Menu fechado

Novos ZenBook no Brasil

A ASUS anunciou o lançamento de dois novos produtos para a linha ZenBook no Brasil. São eles o ZenBook Duo e ZenBook 14. As novidades trazem uma nova experiência para o usuário que poderá interagir com seu dispositivos de novas formas.

ZenBook 14 e ZenBook Duo... as novidades da ASUS para o mercado brasileiro
ZenBook 14 e ZenBook Duo… as novidades da ASUS para o mercado brasileiro

A linha ZenBook já é uma velha amiga dos brasileiros. Ano passado, a empresa apresentou 4 modelos diferentes para a linha. E nós inclusive contamos esta história por aqui. Para este ano, a linha foi enxugada, mas todas as (boas) características foram mantidas e algumas novidades são muito bem-vindas. Como sempre, a empresa mirou o usuário que que procura performance de alto desempenho com versatilidade e portabilidade.

Vamos conhecer um pouco mais de cada modelo.

ZenBook 14 (modelo UX431FA)

Parece que a nova versão “engordou” um tantinho… só um pouquinho: ele continua fino com 15,9 mm, mas agora pesa 1,48 kg (contra 1,09 kg da versão 2019). A tela também agora cobre 86% do painel (contra 92%). Em compensação o leitor de cartões agora é do tipo SD (contra microSD no modelo anterior). Para mim, é algo positivo, visto que você aumenta a compatibilidade com a mídia.

Ele engordou, mas continua elegante... perdeu um pouco de bateria, ganhou um pouco mais de bordas, mas ainda é igualmente potente
Ele engordou, mas continua elegante… perdeu um pouco de bateria, ganhou um pouco mais de bordas, mas ainda é igualmente potente

Equipado com processador Intel (Core i5 ou i7 de 10ª geração) e com 8GB de memória RAM, SSD de 512 GB, o dispositivo volta com o touchpad de dupla função, que permite que área seja utilizada como um teclado numérico. A tela é de 14 polegadas IPS com resolução FullHD e conta com a tecnologia NanoEdge e com ângulo de visão de até 178º. AS bordas têm apenas 6,5 mm de espessura e ele pesa apenas 1,45 kg. Portátil e ao mesmo tempo robusto.

Ainda temos a tecnologia Ergolift que cria um espaço de ventilação na base do notebook quando ele está aberto, melhorando o fluxo de ar. O áudio é assinado pela Harman/Kardon que é combinado com a tecnologia Sonic Master. O aparelho ainda tem boa autonomia. Segundo a ASUS são até 10 horas longe da tomada e aqui temos um retrocesso em relação à versão anterior: a bateria caiu de 50Wh para 47Wh.

O modelo já está disponível para venda e tem preços de lançamento a partir de R$ 6.929,10. Mais informações no site da ASUS.

Zenbook Duo (modelo UX481FL)

Se o ZenBook 14 ganhou peso, podemos dizer que o Duo emagreceu… para este ciclo a ASUS optou por trazer opções com Intel Core i5 e i7 de 10ª geração (a versão de 2019 contava com opções com Core i9). No site da empresa consta opções dos dois processadores, mas no release que recebemos, somente a versão equipada com i7 e 16 GB de RAM (aparentemente sem expansão) estará disponível.

O aparelho ainda traz armazenamento de 1 TB SSD e GeForce MX250 com 2GB DDR5. A tela é FullHD com 14″ (o modelo anterior contava com 15,6″) e o grande apelo talvez seja sua tela auxiliar de 12,6″ (mas não foi informada a resolução) sensível ao toque. Por conta desta tela, o touchpad foi deslocado para a direita do teclado, que por sua vez foi deslocado para baixo.

Robusto e para poucos bolsos

Ele também conta com sistema de som da Harman/Kardon e sua bateria é 70Wh o que garante – segundo a ASUS – uma autonomia entre 15,7 e 22,4 horas que variam se a tela auxiliar está ligada ou não.

O modelo já está disponível para venda também e tem o preço nada amigável de R$ 17.999,10.

Nossa opinião

Parece que a ASUS resolveu enxugar a sua linha ZenBook. Não só na quantidade de aparelhos, mas também nas especificações. Considerando a necessidade de adequar o produto a um mercado competitivo e também a realidade brasileira. Eles estão menos top, mas ainda assim muito bem configurados para sua proposta.

Sem o aparelho em mãos, fica difícil dizer se vale a pena ou não, mas quem adquiriu um ZenBook em 2019 provavelmente não verá motivos para procurar a linha 2020. E para quem está atrás do primeiro notebook, o ZenBook 14 é uma ótima opção, mas terá vida dura no segmento em que ele se encontra.

Mas e você? Qual sua opinião sobre o lançamento da ASUS? Gostou? Não gostou? Deixe seus comentários!

Publicado em:Opinião,Produtos e Serviços

Conheça também...