Menu fechado

UBQ Tech News #2 – Fevereiro/2023

Olá e bem vindos à nossa resenha mensal de notícias de tecnologia. Um resumo dos principais fatos do mundo tecnológico para você ficar bem informado! Nesta edição, com as principais notícias do mês de fevereiro/2023, temos a Samsung apresentando sua nova linha de produtos, a Open AI anunciando a versão paga do Chat GPT, o lançamento do Google Bard, o Microsoft Bing e sua integração com o Chat GPT, Twitter Blue no Brasil, o possível fim definitivo do Internet Explorer, uma estranha marca d’água nas instalações do Windows 11, Elon Musk mostrando quem manda no Twitter, a MWC Barcelona 2023 e a nova identidade visual da Nokia.

Samsung apresenta sua nova linha de produtos

A Samsung realizou seu evento Galaxy Unpacked logo no início do mês. E para este ano, o lançamento de novos produtos. Desta vez a empresa coreana optou por apresentar uma gama menor de produtos apostando numa maior qualidade dos equipamentos. E é claro que isso reflete no preço.

Novos notebooks da linha Galaxy Book3 Series e Smartphones da linha Galaxy S

Foi apresentada a nova linha de smartphones Galaxy S23 e desta vez o Brasil foi incluído na lançamento mundial simultaneamente com o evento. São três aparelhos: Galaxy S23, S23 Plus e S23 Ultra, todos equipados com o processador Snapdragon 8 Gen 2 e tela com revestimento Gorila Glass Victus 2. As diferenças ficam por conta do tamanho da tela (respectivamente: 6,1″ FHD+, 6,6″ FHD+ e 6,8″ QHD+); capacidade da bateria (3.900 mAh, 4.700 mAh e 5.000 mAh); Conjunto de câmeras (50 MP, 50 MP e 200 MP e todos contam com uma câmera12MP Ultra-Wide e uma 10 MP telefoto); memória RAM (8 GB LPDDR5+, 8 GB LPDDR5+ e 8 ou 12 GB LPDDR5); memória interna (128 GB até 512 GB para os dois primeiros e 256 GB até 1 TB para a versão Ultra). Os preços variam entre R$ 5.400 até R$ 8.550 (preços da loja oficial Samsung).

Além dos celulares, temos a nova linha de notebooks Galaxy Book com os modelos: Galaxy Book3 Pro, Book3 Pro 360 e Book3 Ultra. Segundo a empresa, os modelos são destinados aos usuários que procuram a conectividade perfeita entre vários dispositivos e potência máxima de computação. As configurações são variadas e o modelo estarão disponíveis a partir de 17 de fevereiro e a versão Book3 Ultra em 22 de fevereiro, mas neste caso, o Brasil não foi citado. A empresa não divulgou quando lançará os produtos por aqui. Mais informações sobre o lançamento, na sala de imprensa da Samsung (link para o S23, link para os notebooks).

ChatGPT terá versão paga

O ChatGPT foi muito badalado no último mês. Inclusive foi notícia por aqui na edição de jan/2023. Muita gente adorou, outros torceram o nariz e é um fato que entre curiosos, mortos e feridos, seria uma questão de tempo que o serviço ganhasse sua versão paga.

A Open AI anunciou a versão paga do serviço que se chamará ChatGPT Plus

E é exatamente isso que irá acontecer. A OpenAI – responsável pelo serviço – anunciou uma versão paga que trará algumas vantagens em relação ao serviço gratuito. Ganhou o pouco criativo nome de ChatGPT Plus e os usuários pagantes terão prioridade no acesso geral ao serviço. Além disso, a empresa prometeu como diferenciais um tempo de resposta mais rápido e prioridade no acesso a novos recursos e aprimoramentos.

Por enquanto, a novidade vale apenas para os Estados Unidos, mas existe um plano para lançar o serviço em outros países, bem como a possibilidade de modalidades diferentes de acesso, por exemplo, um plano de baixo custo e opções corporativas. Você pode conferir neste link o anúncio oficial da empresa.

