Menu fechado

Sócrates… Doutor Sócrates

Não há muito o que dizer… mas ainda assim, tentaremos: o ex-jogador Sócrates morreu às 4h30 neste domingo, no hospital Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência de infecção generalizada. Ele já vinha lutando a algum tempo com seus problemas de saúde e desta vez, veio a derrota definitiva.

Ele jogou por grandes times brasileiros, Corinthians, Santos e Flamengo, tendo também atuado pelo Fiorentina na Itália. Foi descoberto pelo Botafogo/SP onde começou (em 1972) e encerrou a carreira (1989). Meio-campo talentoso como poucos, ele tinha um estilo refinado. Chamou a atenção por basicamente não treinar. E o motivo era inusitado para um jogador profissional de futebol: ele frequentava o curso de medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP.

Assim que concluiu o curso, transferiu-se para o Corinthians onde teve atuação brilhante e foi um dos artífices da chamada democracia corintiana. Jogou pela seleção brasileira e foi convocado para as copas de 1982 (quando marcou um golaço contra a URSS e outro contra a Itália) e 1986 (quando perdeu um pênalti contra a França). Já no final da carreira, depois de passagens pelo Flamengo e Santos, encerrou sua carreira jogando pelo time que o revelou. Ainda atuou como técnico no próprio Botafogo e outros times como LDU (Equador) e Cabofriense e chegou a receber um convite para treinar a seleção cubana de futebol.

Sócrates comemora seu gol na partida contra o São Paulo pela final do Campeonato Paulista de 1983 (Gazeta Press)

Depois disso passou a atuar como comentarista esportivo e também articulista de jornais e revistas. Trabalhou na Carta Capital e no Agora São Paulo. Como comentarista, participou do programa Cartão Verde da TV Cultura. Sócrates tinha forte ativismo político, face que já havia sido revelada nos tempos da democracia corintiana. Também participou da campanha Diretas Já em 1984 e expressou várias opiniões políticas e partidárias ao longo de sua vida.

Ele enfrentou problemas com o alcoolismo e nunca negou seu apreço por uma cervejinha. Em agosto deste ano foi internado para tratar uma hemorragia digestiva. Foi internado novamente em setembro com um quadro de intoxicação alimentar. O quadro se agravou e sofreu nova internação apresentando quadro de choque séptico. Ele morreu em razão de falência múltipla de órgãos por conta do choque séptico. Aos 57 anos, era pais de seis filhos.

Impossível não lamentar sua morte… o futebol hoje está em luto.

Publicado em:Opinião,Papéis Avulsos

Conheça também...