Menu fechado

ASUS anuncia o ROG Phone 2

ASUS Lança o ROG Phone 2

Ok… admito que este celular sequer chegou ao Brasil. E sinceramente, não sabemos se veremos o monstrão em terras tupiniquins. Mas vale a pena conhecer este aqui que pode se tornar uma tendência no mundo gamer. A ASUS anuncia o ROG Phone 2.

Um console portátil para jogos?

Quando pensamos em portabilidade, os consoles da Nintendo vêm naturalmente à nossa mente. O Nintendo Switch é o ícone deste segmento. Funcionando como um console portátil, ele pode ser conectado à sua dock que permite usar uma televisão ou monitor para jogar.

O ROG Phone 2 traz um conceito parecido… e com o bônus de também ser um telefone celular. Aliás, um celular de respeito!

O ROG Phone 2 é o celular mais poderoso da atualidade
O ROG Phone 2 é o celular mais poderoso da atualidade

E se estamos falando em ROG Phone 2, obviamente existiu um ROG Phone 1. Ele foi lançado em 2018 e não chegou a ser vendido oficialmente aqui no Brasil. Se você quiser conhecer a primeira versão do aparelho, sugiro o vídeo de apresentação do canal Loop Infinito.

O ROG Phone 2

O aparelho foi anunciado em Taipei (Taiwan), sede da ASUS. Isso aliás, já tem alguns dias. Mas por conta do embargo imposto pela fabricante, só agora começam a surgir as análises e reviews do celular.

Como bem resumiu o André Fogaça em seu artigo no site Meio Bit, o ROG Phone 2 é um ASUS Zenfone 6 com anabolizantes. O próprio ZenFone já é um celular de respeito, com uma configuração impressionante, mas a ASUS tratou de criar um aparelho com algumas vantagens em relação ao seu carro-chefe que colocam este aparelho para o público gamer.

Provavelmente, o PH Vizza – nosso colunista de games – irá me matar por considerar um celular para gamers. Mas a verdade é que cada vez mais está surgindo um público voltado para o segmento de jogos no celular. E considerando que as especificações de um celular gamer são altas, é de se esperar que surjam por aí títulos cada vez mais parrudos.

As configurações do aparelho

As configurações básicas do aparelho são as seguintes:

  • Processador & GPU: Qualcomm SnapDragon 855 Plus + Adreno 640
  • Memória RAM: 12 GB (LPDDR4X)
  • Armazenamento: memória interna com até 512 GB (via USB 3.0 Flash)
  • Display: 6,59″ AMOLED, com resolução de 2340 x 1080 com taxa de atualização de 120 MHz, com suporte HDR e Gorila Glass 6.
  • Câmeras: Traseira com sensor Sony IMX586 de até 48 MP e f/1.79 + Sensor Ultrawide de 13 MP com ângulo de 125º; Frontal com 24 MP.
  • Bateria: 6000 mAh
  • Sensores: Acelerômetro, Bússola, Proximidade, Luminosidade, Biométrico sobre a tela e Giroscópio.
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/ad; Bluetooth 5.0; Conector de áudio 3,5 mm; 2 portas USB tipo C (lateral e inferior) com carregamento rápido e suporte ao Display Port versão 1.4
  • Dimensões (A x L x P) e Peso: 171 mm x 77,6 mm x 9,78 mm; 240 gramas
  • Sistema de áudio: Speaker frontais com DTS e microfone quádruplo com cancelamento de ruído.

Um monstro… realmente as configurações são de causar inveja. Mas se você acha que o ROG Phone 2 para por aí, está completamente enganado. Isso é só o começo.

Características que só o ROG Phone 2 tem

A estrutura do aparelho foi pensada para o foco dele: games. Sendo assim, a ASUS incluiu algumas características bem interessantes. A começar pela porta USB lateral, que permite que o usuário continue sua jogatina, mesmo com o celular conectado.

A porta USB tipo C lateral mantém a jogabilidade mesmo com um cabo plugado
A porta USB tipo C lateral mantém a jogabilidade mesmo com um cabo plugado

A parte traseira do celular traz um dissipador de calor incorporado. Com a jogatina, é provável que exista uma grande geração de calor. O modelo original já trazia algo parecido, mas era algo meramente estético. Desta vez, a ASUS promete que o dissipador realmente funciona.

Além do dissipador, existe um LED com a marca da ROG (Republic of Gamers) que muda de cor, de acordo com a configuração aplicada.