Google lança concorrente do ChatGPT

Ainda sobre Inteligência Artificial, eis que o Google anunciou um concorrente do ChatGPT. O chatbot foi batizado como Bard e o serviço estará disponível nas próximas semanas, segundo a empresa.

Vem briga por aí: Google anunciou o Bard, Chatbot para concorrer com o ChatGPT

De acordo com o anúncio, o Bard usará uma tecnologia conhecida como LaMDA (Language Model for Dialogue Applications) que no ano passado também fez barulho quando um engenheiro do projeto afirmou que o sistema havia criado autoconsciência (saiba mais nesta reportagem do UOL/Tilt). E num primeiro momento, o Bard será “treinado” com dados da própria web, o que representa um avanço em relação ao ChatGPT que foi treinado com dados até 2021.

Além disso, a tecnologia LaMDA será incluída na ferramenta de buscas da empresa, o que – em tese – permitirá que o sistema poderá tratar tópicos mais complexos propondo uma mudança no paradigma em como as pessoas fazem suas buscas… ao invés de receber apenas uma listagem de links, o sistema retornará respostas mais analíticas.

Microsoft anuncia novo Bing e Edge com versão atualizada do ChatGPT

É incrível como o ChatGPT está em evidência neste início de 2023. Esta é a quarta notícia a ser publicada em nosso clipping e é a terceira que inclui o ChatGPT na história. Desta vez, o anúncio é da Microsoft que apresentou a nova versão do navegador Edge com o buscador Bing, incorporando a funções de inteligência artificial com base no ChatGPT refinando as buscas e as respostas do buscador. O novo modelo de IA, é baseado na tecnologia da OpenAI atual e foi chamado de “Prometheus”.

Microsoft anuncia novo Edge e Bing que passarão a contar com recursos de Inteligência Artificial

De acordo com a Microsoft, o novo Bing é como ter um assistente de pesquisa, um planejador pessoal e um parceiro criativo ao seu lado sempre que você pesquisa na Web. Com este conjunto de recursos da plataforma AI, você poderá: fazer uma pergunta objetiva, sendo que o Bing fornece respostas detalhadas para perguntas mais complexas. E segundo eles, o Bing poderá ajudar a escrever conhecimentos, histórias ou até mesmo compartilhar ideias para um projeto.

A Microsoft argumenta que metade das buscas diárias realizadas atualmente não retornam resultados satisfatórios, principalmente em questões mais complexas. Vale lembrar que a Microsoft recentemente investiu cerca de US$ 10 bilhões na OpenAI, responsável pelo ChatGPT. A empresa espera com isso aumentar sua fatia no mercado. E apesar do site informar que o serviço já está disponível, por aqui foi necessário ingressar em uma lista de espera.

O polêmico Twitter Blue chegou ao Brasil

O Twitter é uma plataforma de mídia social na qual os usuários podem postar e compartilhar mensagens curtas conhecidas como “tweets”. Esses tweets podem incluir texto, imagens, vídeos e links e são limitados a 280 caracteres. Além de postar tweets, os usuários também podem seguir outros usuários, curtir e retuitar tweets, participar de conversas por meio de menções e hashtags, e receber notificações de atividades relevantes.

O Twitter Blue chegou ao Brasil

Fundado em 2006 ela se tornou uma importante plataforma para notícias em tempo real, discussões políticas e sociais e compartilhamento de conteúdo. E também trouxe muitas polêmicas, e alguns usuários deixaram de participar da plataforma por considerar um ambiente tóxico. O Twitter foi comprado por Elon Musk em 2022 que promoveu uma série de mudanças. Entre elas, o Twitter Blue, uma espécie de assinatura premium do serviço. Os assinantes do serviço recebem alguns diferenciais, sendo o principal deles o “selo de verificação”. Com o selo de verificação, uma conta do Twitter ganha maior destaque, inclusive para visualização em respostas, menções e buscas. E antigamente o selo era gratuito, sendo concedido somente para grandes empresas, órgãos governamentais, entidades da mídia, artistas e figuras públicas.

