Menu fechado

Muito espaço para trabalho e jogos: Monitor LG 25UM58

Recentemente, publicamos aqui no UBQ um artigo que explicou o que devemos observar na compra de um monitor de vídeo. Vale a pena leitura daquele texto antes de prosseguir por aqui. Neste artigo, vamos fazer a apresentação e análise de um monitor que por um preço muito bom oferece a você muito espaço para trabalho e jogos: Monitor LG 25UM58.

O LG 25UM58 é um monitor para quem quer espaço
O LG 25UM58 é um monitor para quem quer espaço

Abrindo a caixa… o que vem nela?

Além do painel do monitor, temos a base de fixação do tipo coluna que é feita em plástico (duas peças com montagem na instalação). Além disso, temos um cabo HDMI versão 2.0, uma fonte de alimentação externa. Na caixa, ainda temos um folheto de referência para instalação e normas de segurança.

As especificações

Estamos falando de um monitor de tecnologia IPS, com medida diagonal de 25″ (cerca de 63 cm). A proporção da tela é 21:9 (Ultrawide) e a sua resolução nativa é 2560 x 1080.

Apesar do tamanho e proporções avantajadas, lembre-se que o seu painel não é maior em altura do que um monitor 16:9 de 21″. Considere-o como o seu monitor de entrada no mundo Ultrawide.

Comparação da área de trabalho de um monitor 16:9 de 23" e o LG 25UM58
Comparação da área de trabalho de um monitor 16:9 de 23″ e o LG 25UM58

Se o seu plano é ter este monitor para conectar em um console, considere que você provavelmente terá apenas uma tela gerada em 16:9 com barras laterais (limitação dos consoles). Além disso, você precisará de um par de fones ou uma caixinha de som externa. O LG 25UM58 conta com saída P2 de áudio, mas não traz falantes internos.

Ainda sobre as especificações, ele permite a conexão de 2 dispositivos simultâneos, já que ela conta com 2 portas HDMI 2.0. E o bacana é que através do sistema do monitor (chamado de Screen Split), você pode organizar suas janelas ou as duas entradas de vídeos de vários modos diferentes.

Modo Screen Split... organizando as janelas ou até mesmo as entradas de sinal das portas HDMI 2.0
Modo Screen Split… organizando as janelas ou até mesmo as entradas de sinal das portas HDMI 2.0

Padrões além do básico e uma fidelidade de cores impressionante

A tela é um atrativo sensacional. Após a remoção da película de proteção, temos um painel com acabamento fosco. Seu ângulo de visão é de cerca de 178º. O conjunto de cores – pelo que afirma o fabricante – é de uma fidelidade superior a 99% do padrão SRGB (CIE1931).

O painel é capaz de gerar 16,7 milhões de cores (profundidade de 8 bits) e o seu tempo de resposta é de 5 ms. O que é suficiente para uma experiência bacana na utilização, mas não é um campeão de velocidade, se pensarmos num cenário gamer mais competitivo.

A frequência de atualização é de 60 Hz e isso deve ser o suficiente para os jogadores casuais terem uma experiência boa com a tela. Criação de conteúdo será beneficiada pela ampla largura… assim, planilhas, editores de vídeo, programas de edição gráfica em geral, terão um bom aumento sem sua produtividade.

Recursos que vão além do básico

Para trazer uma melhor experiência, o LG 25UM58 conta com recursos de software interessantes: para gamers, temos o Black Stabilizer (para cenas mais escuras) e Dynamic Action Sync que ajuda na estabilidade e continuidade das imagens geradas durante um jogo.

Ele não conta com recursos de sincronia da NVidia ou da AMD, mas considerando sua proposta e custo, isso é perfeitamente compreensível.

Ainda é possível utilizar os modos pré-definidos para jogos, que fazem pequenos acertos em brilho e contraste. Você também poderá fazer acertos personalizados.

Além destes recursos, o monitor conta com controles na tela por meio de um pequeno joystick na base da tela. O recurso On-Screen Control lha dá acesso as todas configurações do seu monitor.

Jogatina Casual ou Produtividade?

Eis aqui um monitor que tem uma proposta clara: ser a porta de entrada para aqueles que procuram um monitor que seja uma ótima opção para os jogadores mais casuais que procuram uma tela mais ampla que permita uma maior imersão nos jogos.

No entanto, podemos considerar este monitor como uma opção para o pessoal que precisa de uma área de trabalho mais ampla. Editores de vídeo e áudio, por exemplo irão se beneficiar da tela Ultra Wide.

E tudo isso, a um custo bem acessível. Não é exagero dizer que o LG 25UM58 é uma das melhores relações custo x benefício da atualidade.

Sendo assim, é razoável pensar que este monitor é voltado para o jogador casual que quer mais imersão, assim como para o usuário que pretende fazer uso mais profissional.

Que fique claro… definitivamente ele não é um monitor profissional, mas está bem a frente de monitores mais básicos.

Por um preço aproximado de R$ 650 na época de produção deste review, ele pode surpreender você com suas boas características. Mas leve em conta que telas maiores lhe permitirão vôos maiores. Talvez o modelo LG 29UM69G seja mais robusto (ele conta com FreeSync da AMD, além do recurso HDR, por exemplo)… mas ele custa cerca de R$ 1000.

Então, ponha no papel no orçamento e veja qual será a melhor opção pra você. Se a sua opção, for pelo custo x benefício, o LG 25UM58 pode ser uma ótima opção para você.

E se você quiser uma opção de compra, segue aqui um link para você, caso tenha interesse na compra.

Deixe seus comentários

Publicado em:Tech Friday,Tecnologia

Conheça também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *