Menu fechado

Motorola One Zoom

Chegou mais um integrante da família Motorola One. Depois do Motorola One e One Power, lançados em 2018, e das versões Vision e Action – lançadas agora em 2019 – chegou a vez do Motorola One Zoom. Vamos conhecê-lo?

Intermediário Premium?

Não exatamente… a linha One da Motorola surgiu de uma parceria com a Google que criou o Android One… uma iniciativa para que fabricantes lançassem aparelhos com versões sem modificações do Android.

A ideia seria entregar um aparelho com uma versão mais “limpa” do sistema, sem grandes personalizações do sistema, tornando o sistema de atualizações mais eficiente.

Android One... a iniciativa da Google por uma plataforma mais uniforme
Android One… a iniciativa da Google por uma plataforma mais uniforme

No caso da Motorola, os primeiros aparelhos desta linhagem surgiram em 2018, com as versões One e One Power, sendo que só a versão One chegou ao mercado brasileiro.

Teaser de lançamento do Motorola One no Brasil

Na ocasião, alguns sites de tecnologia criticaram o aparelho por não trazer soluções mais recentes e até mesmo inferiores que a linha Moto G6. Na verdade, em uma comparação direta, o Motorola One era comparável ao Moto G5S Plus, um celular de 2017.

A evolução da linha One

Um ano depois do lançamento do primeiro aparelho da linha, a Motorola parece estar em direção a substituição da linha Z pela linha One. E ao que parece, o foco será sempre as câmeras.

A partir da versão Vision, a Motorola optou por uma relação de 21:9 na tela, algo bem diferente do que temos visto no mercado, mas para a versão Zoom, a empresa optou por um conservador 19:9, mais próximo do que é praticado pela concorrência.

A linha One em seus diversos sabores que estão disponíveis no Brasil... da versão original ao Motorola One Zoom
A linha One em seus diversos sabores que estão disponíveis no Brasil

Seja como for, observando as características do aparelho, a Motorola parece que incrementou o novo aparelho de modo a tornar a linha One a substituta natural da linha Z, que algum tempo não recebe novidades.

As características do Motorola One Zoom

O novo aparelho da Motorola não é muito diferente das versões anteriores da família One. Digamos que o Motorola One Zoom é uma tentativa de unir os pontos fortes das versões anteriores.

O Motorola One Zoom reforça o apelo para imagens com o conjunto quádruplo de câmeras
O Motorola One Zoom reforça o apelo para imagens com o conjunto quádruplo de câmeras

O aparelho é equipado desta vez com um Snapdragon 675 e uma GPU Adreno 612, o que mostra que a empresa não quis arriscar o lançamento com um hardware mais antigo, como fez com a primeira versão do Motorola One.

O sistema é reforçado com 4 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno. Isto pode ser incrementado por meio de um cartão micro SD com até 512 GB, mas a má notícia é que a gaveta é do tipo compartilhada.

O corpo do aparelho é feito em vidro com estrutura de alumínio, que confere a ele cerca de 190g. Não é dos modelos mais leves já produzidos… Sua tela é de 6,4″ do tipo Super AMOLED, com resolução Full HD+ (1080 x 2340) e possui proteção Panda King Glass. Curiosamente, o corpo do aparelho possui revestimento Gorilla Glass 3.

O aparelho tem ainda uma bateria com 4.000 mAh conta com um carregador de 15W, compatível com carregamento rápido Turbo Power e o sensor de digitais sob a tela é uma novidade para este aparelho. Desta forma, o logotipo na parte traseira assume uma função unicamente estética (que inclusive é retroiluminado).

Em termos de conexões e tecnologias embarcadas, o aparelho tem um conector P2 de 3,5mm e conexão do tipo USB-C. Ainda conta com Bluetooth 5.0, GPS, NFC, Rádio FM e sensores como acelerômetro, giroscópio, proximidade, e bússola.

O sistema quádruplo de câmeras

Smartphones estão se tornando cada vez mais sistemas individuais de produção de conteúdo audiovisual. Pensando nisto, a Motorola resolveu apostar em um sistema robusto de câmeras.

O sistema de câmeras é bem versátil no Motorola One Zoom
O sistema de câmeras é bem versátil no Motorola One Zoom

Na parte traseira são quatro câmeras (três, se considerarmos que uma delas funciona tão somente como um sensor de profundidade). A principal conta com um sensor de 48 MP com f/1.7 e estabilização óptica de imagem. Além disso, temos um sensor de 8 MP com f/2.4 para telefoto com zoom óptico de 3x e estabilização óptica.

Os sensores da câmera traseira do Motorola One Zoom
Os sensores da câmera traseira do Motorola One Zoom

Outro sensor ali posicionado tem 16 MP com f/2.2 e abertura de 13 mm, funcionando como uma lente ultrawide. E por fim, o sensor de profundidade conta com 5 MP. O sistema é dotado de flash Dual-LED (dual-tone) e é capaz de fazer fotos no modo panorama e em HDR. Para vídeos, o sensor consegue gerar imagens em 4K (a 30 fps) e em 1080 (em 30 ou 60 fps).

A câmera frontal (com boa parte da imprensa insistindo no termo “câmera para selfies”) também não faz feio. Trata-se de um sensor de 25 MP dotado da tecnologia Quad Pixel (assim como a câmera traseira) e com a lente de abertura f/2.0. O sensor é capaz de gerar vídeos em Full HD a 30 fps ou ainda em 720 p com 240 fps.

Disponibilidade e valores

O Motorola One Zoom já está disponível no mercado brasileiro nas principais lojas do varejo e também no site oficial da Motorola. Ele está disponível nas cores Titanium, Bronze e Violet.

No momento em que este texto foi produzido, o preço do aparelho é de R$ 2.249,00.

Você pode comprar através deste link diretamente pela Amazon.

Uma nota curiosa…

Eu quase ia me esquecendo. Tecnicamente, os aparelhos da linha One fazem referência ao Android One, como mencionei lá no começo do texto.

A questão é que o Motorola One Zoom, vem com o Android Pie (9.0), com atualização garantida para a versão 10 do robozinho verde. Mas ele não faz parte do programa Android One.

Isto significa que não temos clareza de como e quando serão suas atualizações de segurança para o sistema.

Curioso, não?

Publicado em:Opinião,Produtos e Serviços

Conheça também...