Menu fechado

Como está seu checklist para 2020?

Então, como está seu checklist para 2020? Você ainda não o fez? Você não sabe o que é isso?

Querido Papai Noel…

Quando crianças, muitos de nós aprendemos a fazer a famosa cartinha para o Papai Noel. Nos ensinam a colocar o que mais desejamos de presente, que ele iria trazer na noite tão esperada! Mas, quantos de nós tinha que cumprir a regra básica:

O Papai Noel só irá trazer o presente para quem se comportar!

Quando adolescente, a história já muda um pouquinho. Percebemos que aquele personagem que acreditamos fielmente, na verdade, não existe, mas ainda há um critério para ganhar presentes. Tais exigências podem vir desde se comportar bem, até passar de ano na escola, ou praticar alguma habilidade naquele ano.

Mas e quando adultos? Parece que a magia de almejar algo no fim de ano acaba, não é mesmo? Para que planejar? Para que desejar conquistar algo? Trocar presentes, é caro! Mas e se a “cartinha” para o papai noel vier em forma de checklist? Vamos refletir nessa ideia juntos?!

Como está seu checklist para 2020?

Dezembro chegou, e podemos pensar: “O ano passou voando, nem lembro mais o que aconteceu de bom!” E de fato, muitas vezes passamos nossa vida de forma robotizada, e nem prestamos atenção nas conquistas, ou então, apenas lembramos das vitorias maiores, ou pior, apenas o que aconteceu de ruim durante o ano. Levando isso em consideração, convido você leitor (a) para um desafio! Crie um hábito de listar as suas metas para 2020.

Mas Mila, como posso começar?

Vamos montar seu checklist?

Vamos a um breve passo-a-passo:

  • Em uma folha, faça uma divisão de dois lados.
  • No lado esquerdo, escreva todos seus objetivos para o ano. Alguns exemplos: Aprender uma habilidade nova, sorrir mais, conhecer novas pessoas, conseguir um emprego, ser promovido, iniciar ou terminar um relacionamento, conhecer um lugar diferente, iniciar ou terminar a leitura de um livro, dentre outros.
  • No lado direito, coloque uma seta para cada objetivo, e anote o que você precisa fazer para conquista-lo. Por exemplo: para ser promovido preciso aprender uma função nova. Para terminar a leitura de um livro, preciso tirar um tempo para ler. Para conhecer pessoas novas, preciso sair de casa ou ir em lugares diferentes.

Algo que eu sempre falo em minhas oficinas, é a importância de verbalizar nossas ideias. Pode parecer estranho pensar “mas conhecer pessoas novas é fácil”, porém, na hora de verbalizar, precisamos pensar em: quem, como e quando desejo fazer isso.

E muitas vezes, escrever sobre nos auxilia a juntar os pontos e perceber a ordem de importância dos objetivos para nosso dia-a-dia!

Crie a sua própria versão da carta do Papai Noel…

Porém, direcione aos seus desejos, suas conquistas e seus sonhos. Faça uma lista semanal, mensal ou semestral. Mas faça! Escreva, dê sentido ao seu ano, valorize até mesmo as pequenas vitórias, risque aquele objetivo com um sorriso no rosto, mesmo se não deu certo, ao menos tentou, e se deu certo, ótimo, organize seu próximo objetivo!

Faça seu ano ser repleto de sonhos, e vá atrás deles, uma vida com qualidade tem que partir de você.

Sobre a autora

Mila Goularte é Psicóloga (CRP 12/18721) e você pode acompanhá-la no Instagram através da conta @milagoulartepsico ou no Facebook através pelo @milagoularte

Publicado em:Opinião,Papéis Avulsos

Conheça também...