Menu fechado

Novos ZenBook chegam ao Brasil

Em evento promovido pela ASUS, os novos ZenBook chegam ao Brasil. Vamos conhecer um pouco mais destes novos equipamentos.

A linha ZenBook chegou oficialmente ao Brasil
A linha ZenBook chegou oficialmente ao Brasil

Uma companhia de Hardware

Ultimamente, a ASUS tem sido noticiada por sua participação no mercado de smartphones. Com sua linha ZenFone, a empresa tem apresentado ao mercado aparelhos competentes que são bastante elogiados, não só pela crítica especializada, mas também pelos usuários finais.

No entanto, parece que em algum momento nos esquecemos que a ASUS, antes de produzir smartphones, tem sua origem na produção de componentes de hardware para computadores, notabilizando-se principalmente por suas placas-mãe e placas de vídeo.

Fundada em 1989, a ASUS notabilizou-se inicialmente como um companhia de Hardware
Fundada em 1989, a ASUS notabilizou-se inicialmente como um companhia de Hardware

Hoje, a empresa tem um portfólio bem variado. Além de componentes para desktops (placas de vídeo e placas-mãe principalmente), a empresa também atua no segmento de periféricos de alta performance (roteadores, monitores, teclados, mouse, fones), além de servidores de dados, smartphones e – nosso assunto de hoje – notebooks.

O ZenBook chegou ao Brasil

Se pensarmos nos nichos de atuação da empresa, percebemos que a ASUS atua no segmento gamer com a linha ROG (Republic of Gamers) e também no segmento doméstico com a linha VivoBook.

Com a linha ZenBook, a ideia é apresentar produtos voltados para o público que procura aliar performance de alto desempenho com versatilidade e portabilidade.

No evento realizado em 25/06/2019, que contou com a presença do CEO da ASUS, S.Y. Hsu a ASUS apostou numa grande apresentação direcionada à mídia especializada e também a boa parcela de influenciadores digitais.

A ASUS apostou em um grande evento para apresentar o ZenBook ao mercado brasileiro
A ASUS apostou em um grande evento para apresentar o ZenBook ao mercado brasileiro

Não… ainda não foi desta vez que o UBQ esteve presencialmente por lá. Mas somos otimistas em pensar que um dia estaremos por lá também.

Apresentado pelo ator Rodrigo Lombardi, o evento foi conciso e objetivo. Um breve discurso do CEO da ASUS, seguido por um pronunciamento do Diretor Geral da Intel Brasil (Maurício Ruiz). Por fim, coube ao Marcel Campos (Diretor Sênior de marketing da ASUS Global) apresentar os modelos que estão chegando ao Brasil.

Marcel Campos, S.Y. Hsu, Rodrigo Lombardi e Maurício Ruiz apresentando a série ZenBook
Marcel Campos, S.Y. Hsu, Rodrigo Lombardi e Maurício Ruiz apresentando a série ZenBook

Ok… Ok… Já entendemos… Mas quais são os modelos apresentados?

A série ZenBook no Brasil

Apesar de ser um evento voltado à apresentação da linha ZenBook, a empresa aproveitou para reforçar seu compromisso em resgatar sua tradição em notebooks aqui na terra brasilis.

É importante lembrar que estes notebooks não são novidades no mercado, tendo sido apresentados durante a CES2019, realizada em Fevereiro deste ano.

VivoBook 15

O modelo escolhido para o início da apresentação foi o ASUS VivoBook X512. Apesar de não pertencer à linha ZenBook, ele traz várias melhorias em relação ao seu antecessor (VivoBook X510).

ASUS VivoBook 15 (modelo X512)
ASUS VivoBook 15 (modelo X512)

As principais características deste modelo – que podemos considerar de entrada – são:

  • Processadores Intel Core i5 ou Core i7 de 8ª geração
  • Memória RAM entre 4 GB (DDR3) ou 8 GB (DDR4)
  • Disco rígido de 1TB (5400 rpm)
  • Display de 15″ com resolução Full HD
  • Placa de vídeo integrada (Intel Graphics) ou dedicada (NVidia MX230)

Além disso, a ASUS destacou a redução das bordas do display em relação ao modelo anterior e o design, a otimização do sistema e um design que traz melhorias para o som, ventilação e ergonomia. A ASUS deu o nome de Ergolift para este design.

