuña entra como titular.

Começou o primeiro tempo

O jogo começou com os times se movimentando bastante na intermediária. Mas esta movimentação durou pouco. Aos 7′ Noppert recebeu recuo de Timber, foi pressionado por Álvarez e devolveu para o zagueiro. A bola passou muito perto do atacante argentino e chega ao zagueiro holandês.

Os times trocavam passes e a Holanda tentava manter a posse de bola na tentativa de impedir a criação argentina. Somente aos 32′ nova chance perigosa. Molina cruzou rasteiro da ponta, Mac Allister dominou e ajeitou para trás. De Paul finalizou de primeira e Noppert defendeu com tranquilidade.

Aos 34′ a Argentina abriu o placar. Messi conduziu com certa liberdade pela intermediária, balançou para cima de Aké e tocou em profundidade. O ala Molina se infiltrou na grande área, dominou colocando na frente e chutou rasteiro na saída de Noppert para abrir o placar.

Passe brilhante de Messi e gol da Argentina

Aos 42′ o juiz distribuiu cartões amarelos. Timber empurrou Acuña após o árbitro marcar falta a favor da Holanda. Em seguida, Acuña levou cartão por pisão em Dumfries. Com o segundo cartão ele deverá cumprir suspensão automática, caso a Argentina for para as semifinais. Por fim, Romero deu um tapa na bola para desarmar Depay e também recebeu cartão.

O jogo chegou aos 45′ minutos e o juiz acrescentou cinco minutos. E aos 45’+1′ mais um cartão amarelo, desta vez para Van Gaal (o técnico) por reclamação. Não houve mais nenhuma jogada perigosa e o juiz encerrou a primeira etapa.

A Argentina fez um primeiro tempo melhor que o da Holanda. Apesar do maior controle de bola holandês, os argentinos foram mais efetivos com cinco finalizações a gol contra apenas uma da Holanda. A Holanda estava um pouco lenta em campo e a Argentina se aproveitou disso para estar a frente no placar.

Vamos para o segundo tempo

Os times voltaram para o segundo tempo e a Holanda trocou Roon e Bergwijn por Koopmeiners e Berghuis. O jogo recomeçou com a Holanda tentando apertar a Argentina no seu próprio campo para pressionar o empate.

O jogo chegava aos 55′ e a Holanda rodava a bola no campo de ataque, mas não conseguia finalizar. A Argentina marcava bem e buscava os contra-ataques. Aos 61′ Messi partiu para a jogada individual e foi derrubado por Van Dijk a poucos passos da grande área. Boa oportunidade para a Argentina na bola parada. Na cobrança da falta, Messi chutou colocado buscando o ângulo esquerdo e a bola saiu raspando a rede por cima do gol.

Na sequência a Holanda mexeu novamente. Trocou Blind por Luuk De Jong (Não o volante, mas sim o atacante). A Argentina também trocou sacando De Paul para a entrada de Paredes.

Aos 70′ Acuña avançou pela esquerda, deu o corte em cima da linha da área e foi derrubado por Dumfries. Pênalti claro. Na cobrança do pênalti, Messi foi com calma para a bola e chutou cruzado de canhota, mandando no canto esquerdo. O goleiro fica parado no meio e não teve chance de defesa.

Messi bate pênalti e amplia para a Argentina

Após confusão no jogo entre Memphis e Martínez, ambos levaram cartão amarelo. Na sequência a Argentina tirou Acuña e Romero para entrada de Tagliafico e Pezzella. Pela Holanda, saiu Memphis para a entrada de Weghorst. No placar, 2×0 para Argentina e a Holanda estava se complicando.

Aos 81′ a Argentina trocou Álvarez por Lautaro. E aos 82′ a Holanda conseguiu marcar seu gol. Berghuis cruzou fechado da meia direita, Weghorst deu cabeçada certeira na primeira trave, mandou no cantinho oposto e diminuiu.

Holanda de bola alta diminui

Aos 84′, após cruzamento de longe, Luuk de Jong ajeitou de cabeça para trás, Berghuis soltou a bomba, a bola desviou na marcação e foi na rede pelo lado de fora. A Holanda resolveu jogar no finalzinho tudo o que não jogou durante o jogo todo.

Aos 87′ Berghus fez falta em Messi, reclamou da marcação do juiz e levou cartão amarelo. Aos 891 o tempo fechou… Paredes cometeu falta forte em Aké e, na sequência, chutou a bola com força no banco de reservas da Holanda, iniciando uma grande confusão. Por conta da confusão, Paredes levou cartão.

Chegamos aos 90′ e o juiz deu dez minutos de acréscimos. O clima era quente e tudo poderia acontecer. O finalzinho do jogo estava sendo travado e disputado… Argentina sendo Argentina e aa Holanda tentava de tudo para marcar. Sobrou até um cartão amarelo para o Messi.

E quem dizia que não ia ser com emoção? Na cobrança da falta, Koopmeiners ameaçou o chute e tocou rasteiro para o meio da área. Weghorst usou o corpo para proteger a bola da marcação de Fernández e finalizou rasteiro para deixar tudo igual. Gol fantástico de empate da Holanda.

Numa jogada ensaiada brilhante a Holanda buscou o empate!

O jogo chegou aos 102′ e foi encerrado. Teremos prorrogação mais uma vez.

A Holanda realmente foi dominada na maior parte do jogo. A Argentina jogou bonito e parecia estar garantindo com tranquilidade sua classificação para as semifinais. Mas no finalzinho, os holandeses resolveram jogar tudo o que não jogaram nesta copa inteira. E fizeram um belíssima jogada ensaiada no gol de empate. Vejamos como a Argentina reagiu a esta situação pra lá de inesperada.

