Menu fechado

Croácia x Brasil (Quartas – 09/12/2022)

Chegamos às Quartas-de-final desta copa do mundo. A partir de agora ou as seleções ficam até o final da festa – ainda que o fim da festa seja uma decisão de terceiro lugar – ou as seleções voltam pra casa. É a fase da frustração. Onde tudo pode ir pelo ralo.

A Croácia é a atual vice-campeã e por isso merece respeito. Mas ao mesmo tempo até aqui mostrou um futebol feio, burocrático onde foi apenas o segundo de seu grupo e depois eliminou o Japão nos pênaltis.

Em campo, a Croácia vem apenas com uma alteração em relação ao jogo contra o Japão e entram em campo pendurados por cartão Kovacic, Lovren e Modric.

O Brasil convive com seus problemas de contusões e por conta disso, Tite tem que fazer alguma improvisação em relação ao seu plano original. Mesmo assim, ele repete a escalação do jogo contra o Japão, de modo que este é praticamente o time titular do Brasil. Eder Militão entra pendurado por cartão.

Começa o primeiro tempo

O jogo começou e aos 4′ Vinícius Júnior foi lançado por Marquinhos na esquerda e cruzoua em cima da marcação. O próprio ponta ficou com a sobra, chutou colocado de fora da área e Livakovic defendeu com segurança.

A Croácia comanda as ações no meio campo e o Brasil tenta fazer a ligação com o ataque sem sucesso. Aos 12′ Pasalic cruzou da ponta direita, Juranovic furou na primeira trave, Perisic finalizou mascado e mandou para fora.

O Brasil tem dificuldade para encontrar espaços. A Croácia sempre faz uma boa marcação e o meio campo não consegue fazer ligação com o ataque. Já a Croácia aproveita esta vantagem no meio campo, e até consegue chegar ao ataque. Para o Brasil uma opção será contar com os talentos individuais.

Aos 20′ Neymar partiu para a jogada individual, invadiu a área pela esquerda e chutou colocado, sem força. Livakovic defende com tranquilidade. Na sequência, com certa liberdade, Neymar tentou acionar Vinícius Júnior em profundidade na grande área, mas bateu forte demais na bola e ela saiu pela linha de fundo.

Aos 24′, o primeiro cartão saiu para o Brasil… Danilo levantou demais a perna, tocou na bola com as travas da chuteira e acabou cometendo falta perigosa em Juranovic. Aos 29′ Perisic recebeu virada de jogo de Juranovic na esquerda, carregou para o meio e finalizou, mandando para longe do gol.

Aos 30′ o volante Brozovic levou drible de Neymar, puxou o brasileiro pela camisa e foi punido. A Croácia buscava o controle da posse de bola e joga pelo meio campo. Brasil estava bastante apático até aqui.

O jogo continuou amarrado… travado no meio campo sem nenhum time efetivamente levando perigo. Somente aos 41′ na cobrança da falta, Neymar chuto colocado, a bola desviou na barreira e Livakovic encaixou. Chegamos aos 45′ e o juiz acrescentou apenas um minuto. Que não serviu para nada. Terminou o primeiro tempo.

O jogo estava ruim… o Brasil estava ruim… não conseguiu criar jogadas e quando chegou ao ataque só conseguiu por meio de jogadas individuais ou em bola parada. A Croácia mostrou mais volume de jogo no meio campo, embora não tenha levado perigo também.

Vamos para o segundo tempo

Os times voltaram em campo sem alterações, Aos 47′ Militão fez a ultrapassagem, recebeu de Raphinha pelo lado direito da área e cruzou rasteiro. Gvardiol cortou mal, para trás, e Livakovic defendeu com o pé.

No minuto seguinte, Casemiro fez o lançamento, Juranovic cortou mal, Vinícius Júnior ficou com a sobra e toca para Neymar, que chutou mascado. Gvardiol bloqueou e, no rebote, Vini finalizou em cima de Livakovic! Após a conclusão do lance, o bandeirinha marcou impedimento do ponta. O Brasil reclamou e o árbitro de vídeo revisou um possível pênalti por toque no braço de Juranovic, mas confirmou impedimento de Vinícius Júnior no momento do lançamento de Casemiro.