ASUS ZenBook 14 (UX433)

Talvez o lançamento mais aguardado. E isto por algumas razões: a primeira é que se trata do primeiro ZenBook efetivamente fabricado no Brasil e a segunda é que ele é portátil… extremamente portátil e dotado de uma configuração de fazer inveja aos melhores Ultrabooks do mercado.

O ZenBook 14 é o primeiro da linha fabricado no Brasil
O ZenBook 14 é o primeiro da linha fabricado no Brasil

Ok… ele é lindo. Belo design, com soluções de ergonomia e conectividade que atenderá plenamente os usuários mais exigentes que precisam de uma máquina potente para a rotina de produtividade diária.

Fino, resistente e potente

Como o próprio nome já diz, ele é dotado de uma tela Full HD de 14″… mas num corpinho de 13″. Isso foi possível graças a um belo trabalho de design que reduziu as bordas da tela (tecnologia que a ASUS batizou de NanoEdge)

A espessura do aparelho também impressiona: apenas 1,59 cm. Aliás, a área do aparelho é equivalente a de uma folha de papel A4. E num corpo leve de 1,19 kg. O acabamento do ZenBook pode ser azul ou prata, com detalhes em ouro rosé.

Tenha em mente que não se trata de um notebook gamer ou para produção áudio-visual, mas sim um aparelho voltado para quem faz uso diário do aparelho e necessita de uma máquina potente para rodar os principais aplicativos de produção.

Assim, sua configuração é a seguinte:

  • Processador Intel Core i7 de 8ª geração (8565U, com 8 MB de Cache)
  • Memória RAM de 8GB DDR4 @ 2133 MHz built-in-board (ou seja, nada de expansões)
  • Armazenamento SSD de 256 GB (PCI-e)
  • Tela de 14″ LED
  • Conexões: USB (2 portas 3.1 e 1 porta 2.0); HDMI; Áudio (P3); Cartão MicroSD

Ergonomia, design e soluções de produtividade

A ergonomia também é um ponto alto no aparelho. Ao abrirmos o notebook, a dobradiça do aparelho causa uma leve inclinação no conjunto todo, permitindo uma melhor refrigeração e também melhorando o conforto na digitação. A ASUS batizou esta tecnologia como Ergolift.

Além disso, o teclado é retroiluminado, permitindo a utilização em ambientes com pouca luz. Para mim, um ponto negativo é o layout ABNT1 (aquele que usa o Ç combinando teclas).

Uma grande sacada foi criar um teclado numérico sobre a mesma superfície do touchpad. O acionamento é por uma tecla dedicada e mesmo quando ativada, o mouse continua funcionando normalmente.

Detalhe do touchpad do ZenBook 14 mostrando o teclado numérico iluminado
Detalhe do touchpad do ZenBook 14 mostrando o teclado numérico iluminado

As teclas parecem ser confortáveis e bem dimensionadas (não pudemos ver ao vivo ainda) e o conjunto em si é bem harmônico.

O som deste ZenBook é fornecido pela Harman-Kardon e os falantes estão posicionados na parte inferior do aparelho. Talvez isso abafe um pouco o som quando utilizando o notebook no colo, mas… sinceramente? Eu combinaria o uso com um bom par de fones Bluetooth (que aliás, é a versão 5.0).

No mais, ele conta com conectividade Wi-Fi (802.11ac) e uma bateria de 4480 mAh que – segundo o fabricante – pode garantir uma autonomia de até 13 horas.

Pode ser desnecessário dizer, mas ele vem com o Windows 10 Home. E é importante ressaltar que ele possui uma ótima integração com o Hello e Cortana. Sendo assim, a experiência com o Windows deverá ser mais imersiva.

Por fim, a ASUS informa que o ZenBook 14 possui certificação militar que confere ao notebook resistência para funcionamento em condições inóspitas em ambientes mais agressivos (como variações de umidade, altitude e temperatura)

ZenBook Pro 14 e ZenBook Pro 15

Ok… aqui estamos falando de notebooks voltados para profissionais. Definitivamente são aparelhos para um nicho específico. E isto explica seu custo elevado. Mas este preço (ainda que caro) é justificado pela excelência de suas configurações.

