Menu fechado

Decisão do Grupo H (Rodada de 02/12/2022)

Último dia da fase de grupos da Copa do Mundo. E em campo Uruguai, Gana, Coréia do Sul e Portugal – esta última classificada – disputando as vagas nas oitavas-de-final. E destes jogos, sairá o próximo adversário do Brasil.

Como dito anteriormente, Portugal entra classificado e vem a campo decidir a liderança do grupo. Gana se garante se vencer o Uruguai e mesmo um empate serve se Portugal e Coreia empatarem. Aliás, a Coreia precisaria de uma vitória e o Uruguai não pode vencer de goleada Gana. Para a celeste olímpica é vencer ou vencer. E a Coreia não ganhar.

E no final das contas foi a rodada mais emocionante. Portugal perdeu de virada por 2×1 para a Coreia que comemorou a vitória e a eventual classificação, porque até o final do jogo, se o Uruguai marcasse mais um gol eliminaria os coreanos nos critérios de desempate. Mas o Uruguai, jogou muito, pegou pênalti e venceu somente por 2×0, insuficiente para a classificação.

Vamos conferir os resultados do grupo H.

Gana x Uruguai – Faltou só um golzinho

Fana vem a campo em busca da classificação. Estrou com derrota frente à Portugal, mas em um jogo bem equilibrado e na sequência venceu a Coreia do Sul por 3×2 em outro jogo igualmente equilibrado. Em campo dependerá apenas de si e em relação ao jogo anterior, o time entra com duas alterações. Em campo, pendurados por cartão estão Mohammed, Alidu, Andre Ayew, Williams e Amartey.

O Uruguai estreou com um empate sem gols frente à Coreia do Sul num jogo em que a celeste foi apagada e sem e depois perdeu para Portugal por 2×0, mas jogando muita bola. Considerando as participações dramáticas nas últimas edições, era de se esperar um Uruguai aguerrido. O time veio a campo com apenas duas alterações em relação ao jogo anterior e entram pendurados por cartão como titulares Oliveira e Bentacur.

O jogo começou com o Uruguai buscando adiantar a marcação de modo a não deixar Gana crescer no jogo. Aliás, foi um jogo que reviveu o drama das quartas-de-final da Copa de 2010, quando Suaréz cometeu pênalti intencional (sendo expulso de campo por isso). Na sequência, o Asamoah perdeu a cobrança em bela defesa do foleiro. A história voltou à baila nesta copa, o que só aumentou a rivalidade entre as equipes.

E por que eu contei esta história? Bom… aos 14′ de jogo, Jordan Ayew recebeu de Iñaki Williams na esquerda, carregou para o meio e finalizou rasteiro. Rochet espalmou e, no rebote, derrubou Kudus. Antes o árbitro marcou impedimento de André Ayew, que atrapalhou a defesa do goleiro em posição irregular.

Mas aí entrou o VAR na história que corrigiu a marcação de impedimento de André Ayew e nem mostrou esse lance ao árbitro, que checou apenas o contato entre Rochet e Kudus e decidiu marcar o pênalti. Os uruguaios protestaram a ponto de Nuñez levar cartão amarelo por indisciplina.

Toda esta história consumiu mais ou menos cinco minutos de tempo de jogo. E aí… bom… e aí… Assim como Asamoah Gyan em 2010, André Ayew perdeu o pênalti. O camisa 10 olhou para o canto esquerdo do gol, chutou cruzado de canhota, pegou fraco na bola e Rochet espalmou.

A história de 2010 se repetiu. Gana perdeu pênalti contra o Uruguai

O Uruguai respondeu no ataque. Amartey falhou, Arrascaeta ficou com a sobra na intermediária e enfiou em profundidade para Darwin Núñez, que finalizou de cavadinha na saída de Ati-Zigi. Salisu foi muito bem no lance e evitou o gol praticamente em cima da linha.

Aos 25′ os uruguaios abriram o placar. Darwin Núñez cruzou da direita, Amartey e Seidu falharam, Suárez dominou, abriu espaço e chutou rasteiro. Ati-Zigi espalmou, mas Arrascaeta aproveitou o rebote quase em cima da linha e completou de cabeça para o fundo do gol.

