No mercado global, os grandes lançamentos da Asus em 2019 no campo dos smartphones foram o Zenfone 6 e o ROG Phone 2. Mas eles ainda não chegaram ao mercado brasileiro. Sendo assim, a ASUS tratou de apresentar ao mercado nacional o ASUS Zenfone Max Pro (M2). Um intermediário com grande autonomia de bateria.
Nem tão novo assim…
Talvez o público ache estranho a ASUS optar por lançar no mercado nacional um aparelho que foi apresentado em dezembro/2018. Mas se observarmos o fluxo de lançamentos da empresa nos últimos anos, o período é coerente com sua estratégia.
O fato é que o Zenfone Max Pro pode ser considerado um intermediário que tem um apelo especial para a autonomia da bateria, com um bom preço. Bastante competitivo para nosso mercado.
E as especificações?
Num momento em que o modelo tem quase 10 meses de mercado global, não temos muito o que apresentar em termos de novidades. O aparelho já foi esmiuçado em todos os seus aspectos pelos diversos sites de tecnologia.
Deste modo, vamos nos ater em apenas apresentar as características do aparelho.
Hardware
Trata-se de um aparelho equipado com um processador Snapdragon 660 e GPU Adreno 512. Ele vem com opções de 3GB ou 4GB de RAM e 64 GB ou 128 GB de armazenamento interno. Entretanto, não vi no site da Asus a opção de 3GB.
Estrutura
O aparelho tem vidro frontal com proteção Gorilla Glass 6. Suas bordas são curvas e a parte traseira é de plástico com acabamento brilhante e acomoda o sensor biométrico e o sistema traseiro de câmeras. A tela tem 6,26″ e é do tipo IPS. A resolução é de 1080 x 2280 e a parte superior acomoda um notch.
As dimensões do aparelho condiz com a sua estrutura geral. o aproveitamento da tela é de 90%. Os botões de controle (volume e power) estão acomodados à direita do aparelho e as conexões P2 e micro-USB estão presentes. A gaveta de chips está à esquerda e acomoda 2 chips do tipo NanoSIM e um cartão micro SD de memória (suporta até 2 TB).
Sistema de Câmeras
A câmera frontal tem um sensor de 13 MP com abertura f/2.0 e tem um flash em LED. Os principais modos disponíveis são: Automático, Embelezamento, Esportes e Noturno. Ela possui estabilização eletrônica de imagem em 3 eixos e é capaz de gravar vídeos em até 1080p FHD (30 fps).
O sistema de câmeras que equipa a parte de trás é formado por duas lentes. A principal tem um sensor Sony IMX486 de 12MP com abertura f/1.8. A lente também é dotada de estabilização eletrônica de imagem.
A câmera traseira secundária é um sensor de profundidade com 5 MP e campo de visão de 84º.
O sistema principal é capaz de gravar vídeos em 4K (3840 x 2160) com 30 fps.
Sistema de Áudio
O alto-falante conta com 5 ímas e amplificador NXP (com redução de distorções dos graves). O microfone interno é duplo e conta com redução de ruído. O aparelho ainda conta com receptor FM.
Conectividade e Sensores
O aparelho conta com Wi-Fi (WLAN 802.11 b/g/n 2,4 GHz), 4G, Bluetooth 5.0, GPS, GLONASS, BDS, GAL e QZSS. Outros sensores: sensor biométrico para até 5 digitais, acelerômetro, e-compass, sensor de proximidade, sensor de luz ambiente e giroscópio.
Energia
Bateria com 5.000 mAh com carregamento rápido e adaptador de energia com saída 5V, 2A (potência de 10W)
E finalmente…
O aparelho vem com a versão 8.0 (Oreo) do Android. De acordo com o fabricante, é uma versão pura do Android. Na caixa do produto temos, além do aparelho, fone de ouvido ASUS, cabo micro-USB, pino ejetor para bandeja do chip, carregador de energia USB e documentação (manual e garantia). As especificações completas podem ser obtidas no site do fabricante.
O aparelho será oferecido nas cores Titanium e Black Saphire e tem preço de lançamento a partir de R$ 1.699,00.
O que você achou do ZenFone Max Pro M2? Deixe suas impressões nos comentários.