No Brasil o serviço custará a partir de R$ 42 no plano mensal ou R$ 440 no plano anual. Caso o usuário faça a assinatura via celular, o custo sobe para R$ 60 e somente o plano mensal está disponível. A diferença de preço se justifica pelas taxas cobradas pelas app stores da Apple e do Google. Além do selo de verificação, a empresa promete menos anúncios na timeline, priorização nas publicações e permissão para publicar vídeos longos. Resta saber se o serviço irá vingar, pois atualmente menos de 1% dos usuários ativos da plataforma aderiram ao plano pago da empresa.

O fim definitivo do Internet Explorer?

Já perdemos a conta de quantas vezes anunciaram o fim definitivo do Internet Explorer. Mas parece que finalmente o quase imortal navegador da Microsoft realmente chegou ao fim. Apesar do encerramento do navegador ter sido anunciado em junho de 2022, ele ainda está ativo no Windows 10. Ou melhor, estava.

Em uma atualização, o Internet Explorer foi desativado na maioria das versões do Windows 10

No último dia 14/02, através de um comunicado, a Microsoft liberou uma atualização de sistema desativando permanentemente o aplicativo que surgiu lá no distante ano de 1995, como um aplicativo adicional para o Windows 95 no pacote Plus!. Desde então foram diversas versões não só para o sistema Windows, que estabeleceram uma relação de amor e ódio com seus utilizadores.

O Internet Explorer foi substituído pelo Microsoft Edge que em suas primeiras versões era visualmente idêntico ao seu irmão mais velho, mas que com o tempo ganhou novos recursos, nova identidade visual e assumiu a titularidade nos sistemas Windows como aplicativo para navegação na internet. E claro, como todo Highlander, algumas versões do Windows 10 ainda manterão o suporte ao finado navegador. Ele morreu, mas ainda está entre nós.

E por falar em Windows…

O Windows 11 é o sistema atual da Microsoft, mas por conta das exigências de hardware impostas para sua instalação, muita gente torceu o nariz para ele. Até hoje, você precisa de um hardware relativamente bem atualizado para que a instalação seja possível. A Microsoft até passou a fazer vista grossa e liberou algumas exigências para a instalação de modo a garantir uma maior adesão ao sistema. E com isso você poderia instalar o sistema em computadores mais antigos por sua conta e risco.

Marca D’água mostrando que insuficiência de requisitos passou a ser exibida na última atualização do Windows 11

Mas parece que a Microsoft quer deixar claro que o sistema não foi feito para você quando ela não encontra os requisitos de sistema. E com isso, uma incômoda marca d’água passou a ser exibida nestes computadores após a última atualização do sistema que ocorreu também em 14/02.

Curiosamente, na ocasião do lançamento do sistema, a Microsoft pontuou que o sistema seria compatível com a maior gama possível de hardware. O principal problema diz respeito à exigência do módulo TPM 2.0 que nem sempre aparece nos computadores. Além disso, somente processadores Intel e AMD lançados após 2017 são compatíveis com o SO. Existem truques e gambiarras que burlam as exigências de instalação, mas o fato é que esta insistência da Microsoft em esfregar na nossa cara a necessidade de um computador novo não parece ser uma boa política de relações públicas.

Minha rede social, minhas regras

Este mês parece ser o mês do repeteco de notícias. O Twitter aprontou mais uma… ou melhor, o seu dono, Elon Musk aprontou. Insatisfeito com o alcance de suas próprias publicações na rede social de sua propriedade, o bilionário mobilizou a equipe de desenvolvimento do Twitter para resolver este “problema”.

Elon Musk… o dono da bola de capotão chamada Twitter

Tudo aconteceu a partir do SuperBowl, quando suas publicações tiveram engajamento muito menor do que as publicações de Joe Biden sobre o mesmo assunto. Os engenheiros foram cuidadosos ao abordar o tema com o chefe, mas sugeriram que isto talvez estivesse acontecendo por conta dele mesmo estar bloqueado e silenciado por muitos usuários do serviço. O chefe entrou em ação e democraticamente, no melhor estilo conhecido como “quem manda aqui sou eu” determinou que uma solução fosse encontrada, ameaçando inclusive com demissão caso o “problema” não fosse resolvido. E em momentos como esse, nada como uma boa pressão, não é mesmo?