ZenBook Pro, nas versões 14" e 15". Notebooks de uso profissional
ZenBook Pro, nas versões 14″ e 15″. Notebooks de uso profissional

Irmãos com características em comum

Voltados para o mercado profissional e com características topo de linha, as duas versões possuem pontos em comum. O destaque obviamente fica por conta da novidade no touchpad.

A nova tecnologia da ASUS transforma a área do touchpad em uma segunda tela, que pode ser usada como extensão da tela principal ou então como um tela para aplicativos desenvolvidos para esta tela (o chamado modo ScreenPad).

Tecnologia ScreenPad: Tela auxiliar, Touch Pad ou ainda uma extensão da tela principal
Tecnologia ScreenPad: Tela auxiliar, Touch Pad ou ainda uma extensão da tela principal

Apesar da diferença de tamanho e resolução, a tela dos dois aparelhos possuem certificação para fidelidade de cores PanTone®, garantindo que as cores são precisas.

O som também é Harman-Kardon, associado com a tecnologia ASUS SonicMaster. Segundo o fabricante, a reprodução do áudio tem uma resposta de frequência mais ampla em 1,6X.

O design dos aparelhos seguem o padrão ASUS, com a tecnologia Ergolift, teclado retroiluminado e também os icônicos círculos concêntricos como textura na superfície. Os aparelhos serão disponibilizados na versão azul (Deep Dive Blue) com detalhes em ouro rosé (Rose Gold). Ambos possuem slot para cartão de memória do tipo micro SD.

Por fim, a versão do Windows é a 10 Pro. Dito isso, vamos as características individuais.

ZenBook Pro 14

O irmão menor do ZenBook Pro, traz as seguintes configurações:

  • Processador Core i7 de 8ª geração (8565U 1,8 GHz)
  • 16 GB de memória RAM DDR4
  • Armazenamento de 512 GB (SSD PCI-e)
  • Tela Full HD IPS de 14″
  • Placa de vídeo NVidia GTX 1050 (Max-Q) com 4 GB DDR5
  • Conexões: 1 USB 2.0; 1 USB A 3.1; 1 USB C 3.1; Conector de áudio P3 (Combo Jack); 1 HDMI
  • Conectividade: Wi-Fi dual link (802.11 ac) e Bluetooth 5.0
  • Bateria de 4 células com 6840 mAh e autonomia de até 12,5 horas e carga rápida (60% de carga em até 49 minutos)

ZenBook Pro 15

O irmão mais velho de 15″ é algo sensacional em termos de configurações:

  • Processador Core i9 de 8ª geração (8950HK 2,9 GHz)
  • 16 GB de memória RAM DDR4
  • Armazenamento de 1 TB (SSD PCI-e)
  • Tela UHD 4K LED de 15″
  • Placa de vídeo NVidia GTX 1050 Ti com 4 GB DDR5
  • Conexões: 2 USB A 3.1; 2 USB C 3.1 (Thunderbolt® 3); Conector de áudio P3 (Combo Jack); 1 HDMI
  • Conectividade: Wi-Fi dual link (802.11 ac) e Bluetooth 5.0
  • Bateria de 8 células com 5900 mAh e autonomia de até 9,5 horas e carga rápida (60% de carga em até 49 minutos)

ASUS ZenBook Pro DUO

Se os modelos anteriores são voltados para uso essencialmente profissional, o que dizer da versão Duo? Bom, podemos começar pela sua tela secundária…

ZenBook Pro Duo... incrivelmente fora do comum
ZenBook Pro Duo… incrivelmente fora do comum

Pela imagem, dá para ver como ele é bem diferente dos outros modelos da linha ZenBook. O touchpad foi deslocado para a direita do teclado (que foi deslocado para a parte inferior da base) e associou o teclado numérico, tal como feito no ZenBook 14.

E no espaço deixado na parte superior da base, eis que surge uma tela secundária que forma um conjunto sensacional com a tela principal. As duas telas são 4K (UHD para a tela principal e 3840×1100 para a segunda tela) e também são sensíveis ao toque, sendo possível a utilização de uma caneta do tipo S-Pen.

Para garantir a ergonomia, considerando o deslocamento do teclado, a ASUS pensou em um descanso para os pulsos. Além disso, o aparelho conta com o Ergolift e soluções de áudio da Harman-Kardon. Em termos de design, o ZenBook Pro Duo será oferecido na cor azul (Celestial Blue) em um corpo de alumínio com bordas reflexivas.