No intervalo entre o final do tempo regular e a prorrogação, o jiuiz distribuiu cartões amarelos.

Prorrogação

Começou a primeira etapa da prorrogação e aquilo que parecia estar resolvido agora não tem previsão nenhuma. Não tinha como saber que iria ganhar.

Os times se estudavam e trocavam passes para não correrem riscos. Mas ninguém levou perigo. Até então. a primeira etapa da prorrogação funcionou mais como uma etapa de descanso do que uma etapa do jogo. Aos 103′ Lautaro Martínez sofreu falta de Lautaro Martínez na intermediária ofensiva. Na cobrança, Messi cruzou para a segunda trave, Otamendi se esticou todo e não alcançou.

O jogo chegou aos 105′ e o juiz não deu acréscimos. Fim da primeira etapa da prorrogação. A Argentina trocou Molina para a entrada de Montiel. E com isso o jogo recomeça.

Aos 109′ Montiel levou cartão por reclamação. Ele estava pendurado por cartão e cumprirá suspensão automática se a Argentina viesse a se classificar. Aos 111′ Martínez saiu para a entrada de Di Maria. Uma substituição pra lá de ousada. Pezzella levou cartão amarelo por entrada dura em Gakpo.

A Holanda trocou Gakpo por Lang aos 113′. Aos 114′ Fernández invadiu a área pela direita e cruzou rasteiro. Lautaro Martínez finalizou, a bola explodiu no peito de Van Dijk e saiu à esquerda do gol.

Argentina estava em grande momento. Após cobrança curta de escanteio, Fernández finalizou de canhota da intermediária, a bola desviou em Weghorst, sobiu e o caído Noppert tentou se levantar a tempo de defender. Para a sorte do goleiro, a pelota caiu na rede por cima do gol. E ainda teve mais. Di María cobrou escanteio da esquerda, Pezzella se antecipou a Aké na primeira trave e cabeceou por cima do gol.

Aos 119′ Lautaro Martínez recebeu pela faixa central, gira e, de fora da área, finalizou de canhota. Noppert fez importante defesa no canto direito. Aos 120′ em cobrança de escanteio da direita, Di María cobrou fechado e tentou o gol olímpico. Noppert saltou e espalmou novamente para fora. Que jogo… Que jogo.

E com muita emoção no final da prorrogação, a Argentina bem que tentou, mas o jogo será decidido nos pênaltis. Que os Deuses do futebol não aprontassem das suas. A Holanda teve mérito em buscar o resultado, mas a Argentina simplesmente sufocou os holandeses neste finalzinho.

Pênaltis

Os times já se enfrentaram em cobranças de pênaltis. Tudo estava em aberto neste grande jogo. Provavelmente o melhor jogo da copa até o momento. A Holanda se redimiu de sua campanha irregular fazendo grande partida hoje. A Holanda inicia a série de cobranças.

  • Van Dijk bateu e o goleiro da Argentina defendeu!
  • Messi partiu para sua cobrança e marcou
  • Berghus cobrou e Martínez pegou novamente!
  • Paredes foi para a cobrança e converteu
  • Koopmeiners bateu e converteu sua cobrança
  • Montiel partiu para a cobrança e marcou o seu
  • Weghorst cobrou e converteu
  • Fernández cobrou e errou! Ah não…
  • Luuk De Jong partiu para sua cobrança e converteu
  • Lautaro bateu e fez o gol da classificação!
Lautaro na cobrança de pênalti garantiu a classificação

Tinha que ser no sufoco. Tinha que ser com emoção até o fim. E a Argentina conseguiu sua classificação da forma mais emocionante. Tinha o jogo na mão no tempo normal, mas a Holanda se superou e buscou o empate. E após a prorrogação veio a cobrança de Pênaltis. E Martínez foi fundamental praticando duas grandes defesas. E com isso, a primeira semifinal foi definida. Será entre o algoz do Brasil, a Croácia e os hermanos, a Argentina.

Resumo do Jogo

  • Holanda 2×2 Argentina (3×4 nos pênaltis) – Lusail Stadium, Al Daayen – 09/12/2022 – 16h (Brasília)
  • Seleção da Holanda: Noppert; Timber, Van Dijk e Aké; Dumfries, De Roon (Koopmeiners), Frenkie De Jong, Blind (Luuk De Jong); Bergwijn (Berghuis), Gakpo (Lang) e Depay (Weghorst). Técnico: Louis Van Gaal.
  • Seleção da Argentina:  Emiliano Martínez; Lisandro Martínez (Di María), Romero (Pezzella), Otamendi; De Paul (Paredes), Marcos Acuña (Tagliafico), Mac Allister, Enzo Fernandez, Nahuel Molina (Montiel); Lionel Messi e Julián Álvarez (Lautaro Martínez). Técnico: Lionel Scaloni.
  • Árbitro: Antonio Mateu; Auxiliares: Pau Cebrián Devis e Roberto Díaz Pérez Del Palomar.
  • Gols: Molina aos 34′; Messi (pênalti) aos 28′, e Weghorst aos 82′ e aos 90’+10′
  • Cartões Amarelos: Walter Samuel (auxiliar técnico), Timber, Acuña, Romero, Weghorst (no banco), Depay, Lisandro Martínez, Berghuis, Paredes, Messi, Otamendi, Scaloni (técnico), Bergwijn, Montiel, Pezzella, Dumfries, Lang.
  • Público: 88.235
  • Confira os melhores momentos do jogo no site da FIFA.
Publicado em:Crônicas,Entretenimento,Uma Copa Qualquer

Conheça também...