O Brasil voltou ao jogo disposto a avançar sua marcação. Mas a Croácia respondeu e foi ao ataque também. Aos 53′ Perisic recebeu virada de jogo de Kramaric e cruzou fechado buscando a infiltração de Pasalic. A bola passou alta demais pelo atacante e saiu pela linha de fundo. A conclusão da jogada não foi perigosa, mas o Brasil estava bem aberto na defesa.

Aos 54′ Richarlison recebeu pelo meio, girou muito bem em cima da marcação e serviu Neymar pelo lado esquerdo da área. O craque brasileiro chutou desequilibrado de canhota e Livakovic defendeu com o pé.

Ao Brasil mexeu no time aos 55′, tirando Raphinha para a entrada de Antony. O Brasil estava apertando um pouco mais a saída de bola croata. Por sua vez, a Croácia tentava segurar o ritmo do jogo com a posse de bola e toques na intermediária.

O jogo seguia sem nenhum time chegar com objetividade ao ataque. Aos 63′ o Brasil trocou Vini Jr. por Rodrygo. Aos 66′ Rodrygo tocou para a entrada da área e, após bate e rebate, Lucas Paquetá ficou com a sobra. Ele chutou de canhota na saída de Livakovic, que fez boa defesa.

Aos 67′ o Brasil levou novo cartão amarelo. Desta vez para Casemiro que derrubou Kramaric já sem a disputa de bola. A Croácia mexeu no time aos 71′, trocando Kramaric e Pasalic por Petkovic e Vlasic.

Aos 75′ Richarlison recebeu de Rodrygo pela faixa central e acionoua Neymar em profundidade. Ele finalizou de canhota na saída de Livakovic, que mais uma vez abafou bem o craque. Bela atuação do goleiro croata.

Aos 76′ mais um cartão para o Brasil. Marquinhos foi advertido por matar o contra-ataque da Croácia. Aos 80′ após boa jogada individual de Antony, Casemiro cruzou da linha de fundo, Rodrygo dominou na segunda trave e tocou para trás. Lucas Paquetá chutou de primeira e Livakovic defendeu mais uma.

Aos 83′ o Brasil tirou Richarlison para a entrada de Pedro. Aos 85′ Militão recebeu de Antony na entrada da área, foi travado no momento do chute e tentou novamente na sobra. A bola desviou na marcação e saiu à esquerda do gol. Chegamos aos 90′ e o juiz deu quatro minutos de acréscimos.

Nenhum time levou perigo ao gol e com isso o juiz encerrou a partida. Vamos pra prorrogação. O Brasil chegou ao gol somente com jogadas individuais. Não criou grandes jogadas, assim como a Croácia. Mas a Croácia sempre jogou assim, não era nenhuma novidade. O Problema é o Brasil não ter qualidade de ligação de passe no meio campo. Isso preocupa e poderá tirar o Brasil da disputa.

Prorrogação

O jogo recomeça e o Brasil tentava manter a posse de bola tocando para os lados na tentativa de um lançamento em profundidade. No início o Brasil pressiona a Croácia no seu próprio campo, mas o time não consegue criar perigo.

Somente aos 102′ en um contra-ataque, Petkovic dá linda caneta em Casemiro e tocou para a chegada de Brozovic. O volante chutou mal e mandou para longe do gol.

Aos 105′ Neymar tabelou com Rodrygo na intermediária, tocou para Lucas Paquetá na entrada da área e recebeu a devolução. Ele conseguiu escapar de Sosa, driblou Livakovic e finalizou no alto para fazer um golaço.

Neymar em jogada individual finalmente abriu o placar

O juiz deu apenas um minuto de acréscimo e encerrou a primeira etapa. A Croácia trocou Kovacic por Majer e o Brasil trocou Militão e Paquetá para as entradas de Alex Sandro e Fred. Começou a segunda etapa da prorrogação. E agora é a Croávia que teria que correr pelo resultado. Aos 109′ a Croácia mexeu mais uma vez e trocou Sosa por Budimir.

