Menu fechado

Chegou a coleção Core 2021 em Magic: The Gathering

Puxa… faz um bom tempo que não publicamos nada sobre o card game das manas. Bem é verdade que temos negligenciado este conteúdo por aqui. Bom… mas um card game que está na estrada há mais de 25 anos tem assunto pra caramba. Então… voltamos! Chegou a coleção Core 2021 em Magic: The Gathering.

A nova coleção Core 2021 traz Teferi como o planeswalker em destaque
A nova coleção Core 2021 traz Teferi como o planeswalker em destaque

A nova coleção básica chega para cumprir a função de resgatar bons cards de coleções antigas com reimpressões e trazer algumas novidades. Ela não está atrelada a um plano específico (portanto ela não entra no storyline da lore de Magic), ao contrário dos outros lançamentos. E isso é importante porque balanceia as mecânicas existentes, permitindo que novos decks surjam no formato.

Quanto aos números, temos um set com 274 cards, sendo 111 comuns, 80 incomuns, 53 raras, 15 míticas e 15 terrenos básicos (3 artes de terreno básico para cada cor). Considerando o set expandido, ainda temos variações dos cards e até mesmo alguns exclusivos de colecionadores ou de decks de planeswalkers. Chegamos então a 397 cards distintos.

A coleção apresenta alguns cards com frame diferenciado... eis o showcase card frame
A coleção apresenta alguns cards com frame diferenciado… eis o showcase card frame

Os temas e as mecânicas da coleção

Curiosamente (para mim, pelo menos) a coleção M21 explora a temáticas dos cachorros e gatos. Aliás, os gatos já povoavam os diversos planos de Magic. E os cachorros também. Só que eles antigamente eram os Hounds. E a partir de agora todos os Hounds são criaturas do tipo cachorro.

Em relação as mecânicas, finalmente o termo “milar” ganhou seu nome próprio. Entra em cena a mecânica de Triturar (Mill no original), que basicamente coloca cards do grimório diretamente no cemitério.

Retorna nesta edição a mecânica de Destreza (Prowess no original). Esta mecânica concede um marcador +1/+1 à criatura toda vez que você conjura um mágica que não seja de criatura).

Outra mecânica antiga que retorna é Sair de Fase (Phasing no original). Em resumo, o card quando sai de fase – assim como tudo que estiver anexado a ele – simplesmente não existe em jogo até o próximo turno do jogador que controla o card. Uma proteção e tanto. Aliás, esta mecânica não aparecia no formato padrão do jogo a 23 anos. A última vez foi na coleção Alísios.

Os sacrários também estão de volta ao formato. Um tipo de encantamento que surgiu na coleção Champions of Kamigawa que podem constituir um arquétipo interessante de deck.

Sacrários, Phasing, Destreza e Triturar são algumas das "novidades" de M21
Sacrários, Phasing, Destreza e Triturar são algumas das “novidades” de M21

Temos várias tribos presentes nesta coleção, mas é inegável que houve algum destaque para os cachorros (dogs), espíritos (spirits), ladinos (rogues), goblins (goblins) e gatos (cats).

Finalmente, as lands raras revisitam o plano de Theros, trazendo de volta os templos da Enfermidade, Epifania, Silência, Mistério e Triunfo. A habilidade de vidência sempre é bem-vinda, não é mesmo?

Os templos do plano de Theros voltam mais uma vez em M21

Os produtos da coleção

A vida do colecionador e jogador casual de Magic nunca é fácil. Estamos falando de um produto que é diretamente afetado pelo dólar. Além disso, a Wizards criou produtos diferenciados para quem (como eu) gosta do aspecto “coleção” do jogo.

Pacote de pré-lançamento

Além dos tradicionais boosters, temos o Pacote de Pré-lançamento que contém 6 boosters básicos, e um card foil com o registro da data de lançamento. Normalmente o kit é fornecido no evento de pré-lançamento da coleção que normalmente acontecia nas lojas no final de semana anterior ao lançamento oficial da coleção.

Pacote de Pré-lançamento
Kit de pré-lançamento

Kit Inicial

Para quem quer apenas jogar com um amigo e não está preocupado com o aspecto competitivo e tampouco com o aspecto colecionável, a Wizards oferece o Kit Inicial: um pacote com dois decks prontos para jogar. Vale lembrar que este kit contém um código promocional que ativa os mesmos decks no Magic Arena. É o produto ideal para quem quer aprender a joga Magic.

Starter Kit
Starter Kit

Planeswalker Deck

Outro produto voltado para o jogador mais casual é o Planeswalker Deck. Um deck temático que contém um card de planeswalker. São cinco opções, cada uma remetendo a um Planeswalker diferente: Basri (novidade no multiverso), Teferi, Liliana, Chandra e Garruk.

Decks de Planeswalker de M21
Planeswalker Decks

Bundle Pack

Para quem curte o aspecto da coleção, o Bundle Pack é um bom custo benefício para quem pensa no aspecto colecionável dos cards. Afinal de contas, são 10 booster, além de um encarte com a lista dos cards, um spindown e um card promocional.

Core Set 2021 Bundle Pack
Bundle Packs

Collector Booster

Ainda no quesito “colecionável”, temos os booster de colecionador. São cards diferenciados não só na arte alternativa, mas também no fatos de alguns serem foil. Foi a maneira que a Wizards encontrou para agregar ainda mais valor aos cards. Eu sinceramente acho apelativo demais… cada booster deste produto está à venda por cerca de R$ 160 reais… na minha opinião (e no meu bolso) caro demais.

Caixa de Boosters de Colecionador
Booster de colecionador… Prepare seu bolso

Aliás, Magic sempre foi um passatempo caro. Se você é novo no multiverso, prepare seu bolso.

Eventos da coleção

De acordo com a Wizards, os eventos de pré-lançamento ocorreram entre 26 de junho e 02 de julho. O lançamento nas plataformas virtuais aconteceram em 25 de junho. O lançamento oficial ocorreu em 04 e 05 de julho.

Cards em destaque

Por fim, vale a pena destacar alguns cards que provavelmente vão brilhar no formato padrão. Eu achava que Ugin, o Dragão Espírito seria a grande sensação. Mas aí veio Teferi, Mestre do Tempo e mostrou que eu estava errado. Sim, as duas são fantásticas, mas o Teferi realmente desequilibra demais o jogo.

Para quem gosta de jogar com decks que povoam a mesa com terrenos, Azusa, Perdida mas Procurando é algo surreal (duas lands a mais por turno). Epifania Sublime também é um card que me parece fortíssimo, apesar de seu alto custo de conjuração (6 manas). Por fim, Tutor Sinistro também é um card que é fenomenal.

Teferi, Ugin, Azusa, Epifania Sublime e Tutor Sinistro... algumas dos cards que prometem
Teferi, Ugin, Azusa, Epifania Sublime e Tutor Sinistro… algumas dos cards que prometem

E qual sua opinião sobre a nova coleção? Vai comprar algum produto ou algum card em especial? Escreva suas impressões nos comentários!

Deixe seus comentários

Publicado em:Dominária & Outros Planos,Entretenimento,Games

Conheça também...