Menu fechado

Termina 2019… Chegamos em 2020!

Estamos chegando ao final de mais um ano. Entre erros e acertos, temos a oportunidade de revisar nossas posições, avaliar tudo que aconteceu e preparar novos rumos para 2020. Enfim, termina 2019… Chegamos em 2020!

Resgatando uma tradição

Queremos resgatar uma tradição importante…

Mais um ano se vai... Seja bem-vindo 2020!
Mais um ano se vai… Seja bem-vindo 2020!

Muitas vezes o UBQ se despediu assim de um ano que chegou ao final… com uma imagem das ondas do mar apagando da areia o ano que se vai… mas mantendo o ano que chega.

Em 2019, o UBQ buscou de certa forma isso… renovar sua história. Recomeçar sob novas diretrizes… buscar sonhos maiores. E para 2020 o UBQ continuará na busca de seu maior objetivo: tornar-se um portal de cultura geek/digital levando informação, opinião e entretenimento, sempre com qualidade.

Mas mudanças sempre trazem a necessidade de sairmos da zona de conforto. Significa aceitar erros, buscar soluções, gerenciar possíveis crises e buscar em tudo isso lições que sejam úteis para o crescimento do UBQ.

O que foi o ano de 2019 para o UBQ?

Do Blogger ao WordPress

O UBQ se reinventou… deixou a plataforma Blogger para migrar finalmente para uma solução WordPress. Como dissemos em nosso último texto na antiga plataforma, a necessidade de evoluir nos levou a esta decisão.

E claro que isso criou novos problemas: um novo layout, um novo fluxo de produção, a adaptação a este fluxo, muitos erros até encontrarmos nossos acertos. Levou um tempo… mas agora o UBQ tem finalmente sua cara (e sua casa) nova.

Desde a migração para o WordPress, o UBQ ganhou uma nova identidade visual
Desde a migração para o WordPress, o UBQ ganhou uma nova identidade visual

Dança das cadeiras

A origem do UBQ se confunde de certa forma com a história do site do Ricardo Marques… o que antes era um site de informações técnicas e pessoais aos poucos migrou para um blog de opinião. Com o tempo, ganhou o nome Um Blog Qualquer.

E foi graças ao Michel que surgiu o carinhoso apelido UBQ.

Nesse meio tempo, vários talentos estiveram por aqui. Deixaram sua contribuição na construção de um legado. O legado do UBQ. Alguns já saíram, buscaram outros caminhos levados pela necessidade profissional. Outros deixaram a equipe para que seus projetos pudessem ser executados.

Dançamos e trocamos de cadeiras por aqui. A todos os que passaram por aqui… muito obrigado!. A todos que permanecem aqui, nossa mais sincera gratidão.

Ricardo, Michel, Luiz, Júnior, PH, Mila e Lucas... A Redação UBQ atual
Ricardo, Michel, Luiz, Júnior, PH, Mila e Lucas… A Redação UBQ atual

Afinal de contas, é graças a vocês que o UBQ existe como é hoje.

Um portal multimídia

Muita gente acredita que os blogs estão em desuso. E isto talvez seja verdade. Blogs explodiram em popularidade no final dos anos 2000, mas logo vieram os canais do YouTube e agora o Podcast ensaia ser a nova mídia de difusão de conteúdo.

Bom… o UBQ se consolidou como um portal multimídia, indo além de um simples blog. Afinal de contas, temos os textos, temos um canal de vídeos no YouTube. E temos o nosso Podcast Um Papo Qualquer.

Textos, vídeos e podcasts… estamos no caminho.

Periodicidade, Conteúdo e Constância

O maior desafio do UBQ para 2019 talvez tenha sido permanecer constante em suas publicações. Entre nosso desejo de publicar conteúdos diariamente e nossa realidade, tivemos alguns imprevistos.

O podcast e o canal de vídeos foram os que mais sofreram… Foram apenas 8 episódios do Podcast e só 14 vídeos. Quantos aos texto, publicamos 90 artigos entre o site novo e o site antigo.

E foi graças ao empenho dos nossos redatores que os conteúdos surgiram. Foi graças a cobrança deles que ao menos tentamos buscar periodicidade.

Existe alguma culpa? Sim… faltou organização (principalmente por parte do senhor editor que foi pai pela segunda vez), faltou constância.

Esse foi nosso maior erro… não atingir o P,C & C.

Produtos e Parcerias

O UBQ empenhou-se na busca por parcerias estratégicas com empresas de tecnologia. Algumas coisas boas surgiram: ELG, Logitech, LG, ASUS, Amazon… chegamos até a receber alguns produtos para análise por aqui. Algumas resenhas já foram publicadas e podem ser conferidas aqui no UBQ.

Fica nosso agradecimento às empresas que acreditaram em nosso potencial e que possamos corresponder à altura desta confiança.

Eventos

Neste ano o UBQ conseguiu cobrir alguns eventos… destaque para a Tanuki World Fest com a cobertura realizada pelo Luiz Filipe MP e pelo Lucas Mendes. Ainda participamos do Magic Fest de Novembro e estivemos atentos ao que rolou na MWC e BGS.

Não conseguimos ir à CCXP deste ano. Mas estaremos melhor preparados para isso no próximo ano.

E o que teremos para 2020?

Este será o tema do nosso primeiro editorial do ano. Que será publicado em 11/01/2020 e terá autoria de nosso Decano e Editor Executivo, Michel Vieira. Caberá a ele contar como pretendemos trabalhar no próximo ano aqui no UBQ.

Aliás, por falar em Michel Vieira…

Com a palavra, nosso editor executivo

O ano de 2019 foi um marco para o UBQ. Otimizamos nossa “base” ou seja, cuidamos para que os processos de edição de nossos conteúdos ficassem mais ágeis e com mais possibilidades, o que garantiu textos, vídeos e podcasts mais agradáveis de ler, ver e ouvir.

Instituímos uma Política Editorial que visa garantir uma produção constante e com periodicidade regular de nossos conteúdos, visando fidelizar público e estruturar futuras estratégias de marketing e financiamento.

Por enquanto o resultado é nossa maior empolgação e envolvimento, estamos mais confiantes que nunca.

Sabemos que há muito trabalho pela frente mas o que não nos falta é disposição para levar este projeto adiante.

Que venha 2020!

Michel Vieira, Editor Executivo do UBQ

Palavras finais

Estamos felizes por chegar ao final de 2019 com uma visão positiva do que fizemos. Criamos, acertamos, erramos… aprendemos. E durante este processo descobrimos o óbvio: somos apaixonados por isto que fazemos.

E para 2020, faremos muito mais… Virão novas criações, acertos, erros e muita diversão. Para nós e para você.

Nosso muito obrigado aos leitores, ouvintes, espectadores que nos prestigiam – seja no site, no podcast ou no canal de vídeos. Obrigado por participar de tudo isso.

Enquanto editor responsável, meu agradecimento à equipe da Redação UBQ. Vocês são fantásticos.

Aproveite sua passagem de ano. E como sempre… Divirta-se! O UBQ fará um breve recesso até o dia 14/01/2020. Em 11 de janeiro, teremos o editorial do Michel Vieira com as nossas expectativas para 2020. E olha que o ano sequer começou…

Feliz 2020 para todos!

Publicado em:Editorial

Conheça também...