Aos 113′ a Croácia mexeu mais uma vez e trocou Brozovic por Orsic. A Croácia não conseguia chegar ao ataque e o Brasil se defendia da melhor forma. O jogo estava a favor do Brasil.

E aos 116′ no contra-ataque, Orsic recebeu na esquerda, invadiu a área e tocou rasteiro para o meio. Petkovic chutar de primeira, a bola desviou em Marquinhos e entrou no cantinho direito do gol. Tudo igual, com cheiro de pênaltis.

Em contra-ataque a Croácia consegue o empate

Aos 117′ Petkovic levou cartão. Ele foi amarelado por tirar a camisa na comemoração do gol. Aos 119′, de canhota, Majer soltou bomba da intermediária e Alisson apenas acompanhou a saída da bola à direita do gol.

Chegamos aos 120′ e o juiz deu dois minutos de acréscimos. Neymar cobrou falta da direita e a zaga afastou parcialmente. Casemiro pegou rebote na segunda trave, chutou cruzado de canhota e Livakovic espalmou.

O jogo chegou ao seu final e a Croácia heroicamente buscou o empate. Restaria agora a disputa de pênaltis.

Pênaltis

Faz tempo que o Brasil não ia para uma cobrança de pênaltis em copas do mundo. A última foi contra o Chile em 2014. Já a Croácia frequentou bastante esta fase. E o goleiro croata é bom. A primeira cobrança será da Croácia.

  • Vlasic bateu e converteu
  • Rodrigo fez sua cobrança e Livakovic fez a defesa
  • Majer cobrou e Alisson não chegou na bola
  • Casemiro chutou forte e marcou o seu
  • Modric bateu e converteu o seu
  • Pedro bateu e converteu sua cobrança
  • Orsic cobrou e marcou
  • Marquinhos bateu e errou sua cobrança e este erro desclassificou o Brasil
Marquinhos errou… fim da linha para o Brasil

Fim de festa para o Brasil. A Croácia avançou para as semifinais e aguardará pelo confronto entre Holanda e Argentina. Talvez fosse fácil culpar que perdeu suas cobranças ou quem sabe colocar a desclassificação no azar da loteria dos pênaltis. Mas não… não foi isso o que aconteceu. Hoje o Brasil jogou mal. Fez um gol em jogada individual e a Croácia soube ter calma e buscar o empate.

O Brasil teve dificuldades para vencer seus jogos na fase de grupo e perdeu para o fraco Camarões. Ok… eu sei que era um time reserva, mas todas as fragilidades do times estavam expostas e quem não quis enxergar isso achou que o resultado contra a Coreia foi um grande futebol. Não foi…
O Brasil chegou ao seu limite. Pessoalmente, achei que ficaria até o final da festa, mas agora, volta pra casa e o Tite… bom… ele precisa aprender que o futebol precisa ser jogado também pra frente.

Resumo do Jogo

  • Croácia 1×1 Brasil (4×2 nos pênaltis) – Education City Stadium, Doha – 09/12/2022 – 12h (Brasília)
  • Seleção da Croácia: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa (Budimir); Brozovic (Orsic), Kovacic (Majer) e Modric; Pasalic (Vlasic), Kramaric (Petkovic) e Perisic. Técnico: Zlatko Dalic
  • Seleção do Brasil: Alisson; Éder Militão (Alex Sandro), Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred) e Neymar; Raphinha (Antony), Richarlison (Pedro) e Vinicius Jr (Rodrygo). Técnico: Tite.
  • Árbitro: Michael Oliver; Auxiliares: Stuart Burt e Gary Beswick.
  • Gols: Neymar aos 105′; Petkovic aos 117′ minutos.
  • Cartões Amarelos: Danilo, Casemiro, Marquinhos; Brozovic, Petkovic
  • Público: 43.893
  • Confira os melhores momentos do jogo no site da FIFA.
Publicado em:Crônicas,Entretenimento,Uma Copa Qualquer

Conheça também...