O ZenBook Pro Duo traz algumas soluções de ergonomia bem interessantes
O ZenBook Pro Duo traz algumas soluções de ergonomia bem interessantes

Configurações

  • Processador Core i9 de 9ª geração (9980HK)
  • 32 GB de memória RAM DDR4
  • Armazenamento de 1 TB (SSD PCI-e)
  • Tela UHD OLED com HDR de 15″
  • Placa de vídeo NVidia RTX 2060 com 6 GB DDR5
  • Conexões: 2 USB A 3.1; 1 USB C 3.1; Conector de áudio P3 (Combo Jack); 1 HDMI
  • Conectividade: Wi-Fi dual link (802.11 ac) e Bluetooth 5.0
  • Bateria: a ASUS não divulgou informações sobre a bateria
  • Slot para cartão de memória do tipo micro SD

Considerando estas configurações, uma coisa é certa: ele será caro… muito caro. Um notebook extremamente forte, mas definitivamente direcionado para públicos extremamente específicos.

Ou, se você for alguém com bastante dinheiro para comprar a máquina dos sonhos.

O filho pródigo: ASUS F570ZD-DM387T

O que achei curioso foi que o anúncio da ASUS deixou de lado a apresentação de um outro notebook que também foi disponibilizado no mercado brasileiro.

E apesar dele ter sido deixado de lado, talvez ele seja aquele que tem o perfil mais conservador, mas ao mesmo tempo versátil de todos os modelos apresentados.

O ASUS F570 traz um visual mais conservador e uma inusitada combinação de CPU e GPU
O ASUS F570 traz um visual mais conservador e uma inusitada combinação de CPU e GPU

O ASUS F570 (vou simplificar o nome) tem uma configuração – no mínimo – curiosa. Ele associa um processador da AMD com uma placa gráfica da NVidia.

E onde está a curiosidade?

Pois é… a questão é que a AMD também produz placas gráficas de alto desempenho (a série Radeon) e ainda para somar-se a isso, tem o fato de que o Ryzen é um processador que conta com placa gráfica em sua arquitetura.

Pois é… ele tem uma GPU, junto com uma CPU que já conta com uma GPU. Diferente, não é mesmo?

Configurações

Apesar dele ter sido eclipsado pelo lançamento da família ZenBook, suas configurações são muito interessantes e tem ótima relação custo x benefício.

  • Processador AMD Ryzen®(2500U 3,6 GHz)
  • 8 GB de memória RAM DDR4
  • Armazenamento de 1 TB (SATA 5400 rpm)
  • Tela Full HD de 15,6″
  • Placa de vídeo NVidia GTX 1050 com 4 GB DDR5
  • Conexões: 2 portas USB A 2.0; 1 porta USB A 3.0; 1 porta USB C 3.1; Conector de áudio P3 (Combo Jack); 1 HDMI; 1 porta RJ45 LAN
  • Conectividade: Wi-Fi (802.11 ac) e Bluetooth 4.1
  • Bateria de 3 células com 4480h
  • Slot para cartão de memória do tipo SD

Além disso, o notebook conta com Windows 10 Home, solução de áudio Sonic Master e teclado retroiluminado.

Preços

Pois é… aí está a parte crítica. Desempenho e qualidade normalmente aumentam o preço do produto. Não temos como avaliar se os aparelhos entregam tudo o que é prometido (afinal, teríamos que testar para saber), mas a julgar pelas configurações e pela tradição da ASUS em fazer produtos competentes, com acabamento de primeira, é provável que o custo seja justificável…

Neste momento, o ZenBook Pro Duo ainda não está disponível para venda e portanto, não tem o preço apresentado. Mas dá para ter uma ideia da pancada a julgar pelo preço dos outros modelos. (Valores praticados no lançamento em Jun/2019)

  • VivoBook: a partir de R$ 3.699,00 (!)
  • ZenBook 14: R$ 5.849,00 (!!)
  • ZenBook Pro 14: R$ 13.499,10 (!!!)
  • ZenBook Pro 15: R$ 22.499,10 (!!!!)
  • F570-ZD: R$ 4.799,00 (!)

Bom… é isso. Os aparelhos – a exceção do modelo ZenBook Duo já estão disponíveis na loja da ASUS e também na rede varejista.

Tem dúvidas, curiosidade, sugestões? Escreva nos comentários.

Outros artigos do autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *