Menu fechado

Repaginaram o Nintendo Switch

Desculpem o sumiço! Estou aproveitando minha inscrição no Game Pass versão Ultimate, oferecido pela Microsoft. E adivinhem o que tenho feito desde então? Ok, brincadeiras à parte, volto com um texto essa semana falando sobre o Switch. Na verdade, sua versão repaginada, tornando o aparelho um legítimo portátil. Eis o Nintendo Switch Lite.

Informações iniciais

A Nintendo pegou o seu bem sucedido Nintendo Switch, colou os joypads, diminuiu o tamanho da tela, diminuiu a resolução, aumentou a autonomia da bateria e tirou a possibilidade de usar o console na televisão.

Ok, agora numa definição mais tradicional, o Nintendo Switch Lite é uma versão menor e mais leve do console de jogos Nintendo Switch. Ele foi projetado especificamente para jogos portáteis e não pode ser conectado à televisão. Ele vem com controladores integrados e é mais barato do que o modelo padrão do Switch. O Switch Lite também não possui a capacidade de alternar entre modos de tela dividida e modo TV.

A versão Lite leva a portabilidade maior com a perda de algumas features

Um treco 100% portátil?

Sim… 100% portátil. E por conta disso ele conta com algumas diferenças importantes em relação ao seu irmão mais velho:

  • Tamanho e peso: o Switch Lite é menor e mais leve do que o modelo padrão, o que o torna mais fácil de transportar e jogar em movimento.
  • Controladores: o Switch Lite vem com controladores integrados, enquanto o modelo padrão vem com controladores removíveis chamados Joy-Con.
  • Conectividade: o Switch Lite não pode ser conectado à televisão, enquanto o modelo padrão pode ser alternado entre modos de tela dividida e modo TV.
  • Preço: o Switch Lite é geralmente mais barato do que o modelo padrão, mas também possui menos recursos.
  • Jogos compatíveis: Todos os jogos de Switch são compatíveis com o Switch Lite, mas alguns jogos que usam o modo de tela dividida ou recursos dos Joy-Con podem não ser jogáveis no Switch Lite.

Peraí que tem mais… os caras escolheram três cores bem aleatórias (amarelo, cinza e turquesa; bem estilo anos 80), sem contar uma versão especial que será lançada com os novos jogos Pokémon que virão por aí (“Sword” e “Shield”). Também reduziram o preço em US$ 100 (comparando com o preço novo), tiraram algumas características como conexão com monitor externo por meio de uma dock) e voilá! Temos um Switch novo…

Switch Lite em versões coloridas

Os japoneses amam os portáteis

É sabido que o mercado japonês é um baita consumidor de consoles portáteis e a Nintendo fez muita grana com o DS/3DS lá. Mas – sério – precisava fazer isso com o Switch que já tinha essa pegada híbrida? Na opinião deste gamer é uma manobra bem semelhante ao que fizeram com o 2DS. Baratearam ao máximo o console para tentar entrar em outros mercados. Só que isso não me parece muito positivo.

Se eu pudesse sugerir algo, eu manteria o Switch como está. Também diminuiria o preço dele e lançaria uma versão mais potente e com novos recursos. Sony e Microsoft fizeram isso com seus PS4 Pro e Xbox X e deu certo. Confesso que eu sou um pouquinho contra essa prática, mas é melhor melhorar o equipamento do que fazer um downgrade.

Sinceramente eu não tenho um Switch porque é demasiado caro ter um. É necessário lembrar que consoles e games no Brasil sofrem com os impostos de importação. E com a Nintendo é um pouco pior já que a BIG N RESOLVEU SAIR DO NOSSO PAÍS em 2015. Sim isso me chateou… e eu poderia até pensar em ter um Lite se não fosse essa pataquada que é (e que vai chegar aqui mais caro que um PS4 Pro).

E eu nem falo tanto por ser 100% portátil, porque eu tive oportunidade de jogar Zelda até o fim no Switch e a maior parte do tempo foi sem estar conectado à TV. É legal jogar assim, mas tem horas que vocês quer curtir o game numa telinha maior. Até porquê tem horas que o jogo está frenético e a bateria começa a acabar.

Mas aí, surgiu uma notícia falando do Switch em uma versão mais poderosa. E é claro, eu fui atrás da informação para conhecer o poderio da nova versão do console.

Mas e aí? Compensa?

Bom… É por isso que mantenho meu Super Nintendo vivo. Porque depois dele, a Nintendo começou uma derrocada… principalmente quando tentou enfrentar o mercado e não resistiu às mudanças de tempo. E antes que me critiquem… N64 é animal, mas já mostrava que a Nintendo não estava aberta às mudanças de mercado, tecnologias, etc… E só veio a fazê-lo com o Game Cube. Mas aí, ela já estava atrás da concorrência.

Eu tinha uma opinião no passado que já comentei aqui, a Nintendo deveria ter feito como a Sega e parado com os consoles, investindo somente em jogos, personagens, licenças etc. Aí o Switch brota como um respiro gigantesco da Nintendo e me faz reconsiderar a opinião… E então, vêm os estrategistas da BIG N com esses lançamentos.

E fazem eu me decepcionar… novamente. Nintendo, você sempre terá um lugar no meu coração, mas está difícil te defender, viu?

Publicado em:Opinião,Produtos e Serviços

Conheça também...