O ROG Phone 2 tem um LED com sua marca e um dissipador de calor incorporados à sua traseira
O ROG Phone 2 tem um LED com sua marca e um dissipador de calor incorporados à sua traseira

Por fim, o celular apresenta dois “botões” (na verdade são sensores) em sua lateral que funcionam como gatilhos de um Joystick convencional e que pode ser configurado de acordo com a necessidade do game.

"Botões" configuráveis... a jogatina fica garantida
“Botões” configuráveis… a jogatina fica garantida

Todas estas características já seriam incríveis por si só. Mas a ASUS não parou por aí…

Os diferenciais do ROG Phone 2: os acessórios

Por se tratar de um celular gamer, ele não fica somente no básico. A ASUS está oferecendo também uma linha completa de acessórios que transforma o aparelho em uma espécie de console, tal qual já acontece com o Switch da Nintendo.

Uma dock e um conjunto de controles destacáveis... A versão "console" do ROG Phone 2
Uma dock e um conjunto de controles destacáveis… A versão “console” do ROG Phone 2

TwinView Dock e ROG Kunai Gamepad

Na primeira versão do ROG Phone, alguns fabricantes de acessórios criaram uma gama de gadgets que aumentavam a versatilidade ao aparelho. Desta vez, a ASUS se antecipou e anunciou acessórios que deixam o ROG Phone 2 muito parecido com a proposta do Switch: a portabilidade.

A começar pelos gamepads. Chamados de Kunai Gamepad, o acessório pode ser conectado diretamente a eles ou então ser utilizado numa base que transforma o Kunai em um verdadeiro Joystick.

E ainda temos a possibilidade de ligar o aparelho à TwinView Dock, criando assim uma segunda tela para o aparelho.

TwinView Dock e ROG Kunai Gamepad transforma o ROG Phone 2 em um console portátil
TwinView Dock e ROG Kunai Gamepad transforma o ROG Phone 2 em um console portátil

Além disso, quando conectado no – digamos “modo game tablet” – você ainda pode acoplar um cooler externo com resfriamento ativo.

Um cooler com resfriamento ativo. A ASUS pensou em muitas coisas mesmo!
Um cooler com resfriamento ativo. A ASUS pensou em muitas coisas mesmo!

E se você quiser transformar o celular em um console completo, você ainda pode conectar o aparelho à uma dock da ASUS que transmite toda a jogatina para um monitor ou televisor.

ROG Phone 2 no modo console
ROG Phone 2 no modo console

E você reparou na mala de viagem que aparece na imagem anterior? Pois é… para os mais endinheirados, será oferecida (por enquanto apenas na Ásia) uma versão completa do ROG Phone 2, com todos os acessórios incluídos. Você é um gamer compulsivo? Prepare seu bolso…

Quer a experiência completa? Esta maleta pode ajudar você.
Quer a experiência completa? Esta maleta pode ajudar você.

Bom… vale a pena?

Pelas configurações e características, obviamente não será algo barato. O preço de lançamento (na Ásia) é de US$ 899. Quase quatro mil reais, sem impostos. Não dá para pensar em um aparelho como esse aqui no Brasil por menos de R$ 6 mil. E olha que estou sendo conservador.

Apesar da plataforma Android contar com um bom número de jogos, é importante lembrar que nem todos são jogos de console. Muitos deles têm compatibilidade com a frequência de 120 MHz da tela, o que melhora (e muito a experiência de jogo).

Ainda assim, a comunidade conta com uma base fiel para muitos jogos. E isso pode ser um chamariz. Apesar do alto custo.

Olhando o aparelho como um celular, você pode tranquilamente optar por opções mais em conta, como o próprio ASUS Zenfone 6 ou até mesmo aparelhos da concorrência.

Mas se você é gamer e joga no modo hardcore… este celular é para você.

Mas e aí? O ASUS ROG Phone 2 virá para o Brasil?

Se olharmos para sua primeira geração, é importante olhar que o ROG Phone não deu as caras aqui no Brasil (de modo oficial, pelo menos).

Entretanto, a ASUS deu alguns sinais que o ROG pode vir para o Brasil sim. Primeiro, o fato de vários influenciadores digitais brasileiros participarem do evento de lançamento. Segundo, pelo fato de a ASUS ter confirmado sua participação no próximo BGS (Brasil Game Show).

Sendo assim, é plausível a ideia de que teremos o ROG Phone 2 entre nós, tupiniquins.

Se isso acontecer, nós aqui do UBQ estaremos ligados e informando você.

Com informações de: Engadget, CanalTech, Loop Infinito, Gizmodo BR e MeioBit

Outros artigos do autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *