Menu fechado

Um mundo de incertezas

Meu psiquiatra vive uma eterna batalha comigo… de um lado, ele incessantemente luta para tratar de minha depressão e insônia. Do outro lado, eu, totalmente simpático à causa e apoiador de seus esforços… mas nem sempre colaborando para o sucesso dos trabalhos. Na verdade, quando venho rascunhar algumas linhas por aqui é sinal que eu ando trabalhando contra à causa… Ou pelo menos, sendo extremamente teimoso, quase sempre com a sensação de que estou me afogando em um mundo de incertezas.

Eu tenho um defeito muito complicado. E este defeito está relacionado a execução dos meus planos. Funciona assim: eu penso em realizar algo. Aí eu crio todo um planejamento envolvendo ideias, pessoas, coisas, tudo que e necessário para o tal plano. E neste ponto do planejamento, as coisas são feitas com entusiasmo que chega a ser contagiante. Tudo se encaixa num plano maior e parece que não haverá nenhum problema na realização.

E aí o tempo vai passando… ideias são organizadas, pessoas são recrutadas e devidamente integradas aos planos e as coisas necessárias já estão providenciadas. Chega aquele ponto onde pensamos em fazer pequenos ajustes. Aquelas coisinhas… os detalhes que passam por nós num primeiro momento, mas que podem melhorar muito a ideia inicial. E aí, mais uma vez, fazemos ajustes, confirmações e coisas necessárias.

Chegamos então aquele momento mágico… o momento em que o plano está elaborado, os recursos materiais e humanos estão providenciados e devidamente integrados. E então é hora de por a coisa toda em movimento. O momento de executar o plano.

E é neste ponto que tudo embanana… Eu empaco… literalmente. Começo a ver defeitos e problemas que ainda nem surgiram e sem mesmo ter algum resultado, antevejo o desastre iminente. E aí eu desmobilizo tudo… os planos, as pessoas, as coisas e com isso eu crio uma grande frustração. As vezes é uma frustração unicamente minha. Outras vezes isso atinge outras pessoas.

Bom… eu criei um plano bem maluco há uns três meses atrás. Um plano que requer planejamento estratégico, requer mobilização de recursos, mobilização de pessoas… um plano bem ambicioso… Fiz o planejamento, captei os recursos materiais e humanos…

E coloquei o plano em execução.

Sim, como sempre surgiram os problemas habituais que eu imagino (e eu digo imagino porque eles sequer existiram ainda). E começo a sabotar as coisas… O problema é que agora o plano é um pouco grande demais para sabotá-lo. Então eu preciso criar uma defesa contra a minha própria tendência destrutiva. Ainda há tempo de tudo funcionar… Mas preciso dizer que minha vida é um mundo de incertezas inexistentes. Ou elas podem até existir. Mas eu nunca deixo chegar naquele ponto onde as incertezas são baseadas em elementos reais.

Bom… isso precisa mudar.

Publicado em:Crônicas,Entretenimento,Noites de Insônia

Conheça também...