De acordo com o dicionário, motivação significa o ato ou efeito de motivar, de despertar o interesse por algo. E quando algo nos motiva, ele desperta nosso interesse por algo, ou por um objetivo. A ideia de um filme motivacional, além de entreter, tem como objetivo inspirar e motivar o espectador a alcançar seus objetivos e sonhos.
Esses filmes geralmente apresentam personagens enfrentando desafios e superando obstáculos para alcançar o sucesso, e a mensagem por trás da história é que, com dedicação, perseverança e ajuda de outros, qualquer um pode alcançar seus objetivos. Eles são projetados para fornecer uma fonte de motivação e incentivo para as pessoas, e muitas vezes incluem histórias baseadas em eventos reais ou biografias inspiradoras.
Ao longo da história do cinema, são diversos os filmes que trazem exatamente isso: motivação. E seguindo a ideia da nossa coluna Sem Pipoca, trazemos aqui três bons filmes para motivar você. São essencialmente filmes biográficos com um certo toque hollywoodiano (afinal, são filmes comerciais e têm como premissa gerar lucro). Em comum, o mesmo objetivo: não desistir dos sonhos.
Cinderella Man (A luta pela esperança)
Cinderella Man – que no Brasil ganhou o título A luta pela esperança – é um drama de 2005 dirigido por Ron Howard e estrelado por Russell Crowe. Inspirado na vida do boxeador James J. Braddock que era uma promessa do esporte na década de 20, mas que por conta de um acidente em uma luta teve que abandonar os ringues quando ainda estava em ascensão.
A história se passa justamente durante a grande depressão, desencadeada pela crise de 1929 e por conta disso vemos Braddock lutando contra a adversidade, incluindo a falta de dinheiro e a necessidade de sustentar sua esposa e três filhos, aceitando trabalhos como estivador para ganhar algum dinheiro. É dolorido ver o sofrimento de Braddock ao ver sua família enfrentando o frio e a fome. E nem sempre ele conseguia a vaga para trabalhar na estiva.
A sorte de Braddock começa a mudar quando seu amigo e ex-agente Joe Gould (Paul Giamatti) lhe propõe uma luta. Na verdade, a luta só apareceu porque um dos lutadores sofreu uma lesão dias antes do combate. Sem opções, Gould lembra de Braddock que estava topando qualquer negócio para garantir o sustento da família. Na verdade, o próprio Gould estava desesperado pois também estava falido e gasta suas últimas economias para o retorno de Braddock. O inesperado acontece quando ele vence a luta e renasce para o boxe.
Ele continua lutando e, eventualmente, consegue uma surpreendente e emocionante vitória sobre o campeão Max Baer, ganhando o título de campeão mundial de boxe. A história de Braddock é uma inspiração para aqueles que enfrentam desafios em suas vidas e um lembrete de que, com determinação e esforço, é possível superar obstáculos e alcançar o sucesso. E ele mostra que é possível vencer, mesmo quando tudo o que acontece a nossa volta nos mostra o contrário.
Men of Honor (Homens de Honra)
Homens de Honra é um filme de 2000 dirigido por George Tillman Jr. baseado na história de Carl Brashear e é estrelado por Robert De Niro e Cuba Gooding Jr. Ele é um jovem negro de uma humilde família que vivia na área rural do estado do Kentucky. Ainda jovem, Brashear (Cuba Gooding Jr.) alistou-se na marinha em busca de um futuro melhor. Lá, descobre que os negros são hostilizados e segregados, tornando-se um simples cozinheiro a bordo de um navio.
Por conta desta segregação, negros e brancos têm dias diferentes para se refrescar no mar e num dia de muito calor, Brashear se rebela e resolve nadar em um dia consignado para brancos. Exímio nadador, ele impressiona o capitão do navio em que ele servia como cozinheiro, com sua habilidade ao fugir dos homens que tentam detê-lo. Ele é preso pela insubordinação, mas o capitão reconhece o valor de Brashear e o promove para o grupamento de busca e salvamento. Então ocorre um acidente a bordo do navio USS Hoister e ele presencia o trabalho dos mergulhadores nas operações de salvamento. A partir deste momento, Brashear decide tornar-se um mergulhador naval. Ao mesmo tempo vemos a história do comandante Leslie Sunday (Robert De Niro) que no mesmo acidente – ao tentar salvar um de seus homens – sofre com as consequências da descompressão e com isso tem sua carreira de mergulhador encerrada e acaba por se tornar um instrutor de mergulho numa base de treinamento da marinha.
Brashear insistiu por quase 2 anos para ser aceito na escola de mergulhadores e lá foi hostilizado por praticamente todos os postulantes e ao chegar à base de treinamento descobre que o instrutor chefe é justamente o comandante Sunday que tornou a vida de Brashear um verdadeiro inferno. Aos poucos, Brashear vai conquistando seu espaço com a ajuda daquela que seria sua futura esposa e támbém com toda sua força de vontade e dedicação. Mesmo com as armações do oficial comandante da escola de mergulhadores (Hal Hobrook), Carl consegue concluir seu curso de mergulhador graduando-se após uma prova final emocionante. Ao mesmo tempo, ele consegue conquistar o respeito do seu comandante e instrutor Sunday.
O reconhecimento de Sunday faz com que ele seja penalizado pelo seu oficial comandante e Brashear é conduzido a posição de mergulhador no mesmo navio em que serviu como cozinheiro. Mas um novo acidente coloca em risco sua carreira e sua luta agora é provar que ainda pode servir como mergulhador naval. E neste momento que ele conta com a ajuda de quem ele menos esperava: o comandante Sunday. A história de Brashear é uma inspiração para aqueles que enfrentam obstáculos e discriminação em suas vidas e mostra como a perseverança e a determinação podem ajudar a superar as barreiras mais difíceis.
The Pursuit of Happyness (À procura da felicidade)
É um filme de 2006 dirigido por Gabriele Muccino e conta a história de Chris Gardner (Will Smith), um vendedor ambulante de San Francisco que luta para sustentar sua família e sair da pobreza. No entanto, ele investe em equipamentos médicos que acabam encalhando em vendas e com isso seu casamento implode, com sua esposa abandonando-o junto com o filho pequeno.
Ele busca mudar sua história quando passava por Wall Street e vê um homem num carro caríssimo estacionando. Ele parece muito bem sucedido e Gardner pergunta ao homem o que ele faz para ganhar a vida a ponto de ter um carro como aquele. Então ele descobre que o homem trabalha como corretor da bolsa de valores. Ao buscar informações sobre como se tornar um ele descobre um estágio em uma grande corretora. Animado, ele se candidata à vaga para só depois descobrir que é um estágio não remunerado.
Assim, abandonado pela esposa, com um filho pequeno e vivendo como um morador de rua, Chris enfrenta desafios éticos e profissionais em sua jornada para se tornar corretor de ações e proporcionar uma vida melhor para ele e seu filho. Nesta jornada, momentos críticos onde sem vaga no albergue para desabrigados ele precisa passar a noite trancado com o filho nos banheiros da estação de metro e ele vai se virando com as poucas vendas dos últimos aparelhos médicos que ainda lhe restam.
Ele busca todas as alternativas, como doação de sangue remunerado, lanchonetes baratas e corridas desesperadas para conseguir garantir uma vaga no albergue. Seus esforço é claro é recompensado ao final do filme quando ele é efetivado na corretora que ofereceu o estágio. O filme conta com adaptações em relação à história verídica, mas isso não tira o brilho do filme destaca a importância da determinação, da resiliência e da coragem de lutar pelos seus sonhos mesmo quando as circunstâncias parecem desfavoráveis.
Uma menção honrosa?
São filmes muito bons que realmente recomendo que você os tenha em sua coleção. Apesar do toque comercial, são filmes bons para pensar. Afinal, todos podem ter o direito a uma segunda chance. Quero também fazer uma menção honrosa ao filme Rocky (no Brasil, Rocky, um lutador). A razão dele não ter entrado na lista é que ele não foi baseado em uma história real. Ele até teve inspiração em uma fato real, mas não é uma história real, embora também possa ser considerado um filme motivacional. Quem sabe ele surja em outra lista por aqui?
Serviço
- “A luta pela esperança” (Cinderella Man), EUA 2005 – Diretor: Ron Howard – Com Russell Crowe, Renée Zellweger e Paul Giamatti – Trailer no YouTube
- “Homens de Honra” (Men of Honor), EUA 2000 – Diretor: George Tillman Jr. – Com Cuba Gooding Jr, Robert De Nino, Charlize Theron e Aunjanue Ellis – Trailer no YouTube
- “A busca pela Felicidade” (The Pursuit of Happyness), EUA 2006 – Diretor: Gabriele Muccino – Com Will Smith e Jaden Smith – Trailer no YouTube