Menu fechado

Windows 8 Consumer Preview

O novo sistema será a aposta da Microsoft na convergência dos PC’s, celulares e tablets. Nitidamente concebido para dispositivos dotados de touch screen (como a maioria esmagadora dos tablets e smartphones), o Windows 8 começa quebrando alguns paradigmas.

O primeiro deles já começa em sua denominação durante seu ciclo de desenvolvimento. Tradicionalmente a Microsoft inicia o desenvolvimento de um SO criando um nome-código. O Windows 95 tinha o nome-código Chicago; o Windows 98 era o Memphis; o XP (nem vou me dar ao trabalho de mencionar o Me) era o Whistler; o Vista era Longhorn e o Windows 7 (versão atual) ficou conhecido como Blackcomb.

O desenvolvimento do Windows 8

Pois bem…o Windows 8 começou como Windows 8 mesmo. A empresa desde o início identificou o seu produto com o nome comercial final. E as versões de desenvolvimento iniciais, voltadas para a equipe de criação ficaram conhecidas como Milestones. Paralelamente a isto, a Microsoft criou um blog chamado Building Windows 8 (Construindo o Windows 8) voltado para desenvolvedores e usuários. Sim, desde o início a Microsoft colocou o usuário como parte integrante do processo de desenvolvimento. O que é a quebra de outro paradigma. As versões anteriores eram concebidas com base no feedback dos usuários ao longo do ciclo do atual sistema operacional. Desta vez, o usuário pode opinar. E muita coisa foi mudada desde o projeto inicial até o estágio atual por conta destas alterações.

Windows 8 Developer Preview

Aliás, em uma atitude – digamos, generosa – disponibilizou uma versão do seu sistema para download. Uma versão até que bem estável, mas ainda com muito trabalho pela frente. Esta versão que seria algo como um Beta mal resolvido e ela foi chamada de Windows Developer Preview (Algo como “Windows: Amostra para Desenvolvedores”). E nós falamos dela por aqui.

Windows 8 Consumer Preview

Após a maturação das funcionalidades, desenvolvimento a Microsoft mudou muita coisa e resolveu pedir a opinião dos usuários. Eis que está disponível a versão “Windows Consumer Preview” (Algo como “Windows: Amostra para os Usuários Finais” ou “Windows: Amostra para Consumidores” ). É o mais próximo que temos de como ficará o sistema final.

Caso você tenha interesse, poderá baixá-lo no site da Microsoft. Mas prepare-se para um demorado download (2,1 GB na versão 32 bits e 3,3 GB na versão 64 bits). Sugiro que faça alguns testes através de uma máquina virtual (uma boa opção é a Oracle Virtual Box).

Faremos uma análise do Windows 8 futuramente mas a princípio nossa sugestão inicial é: você só deve migrar para o novo sistema (quando lançado) se você for usuário do Windows Vista (muito instável e exige muito hardware) ou do Windows XP (muito estável, mas infelizmente, muito antigo). Caso você seja um feliz usuário do Windows 7, permaneça com ele (exceto versão Starter… porque esta… ninguém merece).

E o que temos até o momento?

Algumas considerações sobre a versão Developer Review, baseada em nossa utilização:

  • Pontos positivos: aparentemente leve, tão intuitivo quanto o Windows 7, automação de muitas tarefas de configuração consideradas chatas para o usuário leigo.
  • Pontos negativos: interface pouco amigável para o ambiente desktop, muitos apps desnecessários na instalação inicial.

Ok… vamos admitir: não estamos tão empolgados como na ocasião do desenvolvimento do Windows 7. Mas ele no mínimo será tão eficiente como o seu antecessor. Mas como uma nova versão, isso é pouco. Sempre esperamos algo melhor, não é mesmo?

Para rodar o Windows 8, os requerimentos de hardware são: processador de 1 GHz; RAM: 1 GB (32 bits) ou 2 GB (64 bits); HD: 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits); placa de vídeo compatível com o Microsoft DirectX 9 ou superior; e resolução de tela de 1024 x 768. Em resumo, se seu computador roda o Windows 7, deve rodar o Windows sem problemas. Até o seu lançamento, o Windows 8 deverá contar com ao menos mais uma versão de avaliação.

O processo de instalação é bastante rápido e bastante autônomo. Ao usuário resta somente a tarefa de escolher a identificação da máquina e o padrão de cores do sistema. Ainda assim, é possível personalizar manualmente os detalhes da instalação. O sistema ao que parece irá mesmo abolir o menu iniciar, trocando a inicialização pela Metro UI com suas live tiles. A Windows Store traz a promessa de oferecer novos aplicativos com mais facilidade e segurança. Neste momento, os aplicativos estão gratuitos mas obviamente, com o lançamento oficial, isso deverá mudar.

Um simpático peixinho Beta espera por você na Área de Trabalho no Windows 8 Consumer Preview

Por conta das mudanças, é previsível que a empresa encontrará resistência nos usuários mais tradicionais. Mas este é o preço a ser pago pela ousadia em quebrar os paradigmas do seu próprio sistema operacional. E a própria Microsoft diz isso, ainda mais quando ela fez o anúncio do sistema.

Com a palavra, a Microsoft

A Microsoft publicou em seu blog o anúncio do lançamento da versão Consumer Preview:

Estamos trabalhando duro há muitos meses e, embora ainda tenhamos muito mais a fazer, estamos ansiosos para mostrar nosso progresso com a prévia mais recente do novo sistema operacional. Com o Windows 8, toda a experiência do Windows foi reinventada. Ele foi projetado para funcionar em uma ampla variedade de dispositivos , desde tablets habilitados para toque a laptops, desktops e multifuncionais. Projetamos o Windows 8 para fornecer a você acesso instantâneo aos seus aplicativos, arquivos e às informações mais importantes para que você gaste menos tempo navegando e mais tempo fazendo o que realmente deseja fazer.”

Coisas que você deve saber antes de instalar esta versão do Windows 8

Antes de iniciar o download, há algumas coisas que você deve ter em mente:

  • Primeiro, este é um sistema operacional de pré-lançamento: o Windows 8 Consumer Preview é apenas isso… uma prévia do que está por vir. Ele representa um trabalho em andamento e algumas coisas mudarão antes do lançamento final. Isso significa que você encontrará alguns bugs e deslizes.
  • Em segundo lugar, você deve estar bastante confortável com a nova tecnologia: se você está acostumado a executar software de pré-lançamento (beta), está tranquilo com a possibilidade de ter alguns probleminhas e não se importa em fazer algumas tarefas técnicas aqui e ali, provavelmente ficará com o Windows 8 Consumer Preview.
  • E, finalmente, você precisará do hardware certo: o Windows 8 Consumer Preview provavelmente será executado no mesmo hardware que alimenta o Windows 7 hoje sem problemas.

Publicado em:Opinião,Pitacos na Tecnologia

Conheça também...