Com isso muita gente – nós, inclusive – passou (passamos) a receber uma enxurrada de tuites de Elon Musk, mostrando que existe uma clara alteração no algoritmo da rede para que mais pessoas vejam as publicações do chefe. Funcionou? Funcionou… as impressões de seus tuites pularam para patamares invejáveis. Nada como ser o dono… e chefe.

Mais um grande evento… desta vez é a MWC Barcelona 2023

Foram três anos organizando o evento de forma virtual. Para este ano, a Mobile World Congress retorna ao formato presencial, marcando presença como uma dos maiores eventos de tecnologia digital e conectividade. Organizado pela GSMA (organização que representa os interesses das operadoras de rede móvel em todo o mundo) e realizado em Barcelona (Espanha) entre os dias 27 de fevereiro e 02 de março, temos a oportunidade de conhecer as mais novas tendências para o mercado.

A MWC acontece em Barcelona a partir de 27 de fevereiro

Nas palavras da própria organização do evento, a MWC Barcelona é o maior e mais influente evento para o ecossistema de conectividade. Seja para uma operadora móvel global, fabricante de dispositivos, provedor de tecnologia, fornecedor, proprietário de conteúdo ou simplesmente interessado no futuro da tecnologia, todos precisam estar ali.

O congresso está organizado em torno de cinco principais temáticas: aceleração do 5G, tecnologias imersivas, “abertura” das redes, fintechs e digitalização. É um evento voltado para o público corporativo e não para nós os simples mortais. São palestras, conferências, anúncios e tudo que você pode esperar de um congresso. E sempre temos alguns destaques de produtos e serviços durante o evento, trazendo novidades que possam ser interessantes para nós.

Nokia muda sua identidade visual

A chamada para esta notícia é quase um clickbait. E isto porque estamos mexendo com uma empresa que em quase 60 anos manteve sua identidade visual intacta, mas não estamos falando da marca de celulares…

O antigo e o novo… a Nokia muda sua identidade visual

Calma… a gente explica a confusão. A Nokia realmente foi uma das maiores fabricantes de telefonia móvel do mundo e foi referência durante anos, principalmente no final da década de 90 até meados dos anos 2000. Mas com o surgimento do iPhone e similares, além da aposta no falecido Windows Phone, a divisão de celulares acabou sendo vendida para a Microsoft que posteriormente descontinuou a produção de smartphones.

Uma outra parte da empresa, voltada para equipamentos e serviços de telecomunicação não tem mais nada a ver com a venda dos smartphones e celulares, cuja fabricação é licenciada para a HMD Global que usa a marca Nokia em seus dispositivos. De acordo com o CEO Pekka Lundmark, a mudança na tradicional marca da empresa busca tornar mais claro que a Nokia é uma companhia “de inovação tecnológica B2B” com foco na nuvem e em telecomunicações, deixando de lado um pouco os celulares e smartphones. Resta saber se os celulares manterão o antigo e icônico logotipo.

Então é isso…

Este mês ficamos por aqui! Até nossa próxima edição com mais notícias do mundo da tecnologia e informação. Deixe seus comentário e opiniões para que possamos melhorar cada vez mais nossa curadoria de conteúdos.

Ficha Técnica Podcast

Podcast UBQ Tech News! – Episódio 02 – “Um Papo com ChatGPT”, 26min – mp3@128 kbps; publicado originalmente em 06/03/2023

Participação, Edição e Pós-Produção: Ricardo Marques

Trilha sonora

  • “Night Out” by LiQWyd
  • “City Night Lights” by Geographer
  • “Flavour” by Wataboi
  • “Blues Blast” by John Delay
  • “Ocean” by Ehrling

Disponibilidade

Estamos disponíveis em várias plataformas de streaming e também no seu agregador RSS favorito. Mas lembre-se que um novo feed vem por aí! E através do nosso feed em seu agregador de conteúdos preferido; Amazon Music, Apple Podcasts; Breaker, CastBox, Google Podcasts, Pocket Casts, Radio Public, Spotify e outros serviços!

Publicado em:Informação & Conhecimento,Resenha Tech

Conheça também...