Uruguai abre o placar

Aos 28′ Suárez recebeu de Arrascaeta pelo lado direito da área, chutou cruzado e Amartey rebateu de qualquer maneira. E mais um gol saiu aos 32′ Darwin Núñez recebeu de Pellistri, ajeitou de cabeça e Suárez tocou por elevação. Pelo lado esquerdo da área, Arrascaeta finalizou de primeira, com força, e mandou por baixo de Ati-Zigi para fazer o segundo dele.

Uruguai amassa Gana e chega ao segundo gol

Bentancur se machucou e precisou ser substituído por Vecino aos 34′ de jogo. Apesar do ritmo intenso do Uruguai, até este ponto do jogo, foram somente quatro finalizações. O jogo chegou aos 45′ e o juiz acresceu oito minutos, justificado pelas várias paralizações. Mas mesmo o tempo a mais não fez com que os times levassem algum perigo. Fim do primeiro tempo.

Foi um primeiro tempo muito movimentado com o Uruguai assumindo o protagonismo do jogo. Gana pouco vem ao ataque e o pênalti perdido pareceu ter abalado os ânimos do time.

Os times voltaram para o segundo tempo, com apenas Gana fazendo alterações. Andre Ayew e Jordan Ayew deixam o campo para as entradas de Blikari e Sulemana. A partida recomeçou e no primeiro minuto, Gana levou perigo. Bukari pegou rebote pelo lado direito da área, chutou cruzado e Kudus chegou atrasado. A bola saiu.

Aos 59′ saiu cartão para o Uruguai. Suárez foi amarelado por indisciplina ao chutar a bola para longe após ter cometido falta. Aos 65′ Suárez recebeu de Valverde na grande área e ajeitou para Pellistri, que chutou colocado e a bola saiu raspando a rede pelo lado de fora. Na sequência, o Uruguai mexeu no time trocando Suárez e Pellistri por Cavani e De Lacruz.

Aos 69′ Valverde pegou rebote da zaga, emendou bomba de primeira da intermediária e Ati-Zigi defendeu de soco no cantinho direito. Gana não estava morta pois aos 71′ Kudus passou por três marcadores na intermediária, finalizou com o pé ruim e mandou por cima do gol. Aos 72′ Gana trocou Williams e Samed por Smenyo e Kyereh.

O Uruguai cresce com a partida se encaminhando para seu final. Valverde percebeu Ati-Zigi adiantado, arriscou o chute do meio-campo e a bola saiu por cima do gol. Do outro lado, Gana respondeu aos 79′. Partey esticou a perna para tocar na bola após passe ruim de Baba, Kyereh não alcançou e Semenyo recebeu na grande área. O atacante chutou cruzado e mandou à esquerda do gol.

O Uruguai faz duas alterações aos 81′. Arrascaeta e Nuñes saíram para entrada de Canobbio e Gômez. Na sequência Gana vai ao ataque. No vacilo de De Lacruz no campo de defesa, foi desarmado e Kudus ficou com a sobra. O camisa 20 chutou forte buscando o cantinho direito e Rochet espalmou para fora.

Neste segundo tempo, as coisas estão mais equilibradas, mas o Uruguai parece levar mais perigo. Após desentendimento em jogada faltosa de Coates em cima de Sulemana, ambos os jogadores levaram cartão pelo entrevero.

A esta altura, o Uruguai estava desesperado pois ainda precisava de um gol para a classificação. E aos 88′ De la Cruz cruzou fechado da esquerda, Cavani cabeceou completamente livre na entrada da pequena área e Ati-Zigi saltou para espalmar para fora. O bandeirinha marcou impedimento do atacante.

O jogo chega aos 90′ e o juiz deu oito minutos de acréscimos. Aos 90’+3′ Baba ganhou de Varela em dividida na ponta esquerda e cruzou para a segunda trave. Kudus ajeitou de peito, Bukari finalizou e Giménez bloqueou de forma providencial. No contra-ataque, Maxi Gómez chutou rasteiro de fora da área e Ati-Zigi se esticou todo para espalmar no cantinho direito.

Lá e cá… pela direita, Sulemana soltou bomba cruzada de fora da área e Rochet saltou para fazer defesa importantíssima, mantendo Uruguai vivo na briga pela classificação. Aos 90’+6′ Cavani recebeu de De la Cruz pelo lado direito da área, preferiu cruzar ao invés de finalizar e Coates chegou finalizando para fora.

Na sequência, Gana sacou Kudus para a entrada de Fatawu com a clara intenção de desacelerar o jogo. Aos 90’+8′ Seidu cometeu falta no campo de defesa e foi advertido. O Uruguai teve uma última chance de gol do jogo na bola parada. Na cobrança da falta, De LaCruz chutou colocado e Ati-Zigi encaixou no canto direito. O juiz apitou o fim do jogo. O resultado era positivo para o Uruguai, mas por conta do jogo entre Coreia do Sul e Portugal, o time estava eliminado.

Os jogadores uruguaios partiram pra cima do árbitro após a finalização e com isso Cavani e Gimenez levaram cartão amarelo por indisciplina já com o jogo encerrado. Final melancólico para a celeste que foi eliminada ainda na fase de grupo, juntamente com Gana que com a derrota não teria mais chance nenhuma.

Resumo do Jogo

  • Gana 0x2 Uruguai – Al Janoub Stadium, Al Wakrah – 02/12/2022 – 12h (Brasília)
  • Seleção de Gana:
  • Seleção do Uruguai:
  • Árbitro: Daniel Siebert; Auxiliares: Jan Seidel, Rafael Foltyn.
  • Gols:
  • Cartões amarelos:
  • Público: 43.443
  • Confira os melhores momentos do jogo no site da FIFA.

Coreia do Sul x Portugal – Superação e expectativa em campo

A Coreia do Sul estreou com um empate sem gols contra o Uruguai em um jogo chato e bem ruim. Depois jogou contra Gana e perdeu por 3×2 em um jogo superequilibrado onde poderia até ter vencido. Com três pontos, chegaram ao último jogo na fase de grupos com chances de classificação. São três alterações em relação ao último jogo e Guesung, Younggwon e Wooyoung entram em campo pendurados por cartão.

Portugal estrou com vitória em um jogo bastante equilibrado contra Gana por 3×2 e na sequência fez um jogão contra o Uruguai onde também venceu, desta vez pelo placar de 2×0 e chegou para o último jogo com a classificação garantida. O time entrou com seis alterações, obviamente pensando em poupar jogadores. e apenas Ruben Neves entra como titular pendurado por cartão.

O jogo começou com os times alternando o controle da bola. mas foi Portugal que abriu o placar logo aos 5′. Dalot desceu pela direita após lançamento de Pepe. Por lá, ele limpou Kim Jinsu, chegou até a linha de fundo e rolou para Ricardo Horta, que, vindo de trás, conferiu de primeira para vencer Kim Seunggyu.

Portugal abriu o placar logo no início do jogo

Aos 14′ Cancelo dominou passe longo na ponta-esquerda. Habilidoso, ele encarou a marcação, cortou para a perna boa e bateu firme para a defesa de Kim Seunggyu. Aos 16′ Son cobrou escanteio da esquerda curtinho com Lee Kangin e recebeu a devolução. De primeira, ele cruzou para a área, Cho testou e Diogo Silva defendeu. No rebote, Kim Jinsu fez o gol, mas o assistente flagrou impedimento no lance.

O jogo é bem movimentado, com a Coreia que buscava o ataque e Portugal preferia um jogo mais controlado, já que o resultado lhe favorecia. Aos 27′ Lee Kangin cobrou escanteio da esquerda para a entrada da pequena área, a bola resvalou nas costas de Cristiano Ronaldo e se ofereceu para Kim Younggwon, que, cara a cara com Diogo Costa, finalizou caído para deixar tudo igual. Portugal 1×1 Coreia do Sul.

Coreia buscou o empate na cobrança de escanteio

Portugal chegou ao ataque aos 34′ com Dalot que recebeu um bolão de Diogo Costa na intermediária. Ele dominou com a perna direita, puxa para a canhota e bateu rasteiro para a defesa de Kim Seunggyu. Aos 37′ Kangin chegou forte em Vitinha na altura do círculo central e foi punido com o primeiro cartão do jogo.

Aos 43′  Vitinha clareou a jogada perto da meia-lua, bateu cruzado e Kim Seunggyu espalmou. No rebote, Cristiano Ronaldo mergulhou e testou à direita do gol. Com o jogo movimentado, aos 45′ o juiz aplicou apenas dois minutos de acréscimos que não resultaram em jogadas perigosas. Fim do primeiro tempo.

Os times voltaram sem alterações para o segundo tempo e para a Coreia só a virada interessa. Logo aos 47′ João Cancelo escapou pela esquerda, projetou cruzamento para a área e, na hora de completá-lo, mandou a bola por cima do gol de Kim Seunggyu. Aos 52′ Vitinha arranjou lançamento do bico da área para Cristiano Ronaldo. No furdunço, ele engatilhou a canhota e furou o chute bisonhamente.

Aos 57′ Son ficou no mano a mano contra António Silva na direita, tentou o chute cruzado e o garoto bloqueou. Na sequência, o coreano pediu apoio da torcida. Aos 64′ Portugal fez três alterações. Cristiano Ronaldo, Rúben Alves e Nunes saíram para a entrada de Silva, Palhinha e Leão. A Coreia também mexeu, trocando Jaesung por Heechan.

A Coreia busca o jogo. Aos 67′ em chegada perigosa, Hwang Inbeom soltou uma paulada de canhota no meio do gol e obrigou Diogo Costa a espalmar de qualquer jeito. O rebote foi de Portugal. Aos 70′, Kim Jinsu levantou da esquerda para o segundo pau, onde Son chegou batendo de primeira no bloqueio de Cancelo. Os coreanos pediram pênalti. Pela análise do VAR ficou claro que o braço de Cancelo não ampliou o espaço corporal dele. Sem pênalti, então.

Portugal segura o controle da bola e deixa a Coreia procurando espaços. Mas com a bola no pé, Portugal vinha segurando a virada. Aos 80′ a Coreia mexeu no time, sacando Younggwon e Kangin. Em seus lugares entraram Junho e Uijo. Portugal trocou Vitinha e João Mário por Bernardo Silva e William Carvalho. Apesar do domínio da bola ser muito maior para Portugal, em finalizações os times estavam praticamente iguais.

O jogo chegou aos 90′ e o juiz deu seis minutos de acréscimos. E no primeiro minuto saiu o gol da virada. Em contra-ataque puxado por Son, o ponta do Tottenham levou a bola até a entrada da área e enfiou na medida para a passagem de Hwang Heechan. O atacante ficou cara a cara com Diogo Costa e bateu na saída do goleiro português para virar o jogo.

A virada veio nos acréscimos e mudou tudo no grupo

Na comemoração do gol, Heechan foi punido com cartão por tirar a camisa. Mas a emoção foi mais forte, porque o gol mudava tudo na tabela, porque este gol garantiria a classificação desde que o Uruguai não marcasse mais um gol.

A Coreia fez uma substituição para tentar esfriar jogo. Guesung saiu para a entrada de Yumin. Aos 90’+7′ o juiz apitou o final do jogo, mas a emoção não tinha acabado porque o jogo do Uruguai ainda rolava em campo. E um gol da celeste poderia acabar com a festa.

Foi uma longa espera, mas o jogo do outro lado acabou e a Coreia pode respirar aliviada, com apenas 2×0 a Coreia foi beneficiada pelo critério de gols marcados e com isso avançou na copa.

Resumo do Jogo

  • Coreia do Sul 2×1 Portugal – Education City Stadium, Doha – 02/12/2022 – 12h (Brasília)
  • Seleção da Coreia do Sul: Seung-Gyu; Moon Hwan, Kyung-Won, Young-Gwon (Jun-Ho) e Jin-Su; Woo-Young, In-Beom, Kang-In (Ui-Jo), Lee (Hee-Chan) e Son; Gue-Sung (Yu-Min). Técnico: Paulo Bento.
  • Seleção de Portugal: Diogo Costa; Dalot, Pepe, Antonio Silva e João Cancelo; Rúben Neves (André Silva), Matheus Nunes (Palhinha), Vitinha (William Carvalho), João Mário (Bernardo Silva), Ricardo Horta; Cristiano Ronaldo (Rafael Leão). Técnico: Fernando Santos.
  • Árbitro: Facundo Tello; Assistentes: Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chader
  • Gols: Ricardo Horta aos 5′; Young-Gwon aos 72′ e Hwang aos 90’+2′.
  • Cartões amarelos: Jae-Sung Lee, Hee-Chan.
  • Público: 44.097
  • Confira os melhores momentos do jogo no site da FIFA.

Classificação final do Grupo H

Após a conclusão dos jogos da primeira fase, o grupo H ficou assim:

Portugal mesmo com a derrota nesta rodada garantiu a primeira colocação do grupo e fica a espera da definição do grupo G para saber quem será seu adversário nas oitavad-de-final. A Coreia ficou com a segunda posição do grupo e também espera pelo adversário que muito provavelmente será o Brasil.

Publicado em:Crônicas,Entretenimento,Uma Copa Qualquer

Conheça também...