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YouTube mudou as regras… de novo

O YouTube é a plataforma de vídeos e criação de conteúdos digitais que provavelmente é a mais utilizada para monetização. Na prática, os grandes criadores de conteúdo produzem seus vídeos e são remunerados pela plataforma por conta da publicidade veiculada durante a exibição dos vídeos. Mas para que isto aconteça, algumas regras precisam ser observadas. E o YouTube mudou as regras… de novo.

Primeiro, o que você precisa saber sobre monetização. para que um vídeo seja elegível, ele precisa seguir diretrizes que o YouTube estabelece unilateralmente. Ok… sua casa, suas regras. E basicamente, são as seguintes:

  • O canal precisa estar monetizado: são necessários ao menos 1000 inscritos e 4000 horas de exibição públicas.
  • Se você produz shorts (vídeos de até 1 minutos), são necessários 10 milhões de views.
  • Processo de verificação do canal (verificação em duas etapas e respeitar as diretrizes da comunidade)

A plataforma até incentiva você apresentando as modalidades de parcerias, mas para que tudo isso aconteça, você precisa estar monetizado. E é aí que os problemas começam… Afinal de contas, as tais “diretrizes” sempre estão em mudanças.

O YouTube até tenta parecer uma boa ideia para ganhar dinheiro… mas só parece

E o problema é que entre algumas destas “diretrizes”, foram adotadas novas regras contra violência e profanidade. E elas estão prejudicando principalmente os criadores de conteúdos relacionados à games. E pior, o prejuízo é retroativo, valendo até mesmo para os vídeos publicados anteriormente. As regras preveem que xingamentos não podem ser usados no título ou nos sete primeiros segundos de um conteúdo e, mesmo se essas regras forem respeitadas, um vídeo pode perder sua monetização caso profanidades sejam “usadas de forma consistente” no decorrer dele.

E neste novo regramento, jogos com conteúdos considerados visualmente violentos não serão monetizados. Essa regra não é exatamente nova, mas antes o YouTube considerava como violência virtual, somente aqueles jogos onde a violência retratada estava ligada ao mundo real. Jogos como GTA V se enquadram nesta política. Mas a partir de agora, qualquer violência pode ser encaixada neste contexto. Assim, jogos como Red Dead II, Cyberpunk 2077 e até mesmo o veterano Fallout 4, entre tantos outros podem perder sua monetização.

O problema nem é tanto regras como essa existirem, mas sim o fato da desmonetização acontecer sem prévio aviso e sem mesmo uma política de apelação transparente. É uma clara demonstração de que o YouTube está selecionando seus conteúdos e agindo no sentido de transformar a plataforma em conteúdo exclusivamente Family Friendly. Até aí, tudo bem. Mas por que não deixar isso claro com regras claras e criar filtros de acesso ao invés de cortar a monetização?

Sei lá, eventualmente criar um segmento específico… um YouTube Games… por que não? O que não é certo é ficar mudando regras a todo momento de forma unilateral e sem prévio aviso.

Publicado em:Opinião,Pitacos na Tecnologia

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