Menu fechado

A banda Menores Atos e o álbum “Lúmen”

Buenas,

O disco de hoje caiu no meu colo totalmente por acaso, graças ao shuffle do meu sistema de streaming. Quando a música acabou, eu estava boquiaberto, catatônico e simplesmente apaixonado pelo que tinha acabado de ouvir. Peguei o celular e fui atrás daquele bálsamo. Era Lúmen, o EP de 2022 dos cariocas da Menores Atos.

O trio formado por Cyro Sampaio (guitarra e voz), Celso Lehnemann (baixo) e Ricardo Mello (bateria) nos brinda com um álbum introspectivo, reflexivo e calcado em referências da literatura e musicais. Fazendo com que o caleidoscópio sonoro dos cariocas transite entre Platão, Alice in Chains e Deftones, fortalecendo a sua identidade e sua ânsia por novas sonoridades.

Com uma identidade bem definida, a banda parece sempre em busca por novas sonoridades

Produzido, mixado e masterizado por Gabriel Zander, a banda ousou fazer um álbum denso, pesado, claustrofóbico, mas ao mesmo tempo, melodioso e extremamente cantarolável. Com baixo e bateria criando uma baita pressão sonora, fazendo a cama perfeita para as guitarras, com quilos de distorção e efeitos muito bem selecionados. Mesmo nos momentos menos soturnos, o instrumental é pesado, mas sem cair no pastiche do metal bruto: é pesado, distorcido, mas extremamente cristalino, moldando uma síntese de todos os sentimentos causados pela mudança do Rio de Janeiro para São Paulo.

Como se adaptar ao sair de uma cidade solar, para uma cidade cinza sem pirar?

As letras falam muito mais do que sobre a mudança, é sobre crescer, romper a casca que nos cerca, chafurdar na desesperança, e quando tudo parece sombrio, ter a coragem de sair da caverna e se reinventar. O álbum traça um caminho muito visível que vai do desespero à reconquista da esperança. Parafraseando a própria banda: Do breu ao lúmen.

Absurdamente bem feito. Coloque seus fones de ouvido, aumente o volume e boa viagem para dentro de si. Ansioso para vê-los ao vivo. Desde já, prediletíssimos da casa.

Logo menos tem mais.

Publicado em:Disco da Semana,Opinião